Código: | PDSH08 | Sigla: | MI II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Sexualidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
PDSH | 12 | Plano Oficial | 1 | - | 12 | 56 | 324 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 2 | 8,00 |
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves | 0,47 | ||
Sofia Castanheira Pais | 0,29 | ||
Carla Sofia Marques da Silva | 0,47 | ||
Rui Manuel Cerqueira Magalhães | 0,47 | ||
Liliana Graciete Fonseca Rodrigues | 0,47 | ||
Mariana de Lurdes Carrito | 0,47 | ||
Laetitia da Costa Teixeira | 0,47 | ||
Marina Gomes Serra de Lemos | 0,29 | ||
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira | 0,47 |
Esta UC visa proporcionar uma formação aprofundada em questões metodológicas no domínio da investigação de modo a que os estudantes sejam capazes de planear um projeto, recorrendo a metodologias qualitativas e quantitativas e respeitando os padrões de qualidade. A UC é constituída por dois módulos: 1) Metodologias qualitativas e 2) Metodologias quantitativas com os seguintes objectivos:
Metodologias Qualitativas:
(i) Conhecer os pressupostos, características, linguagem e lógica dos métodos de investigação qualitativa
(ii) Compreender a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia;(iv) Contactar e ensaiar a utilização de algumas técnicas de recolha e de análise de dados qualitativos;
Metodologias Quantitativas:
i) Identificar os pressupostos e as caraterísticas da investigação quantitativa.
ii) Perspetivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e estruturação de projetos de investigação em Psicologia, no quadro da investigação quantitativa
iii) Adequar as técnicas de análise de dados aos objetivos da investigação, e utilizar algumas das principais técnicas e respetivo software
iv) Avaliar as implicações metodológicas da opção por um tipo de análise de dados, suas vantagens e limitações
Métodos Qualitativos:
I- Enquadramentos epistemológicos e teóricos da metodologia de investigação qualitativa
- As raízes epistemológicas da investigação qualitativa
- Preocupações partilhadas e diferenças epistemológicas dos métodos qualitativos
- O papel do investigador
- Critérios de qualidade na investigação qualitativa
II- Análise temática
- Objetivos da análise temática
- Estatuto teórico da análise temática
- Diferenças entre análise temática indutiva e dedutiva
- Fases do processo de análise temática
III- Métodos narrativos
IV - Grounded Theory
Métodos Quantitativos:
- Introdução às metodologias quantitativas
- Análise de variância
- Regressão linear
- Regressão logística
– Validação de instrumentos de avaliação psicológica
- Análise factorial confirmatória
- Modelos de equações estruturais
- Meta-análise
Métodos expositivos, visando a aquisição e atualização de conceitos-chave
Trabalhos teórico-práticos nos quais são (i) apresentadas e trabalhadas as principais técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos, (ii) criados momentos específicos que permitam operacionalizar e utilizar essas técnicas, (iii) discutidas as potencialidades e limitações das técnicas em função das questões de pesquisa, e (iv) evidenciadas as suas implicações metodológicas.
Discussão explorando as possibilidades de aplicação das metodologias trabalhadas no projecto de investigação do próprio estudante.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 68,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 100,00 |
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 324,00 |
Avaliação
Apresentação de trabalho escrito individual (100%)
NOTA FINAL = trabalho/100%
Os alunos podem melhorar a classificação final na prova da época de recurso