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Comunicação e Relação Humana

Código: E204     Sigla: CRH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia da Educação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=421147
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 26 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Amélia da Costa Lopes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 3 9,00
Maria Amélia da Costa Lopes 1,00
Elisabete Maria Soares Ferreira 6,00
Joana Isabel Manarte Neves da Silva 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular focaliza a Comunicação Interpessoal, referindo-se a pessoas envolvidas em processos de comunicação, iniciando, mantendo e terminando relações. O seu desenvolvimento é informado pela Psicologia, pela Psicologia Social, pela Psicossociologia e pela Sociologia do actor. Visa-se promover a compreensão do papel da comunicação interpessoal na acção social e na investigação e desenvolver capacidades de análise de situações de comunicação interpessoal; visa-se, ainda, o desenvolvimento de competências de comunicação relevantes na mediação e a promoção do desenvolvimento pessoal e social.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se com esta UC que o/a estudante seja capaz de:

Construir quadros cognitivos mais elaborados para interpretar e analisar situações de comunicação e relação humana

Usar racionalmente processos e técnicas de comunicação

Descrever o papel da categorização em fenómenos de perceção social

Identificar o papel da inter-experiência na desconstrução de fenómenos de exclusão social

Distinguir entre sistemas de desenvolvimento da relação auto-regulados e de escalada

Descrever condições da gestão racional de conflitos

Reconhecer o caráter interativo do poder social

Descrever as condições de uma relação de ajuda

Descrever as características de uma relação de intimidade

Identificar fases de construção /estruturação de uma relação e fases de desagregação;

Descrever condições da tomada de decisão em grupo

Distinguir entre tipos de liderança

Competências a fundar

Mediação de processos de intervenção social e educativa

Execução de projetos de intervenção, investigação e formação tendo em conta o papel da comunicação

 

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

12 anos de escolaridade.
Conhecimentos básicos sobre as ciências sociais e da educação (1º semestre)

Programa

NTRODUÇÃO

Objecto de estudo e perspectivas de análise

PERCEPÇÃO SOCIAL

Categorização e inferência

Norma da internalidade e erro fundamental da atribuição

Atribuição causal e juízo social

Estereótipos

Disfarces e filtros perceptivos

COMUNICAÇÃO

Comunicabilidade e modos de comunicação

Padrões estruturais de interacção

Dinâmica do sistema interaccional

Comunicação e influência: poder social e gestão de conflitos

Gestão da interacção

RELAÇÃO INTERPESSOAL

Socialidade e modos de relação

Poder, ajuda e afecto

Distância e intimidade

GRUPOS E ORGANIZAÇÕES

nteração grupal e identidade

Decisão e cooperação

Sistemas organizacionais

Poder e liderança

 

Bibliografia Obrigatória

Goffman Erving; A^apresentação do eu na vida de todos os dias. ISBN: 972-708-205-X
Littlejohn Stephen W.; Fundamentos teóricos da comunicação humana
Giddens Anthony; Modernidade e identidade pessoal. ISBN: 972-8027-73-7
DeBono E.; Conflits
Watzlawick Paul; Pragmática da comunicação humana. ISBN: 85-316-0314-5
Leyens Jacques-Philippe; Teorias da personalidade na dinâmica social
Rogers Carl R.; Tornar-se pessoa
Tajfel Henri; Grupos humanos e categorias sociais

Bibliografia Complementar

Ribeiro Agostinho; O^corpo que somos. ISBN: 972-46-1434-4
Bateson G. 070; La^nouvelle communication. ISBN: 2-02-005860-X
Fiske John; Introdução ao estudo da comunicação. ISBN: 972-41-1133-4
Jodelet Denise ed. lit.; Les répresentations sociales. ISBN: ISBN 2-13-042102-4
Schutz, A.; La construción significativa del mundo Social - Introducción a la sociología comprensiva., Barcelona: Paidós., 1993
Berger Peter L.; A^construção social da realidade. ISBN: 85-326-0598-2
Scott, M., & Powers, W.; La comunicacion interpersonal como necesidad., Madride: Narcea., 1985
Moscovici Serge dir.; Psychologie sociale des relations à autrui. ISBN: ISBN 2-09-190758-8
Moser Gabriel; Les relations interpersonnelles. ISBN: ISBN 2-13-046094-1
Laing R. D.; O eu e os outros
Moscovici Serge; Psicología social. ISBN: 84-7509-342-6
Giddens Anthony; O mundo na era da globalização. ISBN: ISBN 972-23-2573-6
Schutz, A.; FIRO - a three-dimensional theory of interpersonal behavior., Nova Iorque: Rinehart Cº., 1958
Lopes Maria Amélia da Costa; Abordagem sistémica a problemas escolares
Ghiglione Rodolphe; L.^homme communiquant. ISBN: 2-200-31224-5
Giddens Anthony; Transformações da intimidade. ISBN: 972-8027-46-X
Ribeiro, A.; Comunicação e relação interpessoal. In Manual do Formador - Psicologia da Educação., Porto: GETAP., 1992
Watzlawick Paul; A realidade é real?. ISBN: ISBN 972-708-140-1
Hall Edward T.; A linguagem silenciosa. ISBN: ISBN 972-708-221-1
Berne Eric; Des jeux et des hommes. ISBN: 2-234-00250-8
Marc Edmond; A interacção social
Silva Elisabete Maria Soares Ferreira; Condenado a comunicar
Beauvois Jean-Léon; La psychologie quotidienne. ISBN: ISBN 2-13-038583-4
Fromm Erich; Ter ou ser?. ISBN: ISBN 972-23-2474-8
Lazar Judith; La science de la comunication
Petit François; Introduction à la psychosociologie des organisations. ISBN: 2-7089-13328

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto

Exposição estruturada, exemplificada e sensível de conteúdos

Debate de ideias e pequenos textos

Análise de situações de comunicação descritas/visionadas (em vídeo) individualmente e em grupo

Dinâmicas de grupo, como ponto de partida/chegada/desenvolvimento/aplicação da aprendizagem

Realização de experiências de fenómenos de comunicação

Apresentação de textos em grupo

Acompanhamento tutorial

 

Trabalho autónomo

Leitura de textos individualmente e em grupo, de uma coletanea fornecida pelas docentes

Organização de debates

Estudo

Escrita de síntese pessoal do texto analisado e apresentado em grupo

Realização de trabalho de grupo e individual

 

 

 

Software

Windows Media Player
Power-Point

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 57,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Sem prejuízo do previsto no regulamento de avaliação, obterão frequência à disciplina os alunos que tiverem um número de faltas igual ou inferior a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação de todas as componentes de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores. A classificação final é função da qualidade da apresentação e discussão na aula de um texto trabalhado em grupo (20%); e de um trabalho de grupo  (40%) (com o máximo de 8 páginas, a entregar no dia 30 de abril)  e individual (40%) com 3 páginas no máximo, a entregar no dia do exame final). Os trabalhos de grupo que se reportam a 4 temas  possíveis (homofobia; violência doméstica; idadismo; e racismo e xenofobia)  , dos quais os/as estudantes devem escolher um, têm 4 fases: escrita de narrativa/s; definição do projeto a desenvolver; identificar e referências bibliográficas relevantes; realização de um grupo focal; escrita e reflexão.

Critérios de avaliação:

Leitura e apresentação de texto em grupo

- cumprimento do tempo de apresentação

- ausência de erros ou equívocos

- identificação dos aspetos essenciais do texto

- dinâmica da apresentação e do debate

Trabalho individual e de grupo:

- ausência de erros ou equívocos

- identificação dos aspetos essenciais do tema/problema

- correção da escrita

- correção das referências bibliográficas se existirem



Em caso de reprovação o/a estudante poderá realizar exame na época de recurso sobre toda a matéria e atividades desenvolvidas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes trabalhadores que não cumpram a condição de frequência e optem por usufruir do estatuto de estudante-trabalhador consubstanciar-se-á na realização de um exame final na última semana de aulas (60%) e na análise crítica (5 pág.) de um dos textos a serem trabalhados (40%). Em qualquer caso, o/a estudante deve contactar as docentes no início do semestre a fim de esclarecer a sua forma de avaliação.

A avaliação dos alunos com DA terá em conta a dificuldade apresentada e usará métodos que se lhe adeqúem.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota poderá ser realizada, uma única vez, na época de recurso por exame sobre toda a matéria e atividades desenvolvidas nas aulas, no dia previsto para o exame final. 

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