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Psicologia Pediátrica

Código: PCS06     Sigla: PP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 25 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marina Gomes Serra de Lemos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Prática e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Marina Gomes Serra de Lemos 2,00
Prática e Laboratorial Totais 1 1,50
Maria Catarina Leite Rodrigues Grande 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

No final desta UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer as principais áreas de intervenção psicossocial, objetivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão da saúde e na adaptação à doença e reabilitação.
  • Relacionar e distinguir os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica.
  • Compreender os principais problemas de saúde e desenvolvimento na infância e adolescência e apreender as implicações psicológicas dos mesmos.
  • Aplicar os princípios desenvolvimentistas à análise dos problemas psicológicos associados à doença e disfunção, e aos programas de intervenção.
  • Conhecer, selecionar e delinear metodologias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica.
  • Compreender a importância das intervenções parentais em psicologia pediátrica e saber aplicar as metodologias de intervenção a este contexto.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de descrever as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação.

capacidade de identificar e relacionar os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica

Capacidade de identificar as implicações psicológicas dos principais problemas de saúde das crianças e adolescentes

Capacidade de analisar os problemas psicológicos associados à doença das crianças e adolescentes à luz de uma perspectiva desenvolvimental

Capacidade de adequar os programas de intervenção em Psicologia Pediátrica em função do nível de desenvolvimento das crianças e adolescentes a quem se destinam

Capacidade de planear e fundamentar estratégias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica de crianças e adolescentes.

Capacidade de avaliar a necessidade e planear intervenções educativas (escola e família) em psicologia pediátrica

Capacidade de análise e utilização crítica da investigação neste domínio

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa


  1. Psicologia Pediátrica: objetivos e áreas de intervenção

  2. Disciplinas de fundamentação: psicologia da saúde; psicologia do desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo; psicopatologia do desenvolvimento da criança e do adolescente.

  3. Crenças e significações da saúde e doença: significações da criança e adolescente; significações dos adultos (pais, educadores e profissionais).

  4. Intervenção com pais em Psicologia Pediátrica: tomada de decisão, objetivos e fases.

  5. Processo de Intervenção com crianças e adolescentes em Psicologia Pediátrica: metodologias comportamentais e cognitivas.

  6. Problemas de saúde e desenvolvimento durante a infância/adolescência.

  7. A hospitalização infantil: condições de risco e de proteção; impacto no desenvolvimento da criança e da família.

  8. A dor pediátrica: prevenção e controlo.

  9. A doença crónica pediátrica: adaptação e adesão dos pais

  10. Modelos de educação e de promoção da saúde

Bibliografia Obrigatória

Roberts Michael C. 340; Handbook of pediatric psychology. ISBN: 1-57230-366-2
Dennis Drotar; Psychological interventions in childhood chronic illness. ISBN: 1-59147-330-6
Thomas J. Power; Pediatric school psychology. ISBN: 978-0-415-87110-5
Brandon S. Aylward; Historical developments and trends in pediatric psychology

Bibliografia Complementar

Barros, L.; Psicologia Pediátrica: perspectiva desenvolvimentista. , Lisboa: Climepsi, 2003
LeAdelle Phelps (Eds.) ; Chronic health-related disorders in children: collaborative medical and psychoeducational interventions, American Psychological Association, Washington, DC, US, 2006
Anthony Spirito; Effective and emerging treatments in pediatric psychology. ISBN: 978-0-19-518839-4
Sesma, H. W.; Pediatric Neuropsychology Case Studies: From the Exceptional to the Commonplace. , Springer-Verlag New York, LLC., 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino baseia-se em procedimentos de exposição acompanhados por atividades de natureza tutorial e experiencial, nomeadamente:

  1. Exposição de temas.
  2. Atividades experienciais.
  3. Estudo e análise de casos.
  4. Análise de artigos científicos.
  5. Visualização e análise de vídeos.
  6. Aulas com especialistas convidados e testemunhos na 1ª pessoa




Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

 

  • As aulas são de frequência obrigatória.
  • Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas.
  • A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre com a seguinte ponderação:

    1. Exame final: Escala de 0 a 20 valores (50%)
    2. Apresentação oral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre (considerando a abordagem da doença crónica na infância e adolescência pesquisar investigação atual relativa a uma problemática específica para elaborar uma revisão de literatura sobre programas de Intervenção): Escala de 0 a 20 valores (25%).
    3. Trabalho escrito sobre o trabalho apresentado oralmente: Escala de 0 a 20 valores (25%).

     

    A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores

    O estudante realizará a UC se obtiver a classificação total mínima de 10 valores.

    Todas as notas serão expressas em escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial será feita unicamente por exame escrito final que incide sobre todas as matérias abordadas na UC e que valerá 100% da nota.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota pode ser obtida pela realização de um novo exame escrito de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

A melhoria aplica-se apenas a 50% da UC, que corresponde à ponderação do exame.

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