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Psicologia do Trabalho

Código: P501     Sigla: PT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 161 Plano Oficial 3 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Zulmira Carvalho dos Santos Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 3,00
Marta Zulmira Carvalho dos Santos 1,50
Liliana Maria da Silva Cunha 1,50
Teorico-Prática Totais 2 1,00
Liliana Maria da Silva Cunha 0,50
Marta Zulmira Carvalho dos Santos 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Conhecimento dos fundamentos históricos do quadro teórico e do projeto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea: premissas e desenvolvimento da sociedade industrial; sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho; evolução das formas e processos de trabalho;

2. Conhecimento e compreensão de um projeto específico de desenvolvimento da psicologia do trabalho; dos seus fundamentos epistemológicos; das suas relações com a ergonomia;

3. Compreensão dos conceitos fundamentais ao nível da intervenção em psicologia do trabalho;

4. Capacidade de compreender e situar teórica e epistemologicamente diferentes pontos de vista sobre a “mesma realidade”, enquanto elemento essencial à comunicação eficaz e à ação coerente no seio de equipas multidisciplinares.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade análise e compreensão da evolução do tipo de pedidos colocados à psicologia do trabalho ao longo da história;

2. Capacidade de compreensão da especificidade do projeto da psicologia do trabalo de intervenção sobre as condições do trabalho tendo em vista a preservação da saúde do trabalhador;

3. Capacidade para a produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;

4. Capacidade de  compreensão do ponto de vista dos interlocutores.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Fundamentos do quadro teórico e do projeto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea: 1. Sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho;
2.Evolução das formas e processos de trabalho.

II. A psicologia do trabalho contemporânea: especialização e pluridisciplinariedade.
1. Da ciência psicológica à psicologia do trabalho;
2. A Interligação entre psicologia do trabalho e ergonomia: definição progressiva de conceitos base;
3. Metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho.

III. Algumas abordagens em desenvolvimento: a contribuição da psicologia do trabalho na conceptualização, análise e intervenção em diversas áreas:
1. Prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde no trabalho;
2. A formação profissional;
3. Sistemas de emprego e desenvolvimento local.

Bibliografia Obrigatória

Laboreal, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. ISBN: ISSN 1646-5237 (http://laboreal.up.pt/start.php)
ULL; Sociologie du Travail. ISBN: ISSN 0038-0296
Le Travail Humain, Presses Universitaires de France
ULL; Education permanente. ISBN: 0339-7513
Análise Social, Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. ISBN: ISSN 0003-2573
Barros Duarte, C. & Lacomblez, M. ; Saúde no trabalho e discrição das relações sociais, Laboreal, 2006. ISBN: 1646-5237
Clot Yves; A^função psicológica do trabalho. ISBN: 85-326-3333-1
Dejours Christophe; O^fator humano. ISBN: 85-225-0221-8
Guerin F. 070; Comprendre le travail pour le transformer. ISBN: 2-903540-85-3
Santos, M. & Lacomblez, M. ; O que faz o medo de aprender na zona de desenvolvimento proximal?, Laboreal, 2007. ISBN: ISSN 1646-5237
Vasconcelos, R. & Lacomblez, M.; Análise guiada do trabalho e desenvolvimento de competências profissionais: Contributos, reflexões e desafios, Cadernos de consulta psicológica, 17/18, 295-304, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas, ilustradas, sempre que possível, com casos práticos. Esta disciplina está organizada em função dos objetivos de aquisição de conhecimentos sobre o quadro teórico da psicologia do trabalho e do conhecimento e exercício de metodologias de investigação.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia industrial > Ergonomia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas não estão sujeitas à verificação da assiduidade. A avaliação teórica será feita através de exame teórico (na plataforma Moodle) a realizar nas épocas de avaliação vigentes. Para ser aprovado, deverá ter uma classificação final de pelo menos 10 valores em 20 possíveis. Se faltar ao momento da avaliação ou não obtiver a classificação mínima definida acima o aluno não terá aproveitamento à disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

Um exame final 100%

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a equipa docente no início da UC.

 

Melhoria de classificação

Para melhoria da classificação final obtida, o aluno poderá repetir uma única vez o exame, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente teórica desta UC decorrerá à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.
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