Desenvolvimento, Conjugalidades e Bem-estar Sexual
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDSH |
0 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
14 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
É esperado que o estudante seja capaz de: 1) discutir diferentes questões relativas ao processo dialetico do desenvolvimento do casal como um todo ; 2) contextualizar as diferentes trasições (gravidez, parentalidade, ...)da vida do casal e a sua relação com a intimidade ;3) perceber a dinâmica intimidade/sexualidade; 4) perspetivar a sexualidade nas suas dimensões biológica, social e contextual no ciclo de vida conjugal; 5) conhecer técnicas e estratégias de intervenção; 6) perceber as dificuldades de investigação neste domínio; 7) elaborar um pequeno projeto de investigação, tendo em conta as questões éticas e as especificidades metodológica inerentes à investigação diádica.
Resultados de aprendizagem e competências
1. desenvolvimento de uma perspectiva crítica e eclética no que diz respeito à investigação diádica e às teorias relacionais
2. desenvolvimento de capacidades específicas no que diz respeito à colocação de hipóteses diádicas, relacionais e sistémicas integrantes da sexualidade
3. conhecimento de instrumentos e técnicas recentes especificas de análise da relação entre conjugalidade e sexualidade
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A importância de uma abordagem sistémica para a compreenção das relações conjugais; a sexualidade como um processo dialético na interação de fatores biológicos, psicológico e contextuais próximais e distais; definição de conceitos tranversais a diferentes modelos de compreensão, investigação e intervenção no sistema conjugal/sexual ( ex. funcionalidade, satisfação, interdependencia, desejo ...); o conceito de intimidade numa perspectiva integrativa e a sua relação com a sexualidade; as transições normativas (gravidez, parentalidade, crescimento dos filhos, saída de casa dos filhos ...) e a sexualidade; as transições não normativas (infertilidade, doenças crónicas,lutos...) e a sexualidade; apresentação de estratégias de intervenção no sistema conjugal/ sexual; as especificidades da formulação das questões de investigação, recolha de dados, questões éticas, análises estatiscas e discussão dos resultados inerentes à conceptualização do casal como unidade de análise.
Bibliografia Obrigatória
Butzer, B. & Campbell, L. ; Adult attachment, sexual satisfaction, and relationship satisfaction: A study of married couples. Personal relationships, Personal Relationships, 15 (1), 141-154, 2008
Gameiro José;
Entre marido e mulher.... ISBN: 972-99110-5-7
Gurman Alan S. 340;
Clinical handbook of couple therapy. ISBN: 1-57230-758-7
Schulz Marc S. 340;
Strengthening couple relationships for optimal child development. ISBN: 978-1-4338-0547-9
McGoldrick Monica;
The^expanding family life cycle. ISBN: 978-0-205-96806-0
Metz, Michael E., and Barry W. McCarthy; The “Good-Enough Sex” model for couple sexual satisfaction, Sexual and Relationship Therapy 22(3), 351-362, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto com os estudantes serão ocupadas em aulas teóricas, que implicam a exposição de matérias com recurso a exemplos clínicos e empíricos, demonstrações e a discussão de textos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
17,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Trabalho de investigação |
25,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 75% das aulas lecionadas. Para a obtenção de aprovação na UC, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 9 valores na componente de apresentação de trabalho.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuida da seguinte forma:
- participação presencial e ativa nos exercícios em aula 25%
- apresentação de trabalhos 75%
Os alunos são notificados das avaliações numa escala de 20 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Melhoria de classificação
Está prevista a melhoria de classificação da componente de trabalho escrito realizada. Segue o regulamento geral da FPCEUP (cf. art.º 11º).