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Modelos Psicológicos da Resposta Sexual

Código: PDSH03     Sigla: MPRS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 17 Plano Oficial 1 - 3 14 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Jorge da Silva Coelho Nobre Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,88
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,88
Pedro Jorge da Silva Coelho Nobre 0,88

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A UC  “Modelos Psicológicos da resposta sexual” visa desenvolver conhecimentos, aptidões e competências relacionados com os processos neuro-psicofisiológicos da resposta sexual,  bem como os principais modelos teóricos de cariz psicológico da resposta e funcionamento sexual em homens e mulheres. 

- Processos neuro-fisiológicos associados à resposta sexual

- Modelos clássicos da resposta e funcionamento sexual (e.g., modelos de Masters & Johnson e Helen Kaplan)

- Perspetivas críticas sobre os modelos clássicos de resposta sexual (e.g., perspetiva crítica de Leonore Tiefer)

- “novos” modelos de resposta sexual (e.g., Modelo circular de Basson, Modelo de controlo dual de Bancroft & Janssen).

 - Modelos psicológicos do funcionamento e disfuncionamento sexual (e.g., Modelo Cognitivo-afectivo de Barlow, Modelo Cognitivo-emocional de Nobre)

Resultados de aprendizagem e competências

Os doutorandos deverão ser capazes de:

- Conhecer os processos neuro-fisiológicos associados à resposta sexual

- Adquirir conhecimentos relacionados com os modelos clássicos da resposta e funcionamento sexual (e.g., modelos de Masters & Johnson e Helen Kaplan)

- Conhecer as perspetivas críticas sobre os modelos clássicos de resposta sexual (e.g., perspetiva crítica de Leonore Tiefer)

- Adquirir conhecimentos sobre os “novos” modelos de resposta sexual (e.g., Modelo circular de Basson, Modelo de controlo dual de Bancroft & Janssen).

 - Conhecer os modelos psicológicos do funcionamento e disfuncionamento sexual (e.g., Modelo Cognitivo-afectivo de Barlow, Modelo Cognitivo-emocional de Nobre)

- Integrar os conhecimentos dos diferentes modelos teóricos da resposta e funcionamento sexual e desenvolver reflexões críticas face aos mesmos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa


  1. Neuro-Psicofisiologia da Resposta Sexual

  2. Modelos Clássicos de Resposta Sexual (e.g., Masters & Jonhson, Helen Kaplan)

  3. Perspectivas críticas dos modelos de resposta sexual (e.g., Leonore Tiefer)

  4. Modelos Alternativos de Resposta Sexual (e.g., Basson, Bancroft & Janssen)

  5. Modelos explicativos do funcionamento/disfuncionamento sexual (e.g., Barlow, Nobre)

Bibliografia Obrigatória

E. Janssen; The Psychophysiology of Sex, Indiana University Press, 2007
Masters & Johnson; Human sexual response, Little Brown, 1966
L. Tiefer; Sex is not a Natural act, and other essays, Westview Press, 2004
John Bancroft (Editor); The Role of Theory in Sex Research, Indiana University Press, 2000
Zoe Peterson (Ed.) ; Handbook of Sex Therapy, The Wiley-Blackwell, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Método expositivo, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos actualizados nas temáticas em estudo

  • Leitura e discussão crítica de artigos científicos sobre os diferentes modelos de resposta sexual

  • Pesquisa de material bibliográfico usando bases de dados científicas (b-on, PsychInfo, EBSCO, Google Scholar, etc.)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Avaliação

Os estudantes deverão desenvolver um trabalho individual de revisão sistemática da literatura sobre um dos temas abordado na UC e participar activamente nas aulas

Para obter aprovação à disciplina, os alunos deverão respeitar cada um dos seguintes critérios:

1. Obter uma nota final igual ou superior a 9,5 valores;

2. Realizar todos os componentes de avaliação propostos.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

NOTA FINAL = (Nota do trabalho de avaliação escrito*0,80 + Participação nas aulas* 0,20)

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

Os alunos podem melhorar a classificação final na prova da época de recurso (onde deverão apresentar um novo trabalho escrito)

Observações

NA
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