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História e Antropossociologia da Sexualidade

Código: PDSH02     Sigla: HAS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 1 Plano Oficial 1 - 3 14 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,00
Pedro Jorge da Silva Coelho Nobre 0,10
Sara Isabel Almeida Magalhães 0,13

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC “História e Antropossociologia da Sexualidade” visa desenvolver conhecimentos, aptidões e competências relacionados com a história da sexualidade e da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade, bem como relacionadas com aspetos antropológicos e sociológicos da sexualidade. Os estudantes deverão ser capazes de:

- Conhecer os aspetos históricos e culturais associados à sexualidade

- Adquirir conhecimentos relacionados com a história da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade

- Conhecer as perspetivas antropológicas sobre a sexualidade

- Adquirir conhecimentos sobre os aspetos sociológicos da sexualidade

Resultados de aprendizagem e competências

A UC usa fundamentalmente metodologias expositivas e de discussão e reflexão crítica, que visam desenvolver conhecimentos, aptidões e competências sobre os aspetos históricos antropológicos e sociológicos da sexualidade. A leitura e discussão crítica de textos científicos (ver bibliografia) e o desenvolvimento de trabalho escrito e sua apresentação oral visam ainda promover competências de pesquisa científica, reflexão crítica, bem como de escrita e comunicação oral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. História da Sexualidade

  2. Os movimentos sociais e a sexualidade : Implicações nas políticas e leituras da sexualidade

  3. Aspectos sociológicos da Sexualidade

  4. Aspetos antropológicos da Sexualidade



Os conteúdos programáticos da UC ajustam-se de forma clara aos objetivos de aprendizagem propostos. O ponto 1 aborda a história da sexualidade e será lecionado por Júlio Machado Vaz . O ponto 2 aborda os movimentos socias será lecionado por Gabriela Moita. Os pontos 3 e 4 abordam os aspectos antropológicos e sociológios da sexualidade e serão lecionados por dois especialistas nestas temáticas (Miguel Vale de Almeida e Sofia Aboim respectivamente). A organização e a avaliação serão coordenadas por Conceição Nogueira

Bibliografia Obrigatória

Sofia Aboim; A sexualidade dos portugueses, FFMS, 2013
Bullough V; Science in the bedroom, 1994
Duby C; Amor e sexualidade no Ocidente, 1998
Vale de Almeida M; Senhores de SI, 2000
Ortner S e Whitehead H; Sexual meanings , 1996
Laqueur T; Making sex, 1992
Butler J; Gender Trouble , 1990
weeks J; Coming out , 1990
Foucault M; Historia da Sexualidade V 1, 1996
Giddens A; transformações da Intimidade , 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Método expositivo, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos actualizados nas temáticas em estudo



  • Leitura e discussão crítica de artigos científicos e obras de referência em temas de história e antropossociologia da sexualidade

  • Pesquisa de material bibliográfico usando bases de dados científicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho escrito 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão entregar um trabalho individual sobre um dos temas abordado na UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

O somatório da nota relativa será a participação nas aulas e submissão de trabalho individual.

Os 20% de participação das aulas resulta da valorização da presença mas tambem da resepctiva participação na aula. 


 


 


 

Melhoria de classificação

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