Avaliação e Intervenção Psicológica em Contextos Educativos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
30 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Conhecer diferentes modelos e estratégias de avaliação psico-educacional e compreender o seu contributo para o ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva e para a definição de medidas de suporte à aprendizagem numa lógica multinível.
Conhecer e saber usar instrumentos de avaliação para despiste universal.
Identificar diferentes alvos e objetivos da intervenção psico-educacional.
Conhecer o sistema educativo e documentos legais que enquadram a prática da psicologia escolar
Identificar dimensões relevantes da família como contexto educativo
Planear intervenções psico-educacionais em diferentes níveis e contextos.
Desenvolver competências de cariz pessoal, social e ético essenciais à prática da Intervenção psicológica em contextos educacionais
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ser capazes de
Demonstrar conhecimento de conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Identificar investigação relevante no domínio.
Analisar criticamente o sistema educativo e sua organização, identificando os principais objetivos e desafios para a prática da psicologia
Identificar as tarefas e desafios do psicólogo educacional nos diferentes contextos educativos e nos diferentes niveis de ensino
Elaborar, de forma escrita, um plano de actividades completo adequado a um contexto educacional específico, planeando intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas.
Apresentar e justificar adequadamente o referido plano de atividades
Avaliar uma criança em idade pré-escolar utilizando um teste de despiste, e elaborar o respectivo relatório demonstrando respeito pelos princípios éticos subjacentes.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
São considerados pre-requisitos os conhecimentos veiculados nas Unidades Curriculares da licenciatura, com particular relevância a Psicologia da Educação.
Programa
1.Teorias, modelos e conceitos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
2.Sistema de ensino. Legislação e documentos estruturantes: Escola inclusiva, modelos multinível, autonomia e flexibilidade curricular. Os projetos educativos de escola e os planos de atividades.
3. Avaliação em contexto educativo. Modelos, tipos e estratégias. A abordagem multinível e os modelos de resposta à intervenção. Avaliação universal: estudo e aplicação de instrumentos de despiste em contexto.
4. O psicólogo educacional: perfil, funções, competências. Modelos de trabalho com pais, professores e escolas.
5. Promoção da qualidade dos contextos educativos: a educação pré-escolar.
6. Família como contexto de educação e desenvolvimento. Intervenção com famílias. Programas baseados em evidência para a promoção da parentalidade positiva.
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Bibliografia Obrigatória
Meece, J. & Eccles, J.; Handbook of research in schools, Schooling and Human Development, New York: Routledge, 2010
Bibliografia Complementar
Schiefer, U., Bal-Dobel, L., Batista, A., Dobel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P; Mapa: Manual de planeamento e avaliação de projectos, Lisboa: Editora Principia, 2006
Berliner, D.& Calfee, R.; Handbook of educational psychology., New York: Macmillan, 1996
Goodman-Scott, J. Betters-Bubon, & P. Donohue ; The school counselor’s guide to multi-tiered systems of support.(pp. 123-151), London, England: Routledge, 2019
ULL;
Journal of educational psychology. ISBN: 0022-0663
Jimerson, S. R., Burns, M. K., VanDerHeyden, A; Handbook of response to intervention. The science and practice of assessment and intervention, Springer, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposições teóricas pela docente acompanhadas de slides
Debates e discussão de temas em pequeno grupo
Trabalho cooperativo em pequeno grupo, com acompanhamento tutorial da docente e de estudantes seniores.
Elaboração de mini-sinteses ressaltando aprendizagens realizadas e conceitos essenciais
Aulas conduzidas por convidados exercendo funções de psicólogos escolares em contextos educativos seguidas de questões e discussão
Trabalho em pequeno grupo.
Recuso a métodos ativos com supervisão
Aplicação de conhecimentos adquiridos. (Elaboração de relatório de avaliação, preparar um plano anual de atividades a implementar pelo SPO de uma escola ou agrupamento)
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
40,00 |
| Trabalho de campo |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
24,00 |
| Estudo autónomo |
74,00 |
| Frequência das aulas |
56,00 |
| Trabalho de campo |
8,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência implica participação dos estudantes em 3/4 das aulas efectivamente leccionadas e a realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre. Relativamente a cada trabalho de grupo é solicitado um relatório. Poderá ser solicitada aos estudantes a avaliação pessoal do seu próprio trabalho, a nivel individual e grupal.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final. A classificação final é obtida pela média das notas obtidas em dois trabalhos práticos (Plano de Atividades e Relatório de avaliação) (30% + 30%) e a nota obtida no exame final (40%).
A classificação final será calculada com base na avaliação obtida nos trabalhos solicitados ao longo do semestre, (60%) a participação presencial, e nota obtida no exame final (ponderação de 40%). A participação presencial inclui presença física e envolvimento ativo do estudante sempre que possivel e adequado.
As notas serão sempre atribuídas numa escala de 1 a 20.
Nenhuma das notas parciais obtidas nos trabalhos pode ser inferior 10 valores.
Para obter aprovação na UC, o estudante deverá obter uma nota média mínima de 10 valores, e uma nota não inferior a 10 valores no exame final escrito.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar os relatórios e os trabalhos escritos solicitados. A ponderação de cada componente de avaliação será definida pelo docente no inicio do ano letivo com cada estudante em função do seu perfil. Os estudantes com estatutos especiais deverão contactar a docente na primeira aula, para definirem os parâmetros de avaliação e sua exequibilidade. Poderá haver lugar para uma avaliação diversificada no caso de estudantes Erasmus.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota só poderá fazer-se na componente de exame escrito, mantendo-se as notas obtidas nos trabalhos escritos e a mesma formula de ponderação. A obtenção de melhoria relativamente à nota em qualquer um dos trabalhos escritos ao longo do semestre pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes dos mesmos.
Observações
A UC inclui atividades para as quais a licenciatura em Psicologia é pre-requisito. Nao será permitida a realização de algumas das atividades previstas a estudantes de outros dominios. Os estudantes que não dominem a lingua portuguesa poderão ter algumas restrições nas tarefas práticas.