Você está em: Início > Notícias > João Monjardino (1936-2019)

João Monjardino (1936-2019)

Tributo a um fundador do ICBAS

Membro da Comissão Instaladora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), João Monjardino foi uma figura central do projeto do ICBAS, tendo mantido uma colaboração regular com o instituto nos seus primeiros tempos, de várias formas, incluindo a apresentação de seminários sobre a sua investigação. Trabalhou em Londres em biologia molecular dos vírus causadores de hepatite em humanos, tendo sido uma figura destacada nessa área.

Maria João Saraiva refere-se à influência do Prof. João Monjardino na sua carreira. Nas suas próprias palavras:

“O Prof. Monjardino teve um papel fundamental na minha carreira como Cientista. Na verdade, foi através do Dr. Corino Andrade que o contactei sobre a formação a fazer depois da licenciatura, já que gostava de ser Bioquímica, curso não existente na altura em Portugal. Foi por conselho e principalmente apoio do Prof. Monjardino que frequentei entre 1976-1978 o Master of Science on Biochemistry no University College da Universidade de Londres, curso que me forneceu bases que me guiaram posteriormente. Já depois, conversava frequentemente sobre as pesquisas em curso no meu laboratório e sempre tive muito bons conselhos e colaboração no estabelecimento de linhas celulares de hepatócitos.”

Pedro Moradas Ferreira, por sua vez, diz:

"Contactei pela primeira vez o Prof. João Monjardino em Londres em 1976 e já tinha ouvido falar da sua integridade e generosidade. Foi após uma entrevista com ele que vim a ser contratado como docente no ICBAS. No inicio das actividades do laboratório de bioquímica [do ICBAS] no Porto, deu uma preciosa ajuda e sempre estimulou quer o ensino quer a investigação. Não só foi essencial na formação de alguns de nós como foi igualmente promotor da qualidade que se imprimiu ao laboratório. É com tristeza que perdemos um amigo."

João Pedro Pulido Valente Monjardino nasceu em Lisboa em 27 de dezembro de 1936 e faleceu em Londres em 31 de outubro de 2019 aos 83 anos.

Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 14:01:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias