Código: | P700 | Sigla: | IPCE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 21 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Prática e Laboratorial: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima | 2,00 | ||
Prática e Laboratorial | Totais | 1 | 1,50 |
Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima | 1,50 |
Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Conhecer o sistema educativo e os principais desafios para os vários envolvidos, bem como documentos legais que enquadram a prática da psicologia em contextos educativos.
Elaborar planos de atividades na área da psicologia escolar.
Identificar boas práticas e dimensões de qualidade dos sistemas educativos
Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica em contextos educativos formais e informais para recolher informação relevante em termos psico-educacionais, respeitando os princípios éticos subjacentes.
Identificar diferentes alvos e objetivos da intervenção psico-educacional.
Planear intervenções psico-educacionais em diferentes níveis e contextos.
Desenvolver competências de cariz pessoal, social e ético adequadas à prática da Intervenção psicológica em contextos educacionais.
Os estudantes deverão ser capazes de
Demonstrar conhecimento de conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Identificar investigação relevante no domínio.
Analisar criticamente o sistema educativo e sua organização, identificando os principais objetivos e desafios para a prática da psicologia
Identificar as tarefas e desafios do psicólogo educacional nos diferentes contextos educativos e nos diferentes niveis de ensino
Elaborar, de forma escrita, um plano de actividades completo adequado a um contexto educacional específico, planeando intervenções psico-educacionais ao nível do indivíduo, escola e família adequadas às necessidades identificadas.
Apresentar e justificar adequadamente o referido plano de atividades
Avaliar uma criança em idade pré-escolar utilizando um teste de despiste, e elaborar o respectivo relatório demonstrando respeito pelos princípios éticos subjacentes.
1. Teorias e modelos que fundamentam a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Psicologia educacional e escolar - perspectiva histórica. Contextos educativos formais e informais. Escola, familia e comunidade - vértices do triangulo cujo centro é a criança.
A escola - contexto ecológico e social de desenvolvimento.
2. O psicólogo escolar e as suas atribuições no sistema de ensino. Desafios presentes e futuros.
3. Educação pré-escolar. Modelos de intervenção e curriculos. Promoção da qualidade em educação de infância.
4. Avaliação. Introdução ao despiste pré-escolar: porquê, quando, como. Estudo e aplicação de um instrumento de despiste. O relatório de avaliação: forma e conteúdos.
5. Anos escolares. Trabalho com professores. Gestão da sala e gestão do processo instructivo. Parceria com professores
6. Família como contexto educativo. A qualidade do ambiente familiar em crianças e adolescentes – modelos, conceitos, instrumentos. Relevância da parentalidade positiva. Como a implementar junto dos pais.
7. Intervenção Psicológica em contexto universitário.
Exposições teóricas com debate final de ideias Trabalho em pequeno grupo para leitura, análise e discussão de textos, preparar o trabalho de campo e para contacto com instrumentos de avaliação. Orientação/supervisão na preparação de actividades práticas no terreno (entrevista a psicólogos, aplicação de teste de despiste pré-escolar, avaliação do ambiente familiar). Análise e planeamento de intervenções através de simulações. Sínteses, reflexões e resumos escritos sobre temas ou textos propostos pela docente. Vídeos. Formação e treino na cotação de instrumentos para avaliação e sua utilização orientada em contexto educativo e familiar. Apresentações feitas pelos estudantes
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 0,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 24,00 |
Estudo autónomo | 74,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de campo | 8,00 |
Total: | 162,00 |
A obtenção de frequência implica participação dos estudantes em 3/4 das aulas efectivamente leccionadas e a realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre. Relativamente a cada trabalho de grupo é solicitado um relatório. Podera solicitada aos estudantes a avaliação pessoal do seu próprio trabalho, a nivel individual e grupal.
A classificação final será calculada com base na avaliação obtida nos trabalhos solicitados ao longo do semestre, (60%) a participação presencial, e nota obtida no exame final (ponderação de 40%). A participação presencial inclui presença física e envolvimento ativo do estudante sempre que possivel e adequado.
As notas serão sempre atribuídas numa escala de 1 a 20.
Nenhuma das notas parciais obtidas nos trabalhos pode ser inferior 10 valores.
Para obter aprovação na UC, o estudante deverá obter uma nota média mínima de 10 valores, e uma nota não inferior a 10 valores no exame final escrito.
Poderão ser solicitadas aos estudantes pequenas sinteses no final das aulas.
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar os relatórios e os trabalhos escritos solicitados. A ponderação de cada componente de avaliação será definida pelo docente no inicio do ano letivo com cada estudante em função do seu perfil. Os estudantes com estatutos especiais deverão contactar a docente na primeira aula, para definirem os parâmetros de avaliação e sua exequibilidade. Poderá haver lugar para uma avaliação diversificada no caso de estudantes Erasmus.
A melhoria de nota só poderá fazer-se na componente de exame escrito, mantendo-se as notas obtidas nos trabalhos escritos e a mesma formula de ponderação. A obtenção de melhoria relativamente à nota em qualquer um dos trabalhos escritos ao longo do semestre pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes dos mesmos.