Código: | LPSI308 | Sigla: | MIP II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LPSIC | 30 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias | 2,00 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias | 1,50 |
No final desta unidade curricular o estudante deve:
1 - Conhecer a pluralidade de discursos e de propostas de técnicas de intervenção psicológica no âmbito das perspectivas comportamentalistas, cognitivistas e sistémicas.
2 - Saber analisar criticamente as diferentes conceptualizações de: (a) funcionamento e desenvolvimento psicológicos; (b) teoria da disfuncionalidade e (c) estratégias de mudança psicológica no âmbito do behaviorismo e cognitivismo clássico e da teoria sistémica.
3 - Ter adquirido conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica nos modelos teóricos considerados.
4 - Ser capaz de reflectir sobre os diferentes modelos de intervenção apresentados, tendo em consideração o seu racional e as técnicas que dele derivam.
5- compreender as implicações para a pratica psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere
A exposição oral dos temas programátricos e o estudo contido na pesquisa autónoma inerente ao trabalho prático que o estudante deve realizar permiti-lhe-á conhecer os três grands modelos de intervenção psicológica e teorias subjecentes que esta UC cobre, assim como a aquisição dos dos conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica. As discussões provenientes desta exposição assim como da visualização de vídeos e os role-playings e exercícios de resolução de problemas em cada turma permitirão ao estudante não só a consolidação destes conhecimentos e conceitos, como também o desenvolvimento de competências interpessoais, de comunicação e de adaptabilidade, para em última análise saber refletir e analisar criticamente as diferentes teorias e sua aplicabilidade. Adicionalmente, o desenvolvimento de um trabalho prático em pequeno grupo aplicando um modelo específico a um contexto específico levará também à aquisição de competências de trabalho em equipa e de ética no trabalho decorrente da prática psicológica.
1. Introdução ao Behaviorismo (Comportamentalismo)
2. Técnicas comportamentais associadas ao condicionamento clássico e operante
3. Aprendizagem social: Introdução e conceitos fundamentais
4. A Terapia Racional-Emotiva (RET – Rational-Emotive Therapy)
5. A Terapia Cognitiva (TC) de Aaron T. Beck
6. Introdução às perspectivas sistémicas
7. Pragmática da comunicação
8. Teorias baseadas nos padrões comportamentais
9. Teorias baseadas nos sistemas de crenças e construtos
As aulas teóricas incluem a exposição oral dos temas programáticos em grande grupo, bem como a criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes, utilizando-se também o recurso a vídeos ou imagens. Na vertente teórico-prática priveligia-se a aquisição de soft skills através de situações de role-play e exercícios de resolução de problemas em pequeno grupo, e visualização e discussão de vídeos de avaliação e intervenção comportamental, cognitiva e sistémica.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 30,00 |
Teste | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 72,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 36,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatoriedade de frequência das aulas práticas. O estudante cumpre a assiduidade nas aulas práticas se não exceder o número limite de faltas (correspondente a 25% das aulas previstas).
A avaliação é contínua através da realização de:
(a) Dois testes de avaliação (70%). A classificação final nesta componente de avaliação corresponde à média aritmética da classificação obtida em ambos os testes.
(b) Trabalho prático escrito (30%).
É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 9.5 em ambos os testes e no trabalho.
A nota no trabalho prático e a aprovação das presenças terão validade somente no ano letivo em questão.
A melhoria da classificação final é possível, uma única vez, mediante exame a realizar até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação.