Psicologia do Desporto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: As aulas e os solides apresentados estão em português, mas a maioria dos materiais de apoio, incluindo vídeos, são apresentados em inglês. É feita uma versão dos testes em inglês para quem manifestar interesse.
Objetivos
Esta UC tem os seguintes objetivos principais:
- Fornecer uma contextualização do panorama atual, nacional e internacional da Psicologia do Desporto;
- Discutir o papel dos processos cognitivos, sócio-emocionais e motivacionais na prática de desporto do ponto de vista do ensino e da aprendizagem;
- Dar a conhecer um conjunto de práticas que a ciência tem mostrado serem eficazes na promoção das competências psicológicas dos atletas;
- Discutir a natureza cooperativa da relação treinador-atleta/s;
- Refletir sobre os principais riscos e benefícios associados à prática de desporto, incluindo a identificação de boas práticas para colmatar os riscos;
- Mostrar o papel cada vez mais relevante do psicólogo do desporto para ao sucesso nos contextos desportivos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Definir Psicologia do Desporto e caracterizar a sua evolução até à data, a nível nacional e internacional;
- Descrever o processo de aprendizagem motora e identificar estratégias de ensino baseadas na evidência para potenciá-la e optimizar a sua transferência;
- Compreender o papel dos fatores motivacionais e sócio-emocionais na prática de desporto;
- Identificar práticas de treino mental para maximizar o desempenho em diferentes contextos desportivos;
- Reconhecer a complexidade e a importância da relação treinador-atleta/s e o papel do psicólogo na mesma;
- Debater de forma fundamentada os principais riscos e benefícios associados à prática de desporto;
- Compreender a importância do psicólogo do desporto e as suas principais áreas de atuação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à Psicologia do Desporto: definição; história; panorama atual.
2. Aprendizagem motora: teoria OPTIMAL; aquisição e automatização de competências; estratégias de ensino.
3. Teorias da motivação aplicadas ao desporto: autodeterminação; objetivos de realização; atribuições causais; autoeficácia.
4. Competências sócio-emocionais: autocontrolo; resiliência e robustez mental; coping e regulação emocional.
5. Mindfulness e treino de competências psicológicas: definição de objetivos, relaxamento, concentração, visualização mental, etc.
6. Relação treinador-atleta/s: micropolítica; poder, liderança e comunicação; dinâmica da equipa.
7. Efeitos negativos da prática desportiva: lesões, burnout, violência, abuso de substâncias, perturbações alimentares, discriminação, etc.
8. Desporto como promotor da saúde pública: benefícios físicos e psicológicos; desenvolvimento do carácter; impacto no bem-estar ao longo da vida.
Bibliografia Obrigatória
Biddle, S. J. H., Mutrie, N., & Gorely, T. ; Psychology of physical activity: Determinants, well-being and interventions , Routledge, 2015
Dosil, J. ; The sport psychologist's handbook: A guide for sport‐specific performance enhancement, John Wiley & Sons, 2006
Hanrahan, S. J., & Andersen, M. B. ; Routledge handbook of applied sport psychology: A comprehensive guide for students and practitioners, Routledge, 2010
Richard M. Ryan;
The^Oxford handbook of human motivation. ISBN: 978-0-19-936623-1
Gershon Tenenbaum;
Handbook of sport psychology. ISBN: 978-0-471-73811-4
Observações Bibliográficas
Como complemento à bibliografia obrigatória, serão recomendados artigos sobre temáticas específicas abordadas nas aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Estudo autónomo na forma de leitura de artigos facultados pelos docentes, de modo a que os estudantes preparem antecipadamente as sessões presenciais;
2. Exposição das temáticas por parte dos docentes através de apresentações de PPTs e vídeos ilustrativos dos conteúdos abordados;
3. Debates e exercícios presenciais com base nas apresentações feitas na aula pelo docentes em articulação com as leituras prévias efetuadas pelos estudantes;
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
27,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Ainda que não seja obrigatória, a frequência das aulas é recomendada.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua em duas componentes:
(a) Dois testes (80%);
(b) Envolvimento e participação nos debates e exercícios presenciais, incluindo trabalhos de casa breves (20%).
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Poderão ser excepcionalmente consideradas condições de avaliação especiais. O estudante deverá entrar em contacto diretamente com os docentes até à segunda aula do semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação na componente (a) é possível, uma única vez, mediante exame a realizar até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação. Este exame tem um peso de 80% na classificação final.