Official Code: | 6494 |
Acronym: | MCMRM |
Training focuses on three central themes: i-Fish Biological bases, ii-wildlife and iii-production (fisheries and aquaculture), with the aim of providing students with the skills needed to develop independent work in fishery biology research, fish farming and environmental protection.
Transmission of fundamental concepts of marine biology and ecology, for students without basic knowledge.
Present and discuss with the students the scientific method and the more frequent failures. Review and discuss the forms of scientific communication, and its logic. Make incursions in the management of bibliometrics and publishing systems. Addressing issues of ethics in research. To promote opportunities to gain or improve transversal competences.
Students are expected to deepen their general understanding of the fundamental concepts of physical oceanography, global circulation, coastal phenomena, methods of obtaining and processing data, and numerical analysis through the formulation, analysis, interpretation and discussion of scientific results.
Provide basic knowledge about remote sensing, its principles and applications. Provide basic knowledge of image processing. Provide the necessary knowledge to prepare a research paper on a topic to be defined within the marine and coastal applications.
To get the students to be more aware of various types of techniques used to analyze biological samples in cellular and molecular biology. Remind students about and clarify the theoretical principles that are at the base of each technique, as well as exemplify some of its most common applications in biology. Allow the applicant's to get into a learning experience of "know-how" with regard to selected techniques used in molecular and cellular biology.
No final da UC espera-se que os estudantes:
1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da actualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)
2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
É objectivo desta unidade curricular proporcionar aos estudantes conhecimentos avançados na área de endocrinologia de peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.
Com esta abordagem pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento, com a fisiologia animal. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade de modo a incrementar o interesse pelas matérias abordadas tanto nas aulas teóricas como práticas.
Noções sobre o a diversidade e evolução do sistema imunológico. Diferenças entre o sistema imunológico dos invertebrados e vertebrados. Especificidades do sistema imunológico e de peixes. Conhecimento dos principais componentes dos sistema imunitário dos peixes teleosteos (órgãos, células e moléculas) e o seu funcionamento. Compreensão da memória imunológica em peixes e vacinação.
O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Aquática. Estes conhecimentos abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental.
Noções sobre o a diversidade e evolução do sistema imunológico. Diferenças entre o sistema imunológico dos invertebrados e vertebrados. Especificidades do sistema imunológico e de peixes. Conhecimento dos principais componentes dos sistema imunitário dos peixes teleosteos (órgãos, células e moléculas) e o seu funcionamento. Compreensão da memória imunológica em peixes e vacinação.
1. Introduzir os estudantes aos conceitos base subjacentes aos processos patológicos gerais e como eles se podem manifestar nos vários órgãos e sistemas, mormente em vertebrados e em peixes em particular.
2. Introduzir os estudantes às principais parasitoses em piscicultura.
3. Introduzir os estudantes à sanidade e salubridade de animais aquáticos, sobretudo de interesse comercial, com particular ênfase em aspetos práticos das patologias e do controlo sanitário de peixes, bivalves e crustáceos.
A disciplina de Sistemas de Produção Aquática e Aquacultura, tem como primeiro objetivo apresentar as técnicas de cultivo comercial das espécies que mais contribuem para a produção nacional e internacional. Neste módulo estudam-se ainda as diferentes técnicas de gestão de operação bem como as alternativas de maneio que são fatores essenciais na rentabilidade destes investimentos. A sustentabilidade económica e ambiental das tecnologias utilizadas, o bem-estar e a saúde dos animais, a eficiência produtiva e a qualidade dos produtos neles originados, complementam as matérias abordadas neste módulo de forma a que os alunos saibam, gerir e avaliar sistemas de produção de pescado. Visitas técnicas a instalações industriais complementam a aprendizagem das diferentes tecnologias de aquacultura.