Código: | E308 | Sigla: | TDC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Curriculares |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LCED | 57 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 57 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 2 | 6,00 |
Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo | 3,00 | ||
Paulo Manuel Teixeira Marinho | 3,00 |
A UC, “Teoria e Desenvolvimento do Currículo”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica. Neste sentido, os objetivos da UC são:
Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação e do currículo;
- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo no Sistema Educativo Português
- Problematizar o papel do mediador socioeducativo em contextos de educação formal e não formal
-Produzir análises sustentadas sobre a organização do sistema Educativo Português
-Analisar temas/textos e organizar a sua apresentação à turma
- Dinamizar debates temáticos com a turma
- Domínio de conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação e do currículo;
- Construção de um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo no Sistema Educativo Português;
- Análise crítica de temas/textos e sua apresentação à turma;
- Dinamização, em trabalho de grupo, de debates temáticos;
-Problematização do papel do mediador socioeducativo em contextos de educação formal e não formal
1. A educação no Sistema Educativo Português (SEP) – organização e princípios
2. Conceções de educação na sua relação com os quatro pilares para educação para o século XX e com o alargamento da escolaridade obrigatório
3.O Currículo: conceitos e perspetivas
4. Currículo e Educação escolar no século XXI/na Globalização
.5.O direito de todos à educação e os desafios que se colocam à escola nas sociedades actuais
6. O currículo e a diversidade sociocultural e modos de atenção ao multiculturalismo
7.. Territorialização da Educação e Autonomia da escola: que conceitos? que politicas? e que implicações para as instituições escolares?
8. O Projeto Educativo – conceitos, perspetivas e práticas
9.Ser professor no seculo XXI - conceitos, desafios e possibilidades de ação
10.A avaliação da aprendizagem
*A avaliação como processo abrangente e globalizador do ato educativo
*A opção por uma avaliação formativa e formadora
11.Teorias e modelos curriculares na sua relação com os modos de trabalho pedagógico e com a avaliação da aprendizagem: uma síntese
A metodologia utilizada assenta numa pedagogia ativa e de co-responsabilização dos estudantes pela sua formação As primeiras 3 aulas, de enquadramento conceitual, são asseguradas pela docente. As restantes aulas são dinamizadas pelos estudantes, em cooperação com a docente. Assim, em tempo de contacto lectivo, os estudantes, em trabalho de grupo, apresentam: i) um tema/conteúdo, com dinâmica de debate; ii) realizam uma síntese sobre os conteúdos trbalhados . Em tempo de trabalho autónomo os estudantes estudam a bibliografia de base a cada tema, sugerida pela docente, e organizam as apresentações à turma, com dinâmica de debate.
A apresentação e debate do tema é apoiada pela docente para esclrecimento de duvidas e aprofundamento de conceitos
Os grupos são apoiados em sessões tutoriais
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 65,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 47,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 162,00 |