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Educação Sexual em Contexto Escolar e Comunitário

Código: PDSH12     Sigla: ESCEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 29-05-2021)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 2 Plano Oficial 1 - 3 14 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Castanheira Pais Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,88
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,88
Sofia Castanheira Pais 0,44
Cidália Maria Neves Duarte 0,44

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Esta unidade curricular visa promover conhecimentos e competências no domínio da educação sexual em contexto escolar e comunitário.

Resultados de aprendizagem e competências

A/os estudantes devem desenvolver  ...

- conhecimentos da evolução das políticas educativas neste dominio e suas consequências para a intervenção em contexto escolar e comunitário,

- conhecimento criticamente sustentado da relação entre educação e sexualidade como uma questão de cidadania (vs. um "problema"),

- reconhecimento de tensões concetuais (individual/coletivo, biological/psicossocial-cultural, prevenção/ empoderamento, direitos/necessidades, diversidades/normatividades …) centrais na problematização da educação sexual,

- competências de desenho e de análise de projetos de educação sexual, atendendo aos pontos de vista dos participantes como um critério essencial.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Sexualidade, igualdade de género e juventudes.

A educação sexual numa perspetiva ecológica. Sexualidade, empoderamento e participação.

A educação sexual como uma questão de direitos: uma visão da cidadania íntima e sexual.

Políticas educativas no campo da educação sexual e suas consequências.

Análise, revisão e desenho de projetos de educação sexual em contextos escolares e comunitários.

Bibliografia Obrigatória

Louro Guacira Lopes 570; O^corpo educado. ISBN: 85-86583-33-2
Menezes Isabel; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
Araújo Helena Costa; Cidadania na sua polifonia
Rocha, Ana C., Leal, Claudia & Duarte, Cidália ; School-based sexuality education in Portugal: strengths and weaknesses, . Sex Education: Sexuality, Society and Learning, 16, 2, 172-183, 2016
Fine, Michele ; Sexuality education and desire: Still missing after all these years. , Harvard Educational Review, 76(3), 297-338.
Epstein, Debbie, O’Flynn, Sarah, & Telford, David ; Silenced sexualities in schools and universities. , London/Sterling: Trentham Book., 2003
Carolyn Kagan; Critical community psychology, London: BPS Blackwell, 2011
Santos, Sofia, Fonseca, Laura, & Araújo, Helena C.; Sex education and the views of young people on gender and sexuality in Portuguese schools. , Educação, Sociedade & Culturas, 35, 29-44., 2012
Hugo M Santos, Sofia Marques da Silva, Isabel Menezes; From Liberal Acceptance to Intolerance: Discourses on Sexual Diversity in Schools by Portuguese Young People., Journal of Social Science Education, 17, 1, 55-65., 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto: Exposição, debate, trabalho de grupo, e orientação tutorial.

Trabalho autónomo: Trabalho de grupo e trabalho de terreno.

A avaliação envolve um ensaio individual que tome por base a revisão de projetos de educação sexual em contextos escolares e comunitários a ser objeto de discussão oral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Segue o regulamento do curso e da FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=PP*10%+TC*20%+TE*40%+AD*30%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segue o regulamento do curso e da FPCEUP.

Melhoria de classificação

Segue o regulamento do curso e da FPCEUP.
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