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Introdução à Ética e Deontologia em Educação

Código: E615     Sigla: IEDE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 7 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuela Martinho Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Norberto de Sousa Ribeiro 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre a dimensões ética em educação, quer no âmbito profissional quer no âmbito científico;

  2. Desenvolver o domínio de conceitos constitutivos da problemática em estudo;

  3. Compreender a ética e  a deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais.

  4. Compreender e apreciar criticamente documentos orientadores da investigação em educação, como seja a Carta Ética da SPCE

  5. Desenvolver capacidades de análise de situações educativas numa perspectiva ética.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre a dimensões ética em educação, quer no âmbito profissional quer no âmbito científico;

  2. Desenvolver o domínio de conceitos constitutivos da problemática em estudo;

  3. Compreender a ética e  a deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais.

  4. Compreender e apreciar criticamente documentos orientadores da investigação em educação, como seja a Carta Ética da SPCE

  5. Desenvolver capacidades de análise de situações educativas numa perspectiva ética.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não se aplica

Programa

1.Fundamentos da teoria da acção; O ser social como ser ético; A necessidade antropológica e social da ética.
2.A Ética e a Moral como construção social e como construtoras da realidade social e da identidade humana.
3.Ética e Educação: da ética aristocrática à ética meritocrática.
4.Ética e Deontologia profissional.
5.Ética e investigação em Ciências da Educação

Bibliografia Obrigatória

Magalhães João Baptista; Horizontes da ética. ISBN: 978-972-36-1069-7
Monteiro Agostinhos dos Reis; Deontologia das profissões da educação. ISBN: 972-40-2589-6
Monteiro Agostinho dos Reis; Educação & deontologia. ISBN: 972-592-163-1
Monteiro Agostinho dos Reis; Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. ISBN: 978-972-0-34959-0
Ferry Luc; O^que é o homem?. ISBN: 972-41-3253-6
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Carta Ética. Instrumento de Regulação Ético Deontológica, 2014
Sarah Banks & Kirsten Nohr; Ética prática para as profissões do trabalho social , Porto Editora, 2008 (A obra existe no catálogo da Biblioteca mas o sistema não assumiu quando foi alterada a fuc)

Bibliografia Complementar

Le Bian, Christine; Les Grands problémes de l'Étique, Paris: Seuil, 1997

Observações Bibliográficas

Para além das referencias bibliográfics indicadas, outras, mais específicas serão facultadas, consoante os temas de trabalho escolhidos pelos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.
Exposição.
Debate de casos
Leitura, apresentação e análise de textos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ética nas ciências sociais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Esta unidade curricular supõe a verificação da assiduidade para a obtenção de frequencia.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para a obtenção da frequência considera-se cumulativamente:
a) o cumprimento da assiduidade
b) realização de um trabalho individual final.

Em caso de insucesso no trabalho individual na época normal, prevê-se a sua reformulação a entregar na época de recurso.

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os /as estudantes cujo Estatuto Especial os dispensa da verificação da assiduidade devem, imperativamente, dar conhecimento da situação à docente, no início do semestre.
O mesmo ocorre para os/as estudantes que remetam a conclusão da uc  na época especial de exames

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação

Observações

Nesta unidade curricular não se pratica o exame final mas a produção e entrega de um trabalho individual. A entrega do trabalho ocorre no período não lectivo.
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