Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PDPSI21
Mapa das Instalações

Métodos de Investigação I

Código: PDPSI21     Sigla: METI I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDPSI 24 Plano Oficial - 2020 1 - 12 96 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marina Gomes Serra de Lemos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 6,00
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques 3,00
Marina Gomes Serra de Lemos 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular “Métodos de Investigação-I” tem como objectivo proporcionar uma formação aprofundada em questões epistemológicas e metodológicas da investigação qualitativa em Psicologia. Mais especificamente:

(i) Conhecer os pressupostos, características, linguagem e lógica dos métodos de investigação qualitativa, compreender a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia;
(ii) Perspectivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e à estruturação de projectos de investigação em Psicologia, desenvolvidos no quadro das metodologias qualitativas;
(iii) Contactar e ensaiar a utilização de algumas técnicas de recolha e de análise de dados qualitativos;
(iv) Reflectir criticamente sobre investigações de cariz qualitativo

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de:
(i) Identificar os pressupostos e as características da investigação qualitativa e ilustrar a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia;
(ii) Identificar diferentes abordagens metodológicas no âmbito da investigação qualitativa
(iii) Planear e estruturar, nas suas fases e procedimentos globais, projectos de investigação qualitativa em Psicologia;
(iv) Utilizar algumas técnicas de recolha e de análise de dados qualitativos;
(v) Ilustrar formas de combinar metodologias qualitativas e quantitativas na investigação em Psicologia;
(vi) Avaliar criticamente investigações de cariz qualitativo, incluindo a discussão de questões éticas associadas
(vii) Identificar questões no âmbito dos seus projetos de investigação que possam ser respondidas/melhoradas através de dados qualitativos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I- Introdução à metodologia de investigação qualitativa

- Raízes epistemológicas da investigação qualitativa
- Tipos de investigação qualitativa: Preocupações partilhadas e diferenças epistemológicas

- O papel do investigador

- Critérios de qualidade na investigação qualitativa

II- Etnografia

III- Princípios metodológicos da investigação/intervenção qualitativa em análise do trabalho

IVGrounded Theory

V- Entrevista de Investigação

VI- Análise temática

VII- Sistemas de recolha e análise de narrativas

VIII- Discussão de grupos focais como investigação qualitativa

IX- Técnica de associação livre

X- Análise de estudos secundários

XI- Procedimentos de observação naturalista e construção de grades de observação sistemática

XII- Métodos de observação de comportamentos interactivos maternos

XIII- Análise de dados qualitativos com o programa NVivo

Bibliografia Obrigatória

Lincoln Yvonna S.; Naturalistic inquiry. ISBN: 0-8039-2431-3
Denzin Norman K. 340; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-7619-1512-5
Patton Michael Quinn; Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 978-1-4129-7212-3
Willig Carla; Qualitative interpretation and analysis in psychology. ISBN: 978-0335241415

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

É usada uma combinação de métodos e atividades teóricas e práticas. As principais questões conceituais de cada método de investigação são apresentadas, bem como experiências práticas dos métodos principais, incluindo a experiência com  software de análise de dados qualitativos (por exemplo, NVivo).

Mais especificamente:

Métodos expositivos, visando a actualização de conceitos-chave
Métodos interrogativos, visando a descoberta de conceitos e conhecimentos relevantes
Ilustração de procedimentos de planeamento, recolha e análise de dados qualitativos
Estimulação da reflexão crítica visando capacitar o estudante para se tornar um pensador eficaz nos métodos qualitativos
Oportunidades de aplicação dos métodos qualitativos
Discussão em grupo visando a defesa de uma posição, sustentada em argumentos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 132,00
Frequência das aulas 96,00
Trabalho escrito 96,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe 75% de presenças obrigatórias nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes devem identificar um artigo utilizando investigação qualitativa na área do seu projecto de investigação e apresentar o artigo por escrito, (a) analisando-o à luz do método, (b) explicitando a centralidade do método na determinação das conclusões e (c) identificando no método temáticas tratadas nas aulas

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o regulamento

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento

Melhoria de classificação

Não se aplica
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-03-31 às 21:04:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias