Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P700
Mapa das Instalações

Intervenção Psicológica em Contextos Educativos

Código: P700     Sigla: IPCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 21 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Prática e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima 2,00
Prática e Laboratorial Totais 1 1,50
Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-11-16.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Conhecer o sistema educativo  e os principais desafios para os vários envolvidos, bem como documentos legais que enquadram a prática da psicologia em contextos educativos.
Elaborar planos de atividades na área da psicologia escolar.
Identificar boas práticas e dimensões de qualidade dos sistemas educativos
Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica em contextos educativos formais e informais para recolher informação relevante em termos psico-educacionais, respeitando os princípios éticos subjacentes.
Identificar diferentes alvos e objetivos da intervenção psico-educacional.
Planear intervenções psico-educacionais em diferentes níveis e contextos.
Desenvolver competências de cariz pessoal, social e ético adequadas à prática da Intervenção psicológica em contextos educacionais.


Resultados de aprendizagem e competências

 

Os estudantes deverão ser capazes de

Demonstrar conhecimento de conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.

Identificar investigação relevante no domínio.

Analisar criticamente o sistema educativo e sua organização,   identificando os principais objetivos e desafios para a prática da psicologia

Identificar as tarefas e desafios do psicólogo educacional nos diferentes contextos educativos e nos diferentes niveis de ensino
 
Elaborar, de forma escrita, um plano de actividades completo adequado a um contexto educacional específico, planeando intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas.

Apresentar e justificar adequadamente o referido plano de atividades

Avaliar uma criança em idade pré-escolar utilizando um teste de despiste, e elaborar o respectivo relatório demonstrando respeito pelos princípios éticos subjacentes.


 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Teorias e modelos que fundamentam a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Psicologia educacional e escolar - perspectiva histórica. Contextos educativos formais e informais. Escola, familia e comunidade - vértices do triangulo cujo centro é a criança.
A escola - contexto ecológico e social de desenvolvimento.
2. O psicólogo escolar e as suas atribuições no sistema de ensino. Desafios presentes e futuros.
3. Educação pré-escolar. Modelos de intervenção e curriculos. Promoção da qualidade em educação de infância.
4. Avaliação. Introdução ao despiste pré-escolar: porquê, quando, como. Estudo e aplicação de um instrumento de despiste. O relatório de avaliação: forma e conteúdos.
5. Anos escolares. Trabalho com professores. Gestão da sala e gestão do processo instructivo. Parceria com professores
6. Família como contexto educativo. A qualidade do ambiente familiar em crianças e adolescentes – modelos, conceitos, instrumentos. Relevância da parentalidade positiva. Como a implementar junto dos pais.
7. Intervenção Psicológica em contexto universitário. 

Bibliografia Obrigatória

Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 978-0-471-27287-8
Meece Judith L. 340; Handbook of research on schools, schooling, and human development. ISBN: 978-0-8058-5948-5
ULL; Journal of educational psychology
Meece Judith L. 340; Handbook of research on schools, schooling, and human development. ISBN: 978-0-8058-5948-5
Gupta Rajinder M. ed. lit.; Intervention with children. ISBN: ISBN 0-415-00791-7
Berliner David C.; Handbook of educational psychology. ISBN: ISBN 0-02-897089-6
ULL; Early childhood research quarterly. ISBN: 0885-2006

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional será fornecida a par e passo pelo professor, estando referida nos slides de cada aula/Aditional bibliographic references will be given by teacher along the semester, referred in the slides provided for each class.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas com debate final de ideias Trabalho em pequeno grupo para leitura, análise e discussão de textos, preparar o trabalho de campo e para contacto com instrumentos de avaliação. Orientação/supervisão na preparação de actividades práticas no terreno (entrevista a psicólogos, aplicação de teste de despiste pré-escolar, avaliação do ambiente familiar). Análise e planeamento de intervenções através de simulações. Sínteses, reflexões e resumos escritos sobre temas ou textos propostos pela docente. Vídeos. Formação e treino na cotação de instrumentos para avaliação e sua utilização orientada em contexto educativo e familiar. Apresentações feitas pelos estudantes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 24,00
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 8,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica participação dos estudantes em 3/4 das aulas efectivamente leccionadas e a realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre. Relativamente a cada trabalho de grupo é solicitado um relatório. Podera solicitada aos estudantes a avaliação pessoal do seu próprio trabalho, a nivel individual e grupal.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base na avaliação obtida nos trabalhos solicitados ao longo do semestre, (60%)  a participação presencial, e nota obtida no exame final (ponderação de 40%). A participação presencial inclui presença física e envolvimento ativo do estudante sempre que possivel e adequado.
As notas serão sempre atribuídas numa escala de 1 a 20. 
Nenhuma das notas parciais obtidas nos trabalhos pode ser inferior 10 valores.
Para obter aprovação na UC, o estudante deverá obter uma nota média mínima de 10 valores, e uma nota não inferior a 10 valores no exame final escrito.

Provas e trabalhos especiais

Poderão ser solicitadas aos estudantes pequenas sinteses no final das aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar os relatórios e os trabalhos escritos solicitados. A ponderação de cada componente de avaliação será definida pelo docente no inicio do ano letivo com cada estudante em função do seu perfil. Os estudantes com estatutos especiais deverão contactar a docente na primeira aula, para definirem os parâmetros de avaliação e sua exequibilidade. Poderá haver lugar para uma avaliação diversificada no caso de estudantes Erasmus.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota só poderá fazer-se na componente de exame escrito, mantendo-se as notas obtidas nos trabalhos escritos e a mesma formula de ponderação. A obtenção de melhoria relativamente à nota em qualquer um dos trabalhos escritos ao longo do semestre pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes dos mesmos.

Observações

A UC inclui atividades para as quais a licenciatura em Psicologia é pre-requisito. Nao será permitida a realização de algumas das atividades previstas a estudantes de outros dominios. Os estudantes que não dominem a lingua portuguesa poderão ter algumas restrições nas tarefas práticas.
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente TP desta UCdecorrerá totalmente à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos."
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 11:35:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias