MOBILIDADE ESTUDOS
Se estás interessado/a na realização de parte dos teus ESTUDOS numa outra instituição de Ensino Superior, nacional ou internacional, o Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade (SRIM) informa que podes apresentar a tua PRÉ-CANDIDATURA, no Sigarra, no âmbito dos seguintes programas de mobilidade:
ESTUDANTES ELEGÍVEIS
Podem candidatar-se os/as estudantes:
PRÉ-CANDIDATURA
Os/as estudantes interessados/as devem candidatar-se diretamente ONLINE, no SIGARRA, mediante o preenchimento de um FORMULÁRIO DE PRÉ-CANDIDATURA, disponível em COOPERAÇÃO (Pré-Candidatura – Entrar)
ANTES do preenchimento da pré-candidatura, consulta:
e ainda: a LISTA DE VAGAS / INSTITUIÇÕES PARCEIRAS (em cooperação – Pré-candidatura)
Após o preenchimento do formulário de pré-candidatura, os/as candidatos/as poderão consultar diariamente as colocações PROVISÓRIAS e poderão, ainda, editar o mesmo, ou, inclusive, desistir desta pré-candidatura, caso não pretendam prosseguir.
Nota:
NORMAS APLICÁVEIS | DOCUMENTOS:
Estudos
Modelo da Proposta Estudos_FPCEUP
Normas de Mobilidade OUT da FPCEUP
Normas de Candidatura Erasmus+ ESTUDOS da UP 22-23
Normas de Candidatura Acordos de Cooperação da UP
Estágios
Normas de Candidatura Erasmus+ ESTÁGIO da UP
SERIAÇÃO DE CANDIDATOS/AS
Após o término do prazo e após verificação dos critérios de elegibilidade, os/as candidatos/as serão ordenados, para efeitos de alocação de vaga, por ordem decrescente da nota de candidatura, de acordo com os critérios definidos no documento Normas de Mobilidade OUT da FPCEUP.
A lista de colocações poderá ser consultada online, no Sigarra, e ser objeto de reclamação, por email dirigido ao SRIM, até dois dias úteis após publicação dos resultados.
FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA
Após colocação definitiva, os/as estudantes admitidos/as deverão dar início ao processo de preenchimento da candidatura no Sigarra, de acordo com as indicações a serem disponibilizadas pelo SRIM para esse efeito.
RECONHECIMENTO ACADÉMICO
O pleno reconhecimento académico é uma condição essencial para a mobilidade de estudantes e pressupõe que o período de estudos realizado Universidade de Destino substitua efetivamente um período de estudos comparável na FPCEUP (incluindo as épocas e respetivas formas de avaliação).
O reconhecimento das Unidades Curriculares (UC) implica a creditação dos estudos efetuados na Universidade de Destino e a conversão para a escala nacional, de acordo com o estipulado pelo “Regulamento de Mobilidade de Estudantes OUT (U. Porto) Transcrição de Registos: conversão das classificações da universidade anfitriã para a escala numérica 10-20” (Despacho nº GR.04/01/2013), contribuindo para a média do estudante da mesma forma que as realizadas na FPCEUP, de acordo com os créditos ECTS correspondentes e com a classificação atribuída pelo método proposto no referido regulamento.
BOLSA ERASMUS+
Os/as estudantes que apresentem pré-candidatura a universidades da União Europeia, parceiras da FPCEUP, estarão automaticamente admitidos ao concurso para atribuição de uma bolsa de mobilidade. As candidaturas serão validadas e seriadas pela FPCEUP e será da competência do Serviço de Relações Internacionais (SRI) da Reitoria centralizar a atribuição de financiamento. O valor desta bolsa é definido anualmente e varia em função do país de destino e o número de meses de mobilidade (em média 4 meses de financiamento).
Aos/as estudantes bolseiros/as dos SASUP e estudantes com necessidades especiais será ainda atribuída, cumulativamente uma bolsa suplementar (DIS/SEVD) atribuída pela Agência Nacional Erasmus+ (informação a ser disponibilizada pela Agência).
NOTAS FINAIS