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Psicologia do Desporto

Código: LPSI311     Sigla: PD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 45 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marina Gomes Serra de Lemos Regente
Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias 1,50
Marina Gomes Serra de Lemos 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: As aulas e os solides apresentados estão em português, mas a maioria dos materiais de apoio, incluindo vídeos, são apresentados em inglês. É feita uma versão dos testes em inglês para quem manifestar interesse.

Objetivos

Esta UC tem os seguintes objetivos principais:

  1. Fornecer uma contextualização do panorama atual, nacional e internacional da Psicologia do Desporto;
  2. Discutir o papel dos processos cognitivos, sócio-emocionais e motivacionais na prática de desporto do ponto de vista do ensino e da aprendizagem;
  3. Dar a conhecer um conjunto de práticas que a ciência tem mostrado serem eficazes na promoção das competências psicológicas dos atletas;
  4. Discutir a natureza cooperativa da relação treinador-atleta/s;
  5. Refletir sobre os principais riscos e benefícios associados à prática de desporto, incluindo a identificação de boas práticas para colmatar os riscos;
  6. Mostrar o papel cada vez mais relevante do psicólogo do desporto para ao sucesso nos contextos desportivos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Definir Psicologia do Desporto e caracterizar a sua evolução até à data, a nível nacional e internacional;
  2. Descrever o processo de aprendizagem motora e identificar estratégias de ensino baseadas na evidência para potenciá-la e optimizar a sua transferência;
  3. Compreender o papel dos fatores motivacionais e sócio-emocionais na prática de desporto;
  4. Identificar práticas de treino mental para maximizar o desempenho em diferentes contextos desportivos;
  5. Reconhecer a complexidade e a importância da relação treinador-atleta/s e o papel do psicólogo na mesma;
  6. Debater de forma fundamentada os principais riscos e benefícios associados à prática de desporto;
  7. Compreender a importância do psicólogo do desporto e as suas principais áreas de atuação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Psicologia do Desporto: definição; história; panorama atual.
2. Aprendizagem motora: teoria OPTIMAL; aquisição e automatização de competências; estratégias de ensino.
3. Teorias da motivação aplicadas ao desporto: autodeterminação; objetivos de realização; atribuições causais; autoeficácia.
4. Competências sócio-emocionais: autocontrolo; resiliência e robustez mental; coping e regulação emocional.
5. Mindfulness e treino de competências psicológicas: definição de objetivos, relaxamento, concentração, visualização mental, etc.
6. Relação treinador-atleta/s: micropolítica; poder, liderança e comunicação; dinâmica da equipa.
7. Efeitos negativos da prática desportiva: lesões, burnout, violência, abuso de substâncias, perturbações alimentares, discriminação, etc.
8. Desporto como promotor da saúde pública: benefícios físicos e psicológicos; desenvolvimento do carácter; impacto no bem-estar ao longo da vida.

Bibliografia Obrigatória

Biddle, S. J. H., Mutrie, N., & Gorely, T. ; Psychology of physical activity: Determinants, well-being and interventions , Routledge, 2015
Dosil, J. ; The sport psychologist's handbook: A guide for sport‐specific performance enhancement, John Wiley & Sons, 2006
Hanrahan, S. J., & Andersen, M. B. ; Routledge handbook of applied sport psychology: A comprehensive guide for students and practitioners, Routledge, 2010
Richard M. Ryan; The^Oxford handbook of human motivation. ISBN: 978-0-19-936623-1
Gershon Tenenbaum; Handbook of sport psychology. ISBN: 978-0-471-73811-4

Observações Bibliográficas

Como complemento à bibliografia obrigatória, serão recomendados artigos  sobre temáticas específicas abordadas nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Estudo autónomo na forma de leitura de artigos facultados pelos docentes, de modo a que os estudantes preparem antecipadamente as sessões presenciais;
2. Exposição das temáticas por parte dos docentes através de apresentações de PPTs e vídeos ilustrativos dos conteúdos abordados;
3. Debates e exercícios presenciais com base nas apresentações feitas na aula pelo docentes em articulação com as leituras prévias efetuadas pelos estudantes;

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Ainda que não seja obrigatória, a frequência das aulas é recomendada.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua em duas componentes:
(a) Dois testes (80%);
(b) Envolvimento e participação nos debates e exercícios presenciais, incluindo trabalhos de casa breves (20%).

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Poderão ser excepcionalmente consideradas condições de avaliação especiais. O estudante deverá entrar em contacto diretamente com os docentes até à segunda aula do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação na componente (a) é possível, uma única vez, mediante exame a realizar até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação. Este exame tem um peso de 80% na classificação final.
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