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Mapa das Instalações

Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Código: LPSI301     Sigla: PCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 175 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marina Gomes Serra de Lemos Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Marina Gomes Serra de Lemos 1,00
Diana Rute Pereira Alves 1,00
Teorico-Prática Totais 5 7,50
Diana Rute Pereira Alves 7,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1-Conecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciação entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação especificamente utilizados com crianças e adolescentes e familiarização com o sistema de classificação do DSM 5
5-Reflexão sobre as implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas em crianças e adolescentes

Resultados de aprendizagem e competências

1-Capacidade de reconhecer as perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes através das suas manifestaçoes e características
2-Capacidade de diagnóstico diferencial
3-Capacidade de descrever os componentes e
dinâmica biopsicosocial envolvidos em cada uma delas
4-Competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo a seleção, condições de utilização e orientações para cotação e interpretação de alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e competências de manuseamento eficaz do sistema de classificação do DSM 5
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas em crianças e adolescentes

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

I- INTRODUÇÃO 1- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes 2- Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes 3- Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes

II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade 2- Métodos e instrumentos específicos de avaliação 3- Sistemas de classificação e diagnóstico

III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1-Perturbações da ansiedade e do humor, 2 -Perturbações disruptivas do comportamento, 3-Perturbações de hiperactividade/défice da atenção, 4-Perturbações do espectro autista

Bibliografia Obrigatória

Eric J. Mash; Child psychopathology. ISBN: 1-57230-065-5
João Cabral Fernandes; DSM-5. ISBN: 978-972-796-347-8
Pedro Monteiro; Psicologia e psiquiatria da infância e adolescência. ISBN: 978-989-752-037-2
James N. Butcher; APA handbook of psychopathology. ISBN: 978-1-4338-2832-4 (vol.1)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e explicação do docente Visualização orientada de vídeos Estudo autónomo e preparação das actividades práticas Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM-5 Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM-5 e elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação). Discussão de casos

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência terá de frequentar no mínimo 75% das aulas lecionadas.
No exame que visa os conteúdos lecionados ao longo do semestre terá de obter uma nota mínima de 10 valores em escala de 0 a 20 valores (ponderação de 70% da nota final)
No trabalho escrito individual que implica a análise e discussão de um protocolo clínico, terá que obter uma nota mínima de 10 valores em escala de 0 a 20 (ponderação de 30% na nota final)

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será atribuída numa escala de 0 a 20 valores, sendo definida pelo somatório da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação: Exame com uma ponderação de 70% e Trabalho individual escrito com uma ponderação de 30%

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.

 

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final só é possível para a componente de exame (70%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela que obtiveram aprovação e em que a Unidade Curricular tenha exame previsto.

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