| Código: | CF4000 | Sigla: | CF4000 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Farmacológicas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Imuno-Fisiologia e Farmacologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Bioquímica |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M:BQ | 21 | Plano de Estudos do MBIOQ_2013-2014 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
O curso de Farmacologia Molecular e Celular procurará dotar os alunos com as bases científicas relacionadas com a acção dos Fármacos, com especial incidência sobre os seus mecanismos de acção (da molécula ao sistema), assim como noções sobre os fundamentos destinados a compreender a sua utilização numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.
Os conteúdos programáticos foram definidos no sentido de satisfazer o principal objectivo da unidade curricular, como tal, o programa encontra-se estruturado de forma abordar de um modo integrado e prático o estudo da farmacologia numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade.
- Goodman & Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics. J.G. Hardman & L.E. Limbird, 11thEd., McGraw-Hill, 2005.
- Basic and Clinical Pharmacology. B.G. Katzung, 10thEd., Lange, 2007.
- Rang and Dale’s Pharmacology. H.P. Rang, M.M. Dale, J.M. Ritter & R.J. Flower, 6thEd., Churchill Livinstone, 2007.
- Principles of Pharmacology – The pathophysiology Basis of Drug Therapy. D.E. Golan, A.H. Tashjian, E.J. Armstrong & A.W. Armstrong, 2thEd., Lippincott, Williams & Wilkins, 2008.
- Pharmacology. G.M. Brenner & C.W. Stevens, 2thEd., Saunders, 2006.
A metodologia de ensino compreende a realização de lições teóricas, teórico-práticas e trabalhos práticos, da seguinte forma:
Lições Teóricas: Uso de Diapositivos com recurso à projeção em vídeo (Data-Show).
Lições Teórico-Práticas: Abordagem e discussão de monografias com temas relevantes para a prática laboratorial, em regime de auto-aprendizagem.
Lições Práticas: Trabalhos práticos de índole experimental no Laboratório de Farmacologia do ICBAS.
As aulas práticas e teórico-práticas são obrigatórias.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Trabalho laboratorial | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 28,00 |
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho escrito | 28,00 |
| Trabalho laboratorial | 28,00 |
| Total: | 162,00 |
Avaliação Prática (frequência obrigatória; 6 valores):
NOTA: As notas do curso prático são válidas por 2 anos consecutivos.
Avaliação Teórica (14 valores): Por exame final (teste escrito e prova oral).
Teste escrito com perguntas de escolha múltipla / resposta cruzada + resposta escrita sucinta. Condições de admissão: *75% presenças nas aulas práticas, *3.0/6.0 valores no curso prático.
Prova Oral: Dispensa da prova oral com aprovação final de * 7.5/14.0 valores no teste escrito. Condições de admissão à oral: * 6.0/14.0 valores no teste escrito final.
NOTA: A realização dos exames finais (teste escrito + prova oral) em qualquer das épocas requer pré-inscrição obrigatória 72 horas antes da realização das provas.
Classificação Final= 0.3*Nota prática + 0.7*Nota teórica
Nota prática = 0,2*Tema/Monografia + 0,1*Aulas laboratoriais
ADAPTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19)
Critérios aprovados pela Comissão Científica do MBIOQ e Conselho Pedagógico
Avaliação de grupo (“ensino à distância”): 8 valores
Distribuição da classificação:
Avaliação individual (“teste escrito final presencial, sem prova oral”): 12 valores
Distribuição da classificação:
A aprovação final implica ter pelo menos 50% da nota máxima em cada um dos dois componentes. Em situações especiais, devidamente justificadas incluindo épocas especiais, o exame final constará de uma “prova oral”, que pode ser realizada à distância.