Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PDSH08

Métodos de Investigação II

Código: PDSH08     Sigla: MI II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 5 Plano Oficial 1 - 12 56 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Jorge da Silva Coelho Nobre Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Esta UC visa proporcionar uma formação aprofundada em questões metodológicas no domínio da investigação de modo a que os estudantes sejam capazes de planear um projeto, recorrendo a metodologias qualitativas e quantitativas e respeitando os padrões de qualidade. A UC é constituída por dois módulos: 1) Metodologias qualitativas e 2) Metodologias quantitativas com os seguintes objectivos:

 

Resultados de aprendizagem e competências

Metodologias Qualitativas:

 (i) Conhecer os pressupostos, características, linguagem e lógica dos métodos de investigação qualitativa

(ii) Compreender a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia;

(iii) Perspetivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e à estruturação de projetos de investigação qualitativa;

(iv) Contactar e ensaiar a utilização de algumas técnicas de recolha e de análise de dados qualitativos;

Metodologias Quantitativas:

i) Identificar os pressupostos e as caraterísticas da investigação quantitativa.

ii) Perspetivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e estruturação de projetos de investigação em Psicologia, no quadro da investigação quantitativa

iii) Adequar as técnicas de análise de dados aos objetivos da investigação, e utilizar algumas das principais técnicas e respetivo software

iv) Avaliar as implicações metodológicas da opção por um tipo de análise de dados, suas vantagens e limitações   

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Métodos Qualitativos:

I- Enquadramentos epistemológicos e teóricos da metodologia de investigação qualitativa

- As raízes epistemológicas da investigação qualitativa

- Preocupações partilhadas e diferenças epistemológicas dos métodos qualitativos

- O papel do investigador

- Critérios de qualidade na investigação qualitativa

II- Análise temática

- Objetivos da análise temática

- Estatuto teórico da análise temática

- Diferenças entre análise temática indutiva e dedutiva

- Fases do processo de análise temática

III- Métodos narrativos

IV - Grounded Theory

Métodos Quantitativos:

- Introdução às metodologias quantitativas

- Análise de variância

- Regressão linear

- Regressão logística

– Validação de instrumentos de avaliação psicológica

- Análise factorial confirmatória

- Modelos de equações estruturais

- Meta-análise

Bibliografia Obrigatória

Patton M. Q. ; Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice (4th ed.). Los Angeles: Sage, Sage, 2015
Willig, C.; Perspectives on the Epistemological Bases for Qualitative Research. In H. Cooper (Editor-in-Chief), APA Handbook of Research Methods in Psychology: Vol. 1. Foundations, Planning, Measures, and Psychometrics (pp. 5-21). American Psychological, American Psychological Association, 2012
Willig, C.; Introducing qualitative research in psychology. Maidenhead, England: McGraw Hill/Open University Press. Cap.6 (177-210), McGraw Hill/Open University Press, 2013
Field, A; Discovering statistics using IBM SPSS statistics, SAGE, 2013, Sage, 2013
Altman D. G.; ; Pratical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall
Dawson-Saunders Beth; Basic and Clinical Biostatistics

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Métodos expositivos, visando a aquisição e atualização de conceitos-chave

Trabalhos teórico-práticos nos quais são (i) apresentadas e trabalhadas as principais técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos, (ii) criados momentos específicos que permitam operacionalizar e utilizar essas técnicas, (iii) discutidas as potencialidades e limitações das técnicas em função das questões de pesquisa, e (iv) evidenciadas as suas implicações metodológicas.

Discussão explorando as possibilidades de aplicação das metodologias trabalhadas no projecto de investigação do próprio estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 68,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 100,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Avaliação

Métodos Qualitativos

- Teste de avaliação - 30%

Métodos Quantitativos

- Trabalhos a realizar usando análise de dados quantitativos - 70%

Para obter aprovação à disciplina, os alunos deverão respeitar cada um dos seguintes critérios:

  1. Obter uma nota final igual ou superior a 9,5 valores;
  2. Realizar todos os componentes de avaliação propostos.

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL = (Métodos Quantitativos*0,70 + Métodos Qualitativos* 0,30)

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

Os alunos podem melhorar a classificação final na prova da época de recurso

Observações

NA
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-22 às 21:29:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais