Empowerment e Participação Social
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 21-09-2020 a 19-12-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
16 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Analisar criticamente as tendências atuais das políticas públicas na área da saúde e da doença, refletindo e analisando as respostas institucionais e os desafios à construção de uma cidadania inclusiva;
- Problematizar as conceções de saúde e de doença e as respostas educativas e sociais, tendo presente a diversidade cultural e social numa perspetiva histórica;
- Identificar os princípios e valores subjacentes ao conceito de empoderamento e as suas implicações para a intervenção em saúde, com especial atenção às questões da doença mental;
- Reconhecer o potencial da intervenção comunitária em saúde e conhecer projetos nesta área;
- Ser capaz de desenhar projetos de intervenção comunitária em saúde, numa perspetiva de empoderamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Visa-se promover conhecimentos e competências sobre os conceitos de cidadania e empoderamento e as suas implicações para o desenho de intervenções na área da saúde, em especial no campo da saúde comunitária.
Pretende-se, ainda, desenvolver capacidades de análise e reflexão crítica sobre as políticas públicas na área da saúde e da doença, bem como os dispositivos correntes de intervenção.
Finalmente, espera-se favorecer capacidades de desenho de projetos de intervenção comunitária em saúde, numa perspetiva de empoderamento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
- A construção social, histórica e política das definições de saúde e doença.
- Políticas públicas na área da saúde, com especial enfoque nas doenças crónicas e na doença mental.
- Da inclusão e da medicalização para pensar os desafios da experiência com doença mental.
- O conceito de empoderamento e as suas implicações para a intervenção em saúde.
- .A intervenção comunitária em saúde: da teoria à prática.
Bibliografia Obrigatória
Georges Canguilhem;
The^normal and the pathological. ISBN: 978-0-942299-59-5
Carapinheiro, G. (2010). ; Equidade, Cidadania e Saúde: Apontamentos para uma Reflexão Sociológica. Alicerces, 3, 57-64.
Conrad, P. (2007). ; The Medicalization of Society. The John Hopkins University Press.
Conrad, P.; Bandini, J. (2015). ; Mental Illness as a Form of Deviance. Historical Notes and Contemporary Directions In Erich Goode (ed.) The Handbook of Deviance. John Wiley & Sons, Inc.
Goffman Erving;
Stigma. ISBN: 978-0-14-012475-0
Isabel Menezes;
Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
Menezes, I.; Loja, E.; Teixeira, P. (Eds.) (2014). ; In/capacidade e in/diferença: do indivíduo deficiente à sociedade incapacitante: justiça social, cidadania e autonomia das pessoas incapacitadas. Porto: CIIE.
Pais, S. C.; Menezes, I. & Nunes, J. A. (2016). ; Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação. Cadernos de Saúde Pública, 32(9), 1-10.
Silva, L. & Alves, F.; Compreender as racionalidades leigas sobre saúde e doença, Pihysis, 21 (4): 1207-1229, 2011
Silva, L.; Socio-Antropologia da Saúde - sociedade, cultura e saúde/doença, Lisboa: Universidade Aberta, 2004
Sontag, S. (2009). ; A doença como metáfora. A Sida e as suas metáforas. Lisboa: Quetzal.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição e discussão de projetos de intervenção comunitária.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 na avaliação final.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é obtida através da fórmula:
- 40% para apresentação e discussão de projetos (artigos) de intervenção em saúde mental, que permitam refletir de forma crítica e fundamentada os conteúdos da UC.
- 60% exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
A melhoria é efetuada segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle.
Este Mestrado é lecionado com a colaboração da ESTS-IPP; esta bibliografia pode ser encontrada nessa Escola.
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente [T] desta UC decorrerá parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos