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Práticas com Tecnologias Digitais na Ação Educativa

Código: DE241     Sigla: PTDAE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 16 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A digitalização da sociedade e das relações sociais têm um impacto particular no campo da educação, com ênfase para a educação das crianças e dos jovens em contexto escolar e familiar, mas também no campo da formação e vida dos adultos, no acompanhamento de pessoas seniores e na emancipação de grupos sociais desfavorecidos ou subordinados. A unidade curricular visa contribuir para a tomada de consciência das transformações emergentes e dos desafios delas decorrentes, e apoiar o desenvolvimento de práticas e recursos para a mediação digital em diferentes contextos educativos

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem:

Identificar mudanças sociais decorrentes do desenvolvimento e uso das tecnologias digitais

Problematizar  as tecnologias digitais e  a inovação em educação 

Propor práticas de educação e formação mediadas pelas tecnologias digitais

Desenvolver recursos educativos digitais

 

Competências:

Acompanhamento de políticas e projetos de educação e formação com base em plataformas ou tecnologias digitais

Desenvolvimento de investigação no domínio do desenvolvimento profissional e pessoal plataformas ou tecnologias digitais

Planificação e desenvolvimento de recursos educativos digitais

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

 Transformações sociais e desafios da era digital 

-Pequeno percurso histórico

-Exigências e oportunidades da transformação digital: digitalização e humanização

Desafios educativos decorrentes do uso alargado das tecnologias digitais: gestão, organização do trabalho; práticas educativas escolares e familiares

Tecnologias digitais e desenvolvimento pessoal e profissional

Estudo e análise de experiências e projetos 

Recursos educativos digitais

Bibliografia Obrigatória

Comissão Europeia; Plano de Ação para a Educação Digital, online, 2021 (https://ec.europa.eu/education/education-in-the-eu/digital-education-action-plan_pt )
Council of Europe ; Handbook of Digital Citizenship Education: Being online, Well-being online, Rights Online, Council of Europe Publishing, 2019 (https://rm.coe.int/168093586f)
Monteiro, A. & Leite, C.; Inclusive digital online environments as a device for pedagogic differentiation: a taxonomy proposal, E-learning and knowledge Society, 12(4), 25-37, 2016
Monteiro, A., Leite, C. & Barros, R. (Orgs.); Youth media literacy promising practices handbook, online, 2021 (https://drive.google.com/file/d/1fNF8DPltyrwKFqASHLX56R-xl30RWOYk/view?usp=sharing )
Ferreira, P., Azevedo, C., Menezes, I.; The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that “participation is always good!”. , Journal of Adolescence, 35, 599–610, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate
Trabalhos em grupo
Pesquisa
Trabalho laboratorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 95,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho laboratorial 18,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final inclui diferentes componentes. O trabalho escrito individual 40% e o trabalho em grupo, produto da prática laboratorial  tem um peso de 60% na avaliação final.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 2 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser realizada através da repetição de algumas componentes em que tal seja possível ou através de um plano alternativo a ser negociado com o docente.

Observações

Não se aplica
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