Biologia de Invertebrados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia Geral e Aquática |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCMA |
38 |
Plano 2007 a 2011 |
1 |
- |
5 |
50 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Descrição dos principais grupos taxonómicos de animais invertebrados. Características gerais dos filos e estudo das suas classes. Sistemática molecular e estabelecimento de relações filogenéticas
Programa
REINO ANIMALIA
CAPÍTULO 1 – METAZOA
Origem dos Metazoa
Características gerais
CAPÍTULO 2 - PHYLUM PORIFERA
Características gerais
Reprodução e desenvolvimento
Classes Calcarea, Hexactinellida e Demospongiae
CAPÍTULO 3 - PHYLUM CNIDARIA
Características gerais
Classe Hydrozoa
Classe Scyphozoa
Classe Anthozoa
CAPÍTULO 4 - PHYLUM DOS PLATYHELMINTHES
Características gerais
Classe Turbellaria
Classe Trematoda
Classe Cestoda
CAPÍTULO 5 - PHYLUM NEMATODA
Características gerais e biologia
CAPÍTULO 6 - PHYLUM ROTIFERA
Características gerais e biologia
CAPÍTULO 7 - PHYLUM MOLLUSCA
Características gerais
Classe Polyplacophora
Classe Aplacophora
Classe Monoplacophora
Classe Gastropoda
Classe Bivalvia
Classe Scaphopoda
Classe Cephalopoda
CAPÍTULO 7 - PHYLUM ANNELIDA
Características gerais
Classe Polychaeta
Classe Oligochaeta
Classe Hirudinea
CAPÍTULO 8 - PHYLUM ARTHROPODA
Características gerais
Subphylum Trilobita
Subphylum Chelicerata
Classe Arachnida
Subphylum Crustacea
Classe Malacostraca
Subphylum Uniramia
Classe Insecta
CAPÍTULO 9 - PHYLUM ECHINODERMATA
Características gerais
Classe Crinoidea
Classe Asteroidea
Classe Ophiuroidea
Classe Echinoidea
Classe Holothuroidea
CAPÍTULO 10 – SISTEMATICA MOLECULAR
Genes: Organização, Função e Evolução Molecular; Genes na População; Selecção e Variabilidade genética ; Filogenia molecular e sua aplicação ; Ecologia e a Biologia Molecular ; Alinhamentos múltiplos de DNA ; Árvores filogenéticas ; Genomas e bases de dados genéticas disponíveis; Exemplos práticos.
Bibliografia Obrigatória
Hickman, C.P., L.S. Roberts and A. Larson; Integrated principles of Zoology , McGraw-Hill, New York., 2001
Kukenthal, W., E. Mathes and M. Renner; Guia de trabalhos práticos de Zoologia, Almedina, Coimbra. , 1986
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
50,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho individual do estudante |
Estudo autónomo |
85 |
|
|
Total: |
85,00 |
|
Obtenção de frequência
Os estudantes têm de estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação apenas com exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além do exame final
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame igual aos restantes estudantes, beneficiando das épocas especiais que estão previstas
Melhoria de classificação
Exame para melhoria de nota de acordo com as normas em vigor no ICBAS