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Seminário de Escrita Científica

Código: PDSH14     Sigla: SEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 21-09-2020 a 19-12-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 14 Plano Oficial 2 - 12 48 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner Regente

Docência - Horas

Seminário: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Rui Alexandre Teixeira Alves 1,00
Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e inglês

Objetivos

1. Ser capaz de reconhecer a escrita científica enquanto estilo de escrita próprio.

2. Conhecer as principais características da escrita científica e da revisão de pares.

3. Conhecer as principais convenções e normas adoptadas em Psicologia, em particular as da American Psychological Association, APA.

4. Ser capaz de elaborar trabalhos de apresentação científica de acordo com o estilo e convenções amplamente aceites na comunidade científica internacional da Psicologia e áreas afins (APA).

5. Conhecer as várias etapas do processo de submissão de manuscrito a publicação, incluindo a revisão e ressubmissão, e ser capaz de as concretizar (em particular, elaborar cartas ao Editor e resposta aos Revisores).

Resultados de aprendizagem e competências

Os objectivos foram definidos de modo operacional, sendo equivalentes aos resultados de aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A escrita científica e o valor da clareza.
Comparação com outros tipos de escrita (e.g., escrita literária e escrita académica em geral).

O processo de comunicação científica, incluindo a revisão de trabalhos submetidos à apreciação de pares. A ciência aberta e a partilha de dados e téncicas analíticas.

Formas de comunicação científica. Ênfase em artigo de investigação empírica.

Análise detalhada, com exercícios de escrita real, dos seguintes aspectos da escrita científica:
- esquema geral e plano de conteúdos
- abstract ou resumo
- secções de Introdução, Método, Resultados, Discussão e Referências
- processo de submissão e revisão ("cover letters", ou cartas de submissão e de revisão/resubmissão).

Bibliografia Obrigatória

American Psychological Association; Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-4338-0561-8

Observações Bibliográficas

Sternberg, R. J. & Sternberg, K. (2010). The psychologist's companion. A guide do writing scientific papers for students and researchers. Cambridge: Cambridge University Press.


Supplementary readings:




Ramón y Cajal, S. (1998). Advice for a young investigator. Cambridge, MA: MIT Press. (Original publicado em 1897)

Strunk, W. & White, E. B. (1979). The elements of style (3rd ed.). New York: Macmillan.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões semanais de grupo, parte em formato aula (lecture) e parte em formato exercícios e oficinas de escrita, e sessões tutoriais entre estudantes e professor.

Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados os materiais relevantes para o seminário, incluindo os guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis.

Acesso como visitante com senha “ visitaSEC “.

Software

Socrative Student
Moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho escrito 108,00
Total: 264,00

Obtenção de frequência

As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade. É requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% das sessões presenciais realizadas.

É obrigatória a apresentação de pelo menos dois trabalhos escritos parcelares para avaliação formativa qualitativa (feedback). Pormenores a esclarecer nas sessões presenciais e/ou no curso online.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final. É obrigatória a apresentação de pelo menos dois trabalhos escritos parcelares para avaliação formativa qualitativa, e de um manuscrito de artigo completo para avaliação final.

Ponderação para a avaliação final: artigo completo 90%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.

Tendo em conta o carácter monográfico da avaliação, não é possível avaliação suplementar para melhoria de nota.

Melhoria de classificação

Dada a natureza do trabalho realizado, que cabe na tipologia de projecto, a melhoria de classificação não é possível.

Observações

Situações especiais serão apreciadas caso a caso.

Eventuais ajustes determinados pelas condições ligadas a covid-19 poderão vir a ser necessários.

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