Código: | LPSI213 | Sigla: | PDSC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LPSIC | 25 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 3 | 27 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 4,00 |
Sara Isabel Almeida Magalhães | 1,00 | ||
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira | 2,50 | ||
Liliana Graciete Fonseca Rodrigues | 0,50 |
Espera-se que as/os estudantes: descrevam conceitos chave para compreensão da diversidade humana; identifiquem tipos de opressão e discriminação; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as estudantes deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos podem conduzir a julgamentos indevidos e ou injustos.
1) Descreve conceitos chave para a compreensão da diversidade humana;
2) Identifica tipos de opressão e formas de discriminação;
3) Discute estratégias de opressão e discriminação camufladas e/ou internalizadas;
4) Desenvolve a consciência cultural que permite a compreensão e o respeito pelas diferenças;
Desenvolve a auto-reflexão e a auto-crítica de forma a conhecer os seus valores pessoais e a forma como eles afectam a própria vida e a sua relação com os outros.Esta UC proporcionará uma visão geral das teorias e pesquisas sobre a diversidade humana. A diversidade será definida em sentido lato, abrangendo sexo/género, orientação sexual, "raça", idade, etnia e classe social. As teorias de opressão, tipos de opressão como o racismo, o sexismo, heterossexismo ou ableísmo, assim como os conceitos de preconceito e a discriminação serão o núcleo central do curso. O curso utiliza o preconceito numa perspectiva da psicologia social para ensinar conceitos que permitirão aos/as estudantes uma maior consciência do mundo diverso e multicultural onde se vive.
O formato para esta UC incluirá leituras, discussão focalizada, atividades, interações de grupo e aulas. Na avaliação contará o teste e o trabalho em grupo. A classificação final dependerá do teste e do trabalho de grupo, especialmente da elaboração e apresentação de um recurso multimédia relativo a um tema do programa da UC.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Estudo autónomo | 15,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de investigação | 15,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 81,00 |
A avaliação é em formato de avaliação contínua e distribuída sem exame final.
A classificação final da Unidade Curricular (UC) será o resultado do somatório de duas componentes de avaliação:
1-Teste: 50%
2- Construção e apresentação de um recurso multimédia (curta-metragem) em grupo: 50%
Todas as componentes são de cariz obrigatório e a aprovação nesta unidade curricular está limitada pelo menos à classificação de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação. Considera-se aprovado/a à UC os/as estudantes com classificação final de 9,5 valores.
Nota: A avaliação para os/as estudantes estrangeiros que não compreendam português é a escrita de um trabalho reflexivo e crítico em Inglês sobre os temas da UC.