Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MCMRM

Cursos

Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

A FORMAR MESTRES EM CIÊNCIAS DO MAR & RECURSOS MARINHOS DESDE 1995 ... COM GRADUADOS A LABORAR NO PAÍS E NO ESTRANGEIRO! 

Comissão Cientifica:
Eduardo Rocha (ICBAS e CIIMAR)
António Afonso (ICBAS e CIIMAR)
Carlos do Vale (IPMA [ex-IPIMAR] e ICBAS)

Instituições: Para garantir elevada diversidade e qualidade da oferta formativa, o Mestrado é oferecido conjuntamente e desde a sua génese pelo ICBAS e pelo IPMA (ex-IPIMAR, Instituto de Investigação das Pescas e do Mar), contando com a estreita colaboração do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e da ELA (Estação Litoral da Aguda).

Pode consultar o regulamento de segundos ciclos aqui

Habilitações de acesso: Detentores de grau de Licenciado ou seu equivalente legal em áreas das Ciências da Vida. São ainda admissíveis outros candidatos ao abrigo do Artº 17, do Decreto-Lei nº 74/2006. Nesse contexto, podem candidatar-se finalistas de um 1º ciclo, sendo admissíveis desde que estejam em condições de ter o grau de Licenciado depois do inicio do ano lectivo 2013/14.

Dissertação de Mestrado (2º Ano): Os trabalhos de investigação com vista à dissertação podem ser realizados no país ou no estrangeiro.

Para consultar informação referente às normas de elaboração da dissertação deverá consultar a pasta de documentos - Dissertação (canto superior direito).

PRAZO DE ENTREGA DA DISSERTAÇÃO: o prazo de entrega da dissertação do Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos foi prolongado até 30 de setembro de 2013.
Para os estudantes de 2013/2014 o prazo de entrega foi prolongado até 30 de setembro de 2014.

Limitações quantitativas:
1- Número total de vagas: 20
2- O número mínimo de inscrições necessário para o funcionamento do curso de mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos é de 10.

Horário: De segunda a sexta-feira e ocasionalmente sábados. Manhãs e/ou tardes, conforme o período de lecionação, até 20-25 horas/semana. Dentro do possível, ajustado às necessidades dos mestrandos e em particular às restrições dos estudantes-trabalhadores.

Propina: 1250¤/ano

Propina tempo parcial: 630,50¤ - (com obrigação de 2 inscrições no mesmo ano escolar)

O pagamento poderá ser efectuado na totalidade no ato da inscrição ou em 4 prestações, sendo:
a) primeira prestação - no acto da inscrição;
b) segunda prestação até 31 de Dezembro;
c) terceira prestação até 31 de Março;
d) quarta prestação até 31 de Maio.

Apoios aos estudantes:

O mestrado tem uma política de subsídios a deslocações e estadias (a aulas no IPIMAR e a visitas de estudo). O nosso ensino oferece uma forte componente prática.

NOTA: Qualquer dúvida relativa a propinas consulte p.f. o Regulamento de Propinas da UP.

Taxa de candidatura:55¤


Objetivos

O Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos está orientado para o estudo dos seres vivos que habitam os oceanos, encarando-os como elementos integrantes de um ambiente dinâmico que importa preservar, e dos recursos cuja exploração é complexa e limitada e que necessita de recursos humanos qualificados. O Mestrado fornece conhecimentos e competências que garantem a formação avançada de profissionais capazes de intervir na investigação e na gestão do mar e das zonas costeiras e no desenvolvimento sustentado da aquacultura e das pescas. O nosso ensino faz ênfase no ganho de competências pessoais e de desenvolvimento prático.


Informações

CANDIDATURAS

Todas as informações referentes ao ano letivo 2014/2015 estão disponíveis na oferta formativa, acessível através da página inicial do ICBAS ou através do link



Regulamento de candidatura ao concurso de acesso ao Mestrado

Critérios de seriação

Procedimento de matrícula

 

Creditações: Os pedidos de creditação de formação anterior só podem ser apresentados no ato de ingresso, reingresso ou inscrição. Poderá consultar o regulamento aqui

Reingressos: Para consultar informação referente a Reingressos deverá consultar a pasta Documentos - Geral - Reingressos


Contactos

Gabinete de Pós Graduação ICBAS
Zélia Lopes
E-mail: zmlopes@icbas.up.pt
Telf. 220428021

Horário de Atendimento
» 10h00 - 12h00
» 14h00 - 15h00

 

 

 

Dados Gerais

Código Oficial: 6494
Diretor: Eduardo Rocha
Sigla: MCMRM
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Aquacultura e Pescas (120 Créditos ECTS)
  • Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Biologia e Ecologia Marinhas (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Aquacultura e Pescas (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Biologia e Ecologia Marinhas (60 Créditos ECTS)

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-04 às 02:02:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias