Código: | LPSI301 | Sigla: | PCA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LPSIC | 175 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Marina Gomes Serra de Lemos | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Marina Gomes Serra de Lemos | 1,00 | ||
Diana Rute Pereira Alves | 1,00 | ||
Teorico-Prática | Totais | 5 | 7,50 |
Diana Rute Pereira Alves | 7,50 |
1-Conecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciação entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação especificamente utilizados com crianças e adolescentes e familiarização com o sistema de classificação do DSM 5
5-Reflexão sobre as implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas em crianças e adolescentes
1-Capacidade de reconhecer as perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes através das suas manifestaçoes e características
2-Capacidade de diagnóstico diferencial
3-Capacidade de descrever os componentes e
dinâmica biopsicosocial envolvidos em cada uma delas
4-Competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo a seleção, condições de utilização e orientações para cotação e interpretação de alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e competências de manuseamento eficaz do sistema de classificação do DSM 5
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas em crianças e adolescentes
I- INTRODUÇÃO 1- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes 2- Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes 3- Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade 2- Métodos e instrumentos específicos de avaliação 3- Sistemas de classificação e diagnóstico
III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1-Perturbações da ansiedade e do humor, 2 -Perturbações disruptivas do comportamento, 3-Perturbações de hiperactividade/défice da atenção, 4-Perturbações do espectro autista
Exposição e explicação do docente Visualização orientada de vídeos Estudo autónomo e preparação das actividades práticas Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM-5 Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM-5 e elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação). Discussão de casos
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A nota final será atribuída numa escala de 0 a 20 valores, sendo definida pelo somatório da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação: Exame com uma ponderação de 70% e Trabalho individual escrito com uma ponderação de 30%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.
A melhoria de classificação final só é possível para a componente de exame (70%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela que obtiveram aprovação e em que a Unidade Curricular tenha exame previsto.