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Toxicologia Ambiental

Código: MA315     Sigla: TA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente e Ecologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2T (de 13-11-2023 a 12-01-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 28 Plano Oficial em Vigor 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Ambiental. Estes saberes abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental.

É esperado que os alunos ganhem competências na área de estudo, sendo capazes de auxiliar na avaliação de situações de risco, na proposta de soluções para a sua prevenção e saber identificar os meios analíticos para diagnóstico do grau de poluição ambiental.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular é esperado que o estudante adquira as seguintes competências:

- Ter conhecimento dos diferentes conceitos de toxicidade.

- Ser capaz de prever os mecanismos de biotransformação de diferentes tipos de compostos tóxicos.

- Compreender como planear e executar testes experimentais de toxicidade.

- Saber avaliar os efeitos tóxicos de produtos químicos e ser capaz de implementar testes de toxicidade adequados.

- Saber como usar as técnicas e métodos básicos para a pesquisa toxicológica (diagnóstico laboratorial de tóxicos ambientais).

- Ter desenvolvido raciocínio crítico de modo a avaliar corretamente os dados obtidos tanto nos testes de toxicidade como nas  determinações diretas de tóxicos no ambiente.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Toxicologia Ambiental (TA)
História da toxicologia e sua integração com a UC de TA

2. Tipos de Efeitos Tóxicos e Curvas Dose-Resposta

3. Fases de Intoxicação. Ênfase à fase de Exposição e fase Toxicocinética
Fase Toxicocinética de Metabolização (Fase I)
Fase Toxicocinética de Metabolização (Fases II e III)
Excreção

4. Fase Toxicodinâmica

5. Testes de Toxicidade

6. Bioindicadores e Biorremediação

7. Biomarcadores
Biomarcadores de exposição
Biomarcadores de efeito
Biomarcadores de suscetibilidade

8. Bioacumulação e Bioamplificação

9. Mecanismos de toxicidade promovidos por poluentes atmosféricos

10. Mecanismos de toxicidade promovidos por radiações ionizantes

Temas Práticos

  1. Avaliação da toxidade de dicromato de potássio em várias amostras de água poluídas. Ensaio de toxicidade usando raízes de cebola  Allium cepa.

  2. Avaliação da toxidade do sulfato de cobre usando como modelo de estudo sementes de alface (Lactuca sativa L.). 

  3. Avaliação teórica da toxidade de nitratos recorrendo à análise espectrofotométrica de amostras de água poluídas.

  4. Apresentações de grupo.

Bibliografia Obrigatória

Stephen M. Roberts, Robert C. James, Phillip L. Williams; Principles of Toxicology: Environmental and Industrial Applications, 3rd Edition, Wiley, 2015. ISBN: 978-0-470-90791-7
Wayne G. Landis, Ruth M. Sofield , Ming-Ho Yu ; Introduction to Environmental Toxicology: Molecular Substructures to Ecological Landscapes, Fourth Edition, CRC Press, 2011. ISBN: ISBN-13: 978-1439804100

Bibliografia Complementar

Ernest Hodgson ; A Textbook of Modern Toxicology, Wiley-Blackwell, Fouth Edition, 2010. ISBN: ISBN-13: 978-0470462065
Marquita K. Hill ; Understanding Environmental Pollution, Cambridge University Press, Third Edition, 2010. ISBN: ISBN-13: 978-0521736695

Observações Bibliográficas

O responsável pelas aulas fornecerá informações bibliográficas adicionais, quando pertinente. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo, demonstrativo, discussão de problemas e experimental.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Toxicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 21,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Presença a 3/4 de todas as aulas práticas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = Nota de exame final teórico (60%) + Nota de avaliação contínua (40%)

As notas de cada componente são atribuídas inicialmente em escala de 0 a 20. É requerido 9,5 valores como classificação mínima para aprovação a cada uma das componentes em causa.

A avaliação contínua premeia a assiduidade, o nível de empenhamento, e ainda a qualidade de desempenho de cada estudante ao longo das aulas.

A ponderação de cada item avaliado é feito de acordo com os items apresentados na tabela referida em baixo.

 

DESIGNAÇÃO

Peso (%)

EXAME FINAL

60

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

40

Avaliação PRÁTICA CONTÍNUA

Média das classificações dos relatórios relativos aos trabalhos práticos realizados nas aulas práticas e da apresentação oral.

1.Falta na entrega do trabalho escrito implica a atribuição de 0 valores.

2.Falta individual à aula prática implica penalização na nota final do trabalho executado nessa aula de 50% (falta à 1ª parte da aula) ou de 100% (falta às 2ª partes da aula).


3. O trabalho de cada estudante na elaboração de cada trabalho prático será tido em conta (em termos de % de esforço) na avaliação final de cada trabalho executado.

TOTAL FINAL

100



Provas e trabalhos especiais

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes (TE), dirigentes associativos (DA) e outros estudantes com estatuto especial serão avaliados de forma similar aos estudantes regulares. Porém, nos casos em que a lei isenta de reprovação por faltas as aulas em que serão avaliados (na componente contínua) serão aquelas em que o aluno estará presente.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota só será possível para a componente avaliada em exame final.

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