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Teoria e Desenvolvimento do Currículo

Código: E308     Sigla: TDC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Curriculares

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 57 Plano Oficial 2 - 6 57 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 6,00
Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo 3,00
Paulo Manuel Teixeira Marinho 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

A UC, “Teoria e Desenvolvimento do Currículo”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica. Neste sentido, os objetivos da UC são:

Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação e do currículo;

- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo no Sistema Educativo Português

- Problematizar o papel do mediador socioeducativo em contextos de educação formal e não formal

-Produzir análises sustentadas sobre a organização do sistema Educativo Português

-Analisar temas/textos e organizar a sua apresentação à turma

- Dinamizar debates temáticos com a turma

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que esta UC contribua para que os estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam competências ao nível de:

- Domínio de conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação e do currículo;


- Construção de um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre o currículo no Sistema Educativo Português;


- Análise crítica de temas/textos e sua apresentação à turma;


- Dinamização, em trabalho de grupo, de debates temáticos;


-Problematização do papel do mediador socioeducativo em contextos de educação formal e não formal

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. A educação no Sistema Educativo Português (SEP) – organização e princípios

2. Conceções de educação na sua relação com os quatro pilares para educação para o século XX e com o alargamento da escolaridade obrigatório

3.O Currículo: conceitos e perspetivas

 

4. Currículo e Educação escolar no século XXI/na Globalização

.5.O direito de todos à educação e os desafios que se colocam à escola nas sociedades actuais

6. O currículo e a diversidade sociocultural e modos de atenção ao multiculturalismo

7.. Territorialização da Educação e Autonomia da escola: que conceitos? que politicas? e que implicações para as instituições escolares?

8. O Projeto Educativo – conceitos, perspetivas e práticas

9.
Ser professor no seculo XXI - conceitos, desafios e possibilidades de ação

10.
A avaliação da aprendizagem

*A avaliação como processo abrangente e globalizador do ato educativo

*A opção por uma avaliação formativa e formadora

11.Teorias e modelos curriculares na sua relação com os modos de trabalho pedagógico e com a avaliação da aprendizagem: uma síntese



 

Bibliografia Obrigatória

Delors, Jacques et al. ; Educação um tesouro a descobrir. , Porto: Ed. ASA., 1996
Fernandes, Domingos ; "Avaliação das aprendizagens em Portugal: Investigação e teoria da atividade., Sísifo - Revista de Ciências da Educação, 9, 87 – 100., 2009
Fernandes, Preciosa; O currículo do ensino básico em Portugal: políticas, perspetiva e desafios. , Porto: Porto Editora, 2011
Gimeno Sacristán, José ; A educação obrigatória: seu sentido educativo e social , Porto Alegre: Ed. Artmed., 2000
Leite, Carlinda ; “Teorias curriculares. Até uma teoria crítica do currículo”. In Carlinda Leite, O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia utilizada assenta numa pedagogia ativa e de co-responsabilização dos estudantes pela sua formação As primeiras 3 aulas, de enquadramento conceitual, são asseguradas pela docente. As restantes aulas são dinamizadas pelos estudantes, em cooperação com a docente. Assim, em tempo de contacto lectivo, os estudantes, em trabalho de grupo, apresentam: i) um tema/conteúdo, com dinâmica de debate; ii) realizam uma síntese sobre os conteúdos trbalhados . Em tempo de trabalho autónomo os  estudantes estudam a bibliografia de base a cada tema, sugerida pela docente, e organizam as apresentações à turma, com dinâmica de debate. 
A apresentação e debate do tema é apoiada pela docente para esclrecimento de duvidas e aprofundamento de conceitos
Os grupos são apoiados em sessões tutoriais 

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 65,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 47,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efetivamente realizadas. Excetuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída, com a seguinte ponderação na classificação final: 65% - estudo e apresentação de um tema/conteúdo com dinâmica  de debate (trabalho de grupo); 65%
Sintese final escrita, sobre os conteúdos da UC-35%

Provas e trabalhos especiais

A não realização da primeira componente de avaliação por parte de estudante que não tenha obtido a frequência obrigatória, de modo devidamente justificado, remete o mesmo para o modelo de avaliação previsto para os/as estudantes que usufruem de estatuto especial.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

São estabelecidos protocolos de avaliação para os estudantes trabalhadores.

Melhoria de classificação

O/a estudante pode-se propor a melhoria de nota mediante a realização de exame, incidindo a mesma, neste caso, em 100%  (não há melhoria da componente de avaliação contínua)

Observações

A conclusão da unidade curricular implica sempre a realização dos dois trabalhos previstos para a avaliação continua. No  caso de não conclusão d e um destes componnete, o/a estudante terá de realizar exame final.
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