Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Mobilidade de Estudantes
Mapa das Instalações

CANDIDATURA A MOBILIDADE ESTUDANTES OUT

New!


1ª convocatória ABERTA:  16 dezembro 2021 a 15 fevereiro 2022

A Universidade do Porto é uma universidade aberta ao mundo e, como tal, oferece aos seus estudantes oportunidades de mobilidade para a realização de programas de estudos e/ou de estágio em instituições internacionais, ou nacionais.

Se estás interessado/a numa experiência académica em mobilidade, o Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade (SRIM) informa que está ABERTA A 1ª CONVOCATÓRIA para apresentação de Pré-Candidatura para realização de estudos, no âmbito dos seguintes programas: 

  1. ERASMUS+ (dentro da EU)
  2. Santander Universidades/Acordos de Cooperação (América Latina)
  3. Almeida Garrett (Portugal)

A presente convocatória destina-se exclusivamente a estudantes que pretendam realizar uma mobilidade de estudos no 1º e/ou 2º semestre de 2022/2023.

INFORMAÇÃO: este concurso e período não abrange as candidaturas ao Programa ERASMUS+ Estágios, o qual obdece a procedimentos e prazos específicos, a serem divulgados, previsivelmente, durante o mês de março ou de abril.

ESTUDANTES ELEGÍVEIS

Podem candidatar-se à presente convocatória os/as estudantes:

  1. Inscritos/as regularmente num curso de Licenciatura, Mestrado ou doutoramento da FPCEUP;
  2. No caso dos estudantes de Licenciatura, inscritos, pelo menos, no segundo ano de estudos, à data de início do período de mobilidade;
  3. Que não estejam em risco de prescrição;
  4. Que tenham a situação do pagamento de propinas regularizado.


PRÉ-CANDIDATURA

O prazo para apresentação de pré-candidaturas a mobilidade decorre de 16 de dezembro de 2021 a 15 de fevereiro de 2022.

Os/as estudantes interessados/as deverão candidatar-se, ONLINE, no SIGARRA, mediante preenchimento do FORMULÁRIO DE PRÉ-CANDIDATURA (Cooperação – Pré-Candidatura – Entrar)

! ANTES do preenchimento da pré-candidatura, consulta:

tutorial

 e ainda: 

Após o preenchimento do formulário de pré-candidatura, os/as candidatos/as poderão consultar diariamente as colocações PROVISÓRIAS e poderão ainda editar o mesmo, ou desistir, caso não pretendam prosseguir com a sua pré-candidatura. 

Nota:
Os estudantes que se inscrevem num MESTRADO da FPCEUP em setembro de 2022, devem apresentar a sua PRÉ-CANDIDATURA na 2ª convocatória, que decorrerá de 15 setembro a 15 de outubro de 2022, para a realização de mobilidades no 2º semestre.


Outros documentos de apoio:

Modelo da Proposta Estudos_FPCEUP
Normas Candidatura Erasmus+ 2022_23
NORMAS MOBILIDADE UP Acordos Cooperação


SERIAÇÃO DE CANDIDATOS/AS

Após o término do prazo e após verificação dos critérios de elegibilidade, os/as candidatos/as serão ordenados, para efeitos de alocação de vaga, por ordem decrescente da nota de candidatura, de acordo com os critérios definidos no documento  NORMAS DE MOBILIDADE OUT DA FPCEUP.

A lista de colocações poderá ser consultada online, no Sigarra, podendo ser objeto de reclamação, por email dirigido ao SRIM, até dois dias úteis após publicação dos resultados.


FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

Após colocação, os/as estudantes admitidos deverão dar início ao processo de preenchimento da candidatura no Sigarra, de acordo com as indicações a serem disponibilizadas pelo SRIM para esse efeito.


RECONHECIMENTO ACADÉMICO

O pleno reconhecimento académico é uma condição essencial para a mobilidade de estudantes e pressupõe que o período de estudos realizado Universidade de Destino substitua efetivamente um período de estudos comparável na FPCEUP (incluindo as épocas e respetivas formas de avaliação).

O reconhecimento das Unidades Curriculares (UC) implica a creditação dos estudos efetuados na Universidade de Destino e a conversão para a escala nacional, de acordo com o estipulado pelo “Regulamento de Mobilidade de Estudantes OUT (U. Porto) Transcrição de Registos: conversão das classificações da universidade anfitriã para a escala numérica 10-20” (Despacho nº GR.04/01/2013), contribuindo para a média do estudante da mesma forma que as realizadas na FPCEUP, de acordo com os créditos ECTS correspondentes e com a classificação atribuída pelo método proposto no referido regulamento.


BOLSA ERASMUS+

Os/as estudantes que apresentarem pré-candidatura a universidades da União Europeia, parceiras da FPCEUP, estarão automaticamente admitidos ao concurso para atribuição de uma bolsa de mobilidade. As candidaturas admitidas serão validadas e seriadas pela FPCEUP e será da competência do Serviço de Relações Internacionais (SRI) da Reitoria centralizar a atribuição de financiamento. O valor desta bolsa é definido anualmente e varia em função do país de destino e o número de meses de mobilidade.

Aos/as estudantes bolseiros/as dos SASUP e estudantes com necessidades especiais será ainda atribuída, cumulativamente uma bolsa suplementar (DIS/SEVD) atribuída pela Agência Nacional Erasmus+ (informação a ser disponibilizada pela Agência).

BOLSA SANTANDER IBERO-AMERICANAS

Os/as estudantes que apresentarem a pré-candidatura a universidades da América Latina, parceiras da UP, constantes da lista de instituições elegíveis, poderão apresentar a sua candidatura ao Programa Santander, cujo prazo e processo de candidatura será divulgado pelo SRIM, oportunamente (previsivelmente em fevereiro).

Este programa contempla uma bolsa de valor único, num total de 2.300 euros (1 semestre).

As candidaturas admitidas serão validadas e seriadas pela FPCEUP e será da competência do Banco Santander a atribuição de financiamento.

BOLSA SANTANDER GLOBAL 

Os/as estudantes que apresentarem a pré-candidatura a mobilidade estudos no Sigarra e sejam selecionados, poderão ainda, cumulativamente apresentar a sua candidatura ao Programa Santander Global, cujo prazo e processo de candidatura será divulgado pelo SRIM oportunamente (previsivelmente em fevereiro).

Este programa contempla uma bolsa de valor único, num total de 500 euros.

As candidaturas admitidas serão validadas e seriadas pela FPCEUP e será da competência do Banco Santander a atribuição de financiamento.


NOTAS FINAIS

  • Os estudantes poderão realizar mobilidade no âmbito dos programas acima referidos, com ou sem atribuição de uma bolsa, com pleno reconhecimento académico. 
  • É da inteira responsabilidade do/a estudante de mobilidade manter a inscrição e o pagamento de propinas e seguro escolar na FPCEUP devidamente regularizadas, nos prazos estipulados para o efeito, à semelhança dos restantes estudantes da Faculdade;
  • É da inteira responsabilidade do/a estudante tratar de todas as questões relacionadas com documentação, viagens e alojamento para a preparação e realização do seu período de mobilidade.
Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade (SRIM) da FPCEUP estará disponível para o esclarecimento de todas as dúvidas que possam surgir no âmbito deste concurso.

Contacto:
Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade - SRIM
FPCEUP - Piso 1, sala 125
T. | 22 040 06 46 | 22 606 18 81
E. | erasmus@fpce.up.pt

Agendamento online | Online Scheduling: https://international.fpce.up.pt/

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-01-19 I  Página gerada em: 2022-01-25 às 13:48:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais