Psicologia Pediátrica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as principais áreas de intervenção psicossocial, objetivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão da saúde e na adaptação à doença e reabilitação.
- Relacionar e distinguir os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica.
- Compreender os principais problemas de saúde e desenvolvimento na infância e adolescência e apreender as implicações psicológicas dos mesmos.
- Aplicar os princípios desenvolvimentistas à análise dos problemas psicológicos associados à doença e disfunção, e aos programas de intervenção.
- Conhecer, selecionar e delinear metodologias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica.
- Compreender a importância das intervenções parentais em psicologia pediátrica e saber aplicar as metodologias de intervenção a este contexto.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de descrever as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação.
capacidade de identificar e relacionar os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica
Capacidade de identificar as implicações psicológicas dos principais problemas de saúde das crianças e adolescentes
Capacidade de analisar os problemas psicológicos associados à doença das crianças e adolescentes à luz de uma perspectiva desenvolvimental
Capacidade de adequar os programas de intervenção em Psicologia Pediátrica em função do nível de desenvolvimento das crianças e adolescentes a quem se destinam
Capacidade de planear e fundamentar estratégias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica de crianças e adolescentes.
Capacidade de avaliar a necessidade e planear intervenções educativas (escola e família) em psicologia pediátrica
Capacidade de análise e utilização crítica da investigação neste domínio
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
- Psicologia Pediátrica: objetivos e áreas de intervenção
- Disciplinas de fundamentação: psicologia da saúde; psicologia do desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo; psicopatologia do desenvolvimento da criança e do adolescente.
- Crenças e significações da saúde e doença: significações da criança e adolescente; significações dos adultos (pais, educadores e profissionais).
- Intervenção com pais em Psicologia Pediátrica: tomada de decisão, objetivos e fases.
- Processo de Intervenção com crianças e adolescentes em Psicologia Pediátrica: metodologias comportamentais e cognitivas.
- Problemas de saúde e desenvolvimento durante a infância/adolescência.
- A hospitalização infantil: condições de risco e de proteção; impacto no desenvolvimento da criança e da família.
- A dor pediátrica: prevenção e controlo.
- A doença crónica pediátrica: adaptação e adesão dos pais
- Modelos de educação e de promoção da saúde
Bibliografia Obrigatória
Roberts Michael C. 340;
Handbook of pediatric psychology. ISBN: 1-57230-366-2
Dennis Drotar;
Psychological interventions in childhood chronic illness. ISBN: 1-59147-330-6
Thomas J. Power;
Pediatric school psychology. ISBN: 978-0-415-87110-5
Brandon S. Aylward;
Historical developments and trends in pediatric psychology
Bibliografia Complementar
Barros, L.; Psicologia Pediátrica: perspectiva desenvolvimentista. , Lisboa: Climepsi, 2003
LeAdelle Phelps (Eds.) ; Chronic health-related disorders in children: collaborative medical and psychoeducational interventions, American Psychological Association, Washington, DC, US, 2006
Anthony Spirito;
Effective and emerging treatments in pediatric psychology. ISBN: 978-0-19-518839-4
Sesma, H. W.; Pediatric Neuropsychology Case Studies: From the Exceptional to the Commonplace. , Springer-Verlag New York, LLC., 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino baseia-se em procedimentos de exposição acompanhados por atividades de natureza tutorial e experiencial, nomeadamente:
- Exposição de temas.
- Atividades experienciais.
- Estudo e análise de casos.
- Análise de artigos científicos.
- Visualização e análise de vídeos.
- Aulas com especialistas convidados e testemunhos na 1ª pessoa
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- As aulas são de frequência obrigatória.
- Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas.
- A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre com a seguinte ponderação:
-
- Exame final: Escala de 0 a 20 valores (50%)
- Apresentação oral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre (considerando a abordagem da doença crónica na infância e adolescência pesquisar investigação atual relativa a uma problemática específica para elaborar uma revisão de literatura sobre programas de Intervenção): Escala de 0 a 20 valores (25%).
- Trabalho escrito sobre o trabalho apresentado oralmente: Escala de 0 a 20 valores (25%).
A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores
O estudante realizará a UC se obtiver a classificação total mínima de 10 valores.
Todas as notas serão expressas em escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação especial será feita unicamente por exame escrito final que incide sobre todas as matérias abordadas na UC e que valerá 100% da nota.
Melhoria de classificação
A melhoria da nota pode ser obtida pela realização de um novo exame escrito de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
A melhoria aplica-se apenas a 50% da UC, que corresponde à ponderação do exame.