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Neuropsicologia do Envelhecimento

Código: MTP16     Sigla: NE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 16-09-2019 a 20-12-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=881
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 8 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do envelhecimento, e de identificar as suas principais características.

2. Conhecer aspectos selecionados de mudanças associadas à idade em processos perceptivos, mnésicos, intelectuais e emocionais, e saber interpretá-las através de análise cognitiva e observação comportamental.

3. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) sobre envelhecimento numa perspectiva neuropsicológica.

4. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o seu próprio exercício profissional, quando aplicável.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objectivos acima foram  definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados da aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento da língua inglesa (escrita).

Programa

Enquadramento: perspectiva neuropsicológica e envelhecimento.

Um instrumento conceptual útil: a modelação causal.

Principais mudanças associadas à idade.
Processos perceptivos.
Memória. Inteligência.
Processamento emocional.

Principais síndromes neuropsicológicas associadas ao envelhecimento.
Défice cognitivo ligeiro.
Doença de Alzheimer.
Outras (doença de Parkinson, doença de Huntington).

O outro lado da moeda: plasticidade cerebral e aprendizagem ao longo da vida.
Longevidade e melhoramento cognitivo.



Bibliografia Obrigatória

Patrick Rabbitt; The aging mind. An owner's manual., Routledge, 2015. ISBN: 978-1-138-81238-3
Ravdin, L.D. & Katzen, H. L. ; Handbook on the Neuropsychology of Aging and Dementia., Springer, 2013. ISBN: 978-1461491408

Observações Bibliográficas


Em cada aula, são recomendados artigos recentes sobre temáticas específicas publicados em revistas científicas de reconhecido mérito.

Recent articles on selected topics published in high profile journals will also be recommended in each lecture.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões semanais de grupo com duas secções: parte expositiva e parte seminário (apresentação e discussão artigos de investigação experimental e de casos clínicos; recensão).

Sessões tutoriais entre estudantes e professor para preparar as recensões.

Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis. Acesso como visitante com senha “ visitaNE “.



Software

Moodle
Socrative Student

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho escrito 16,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade, sendo requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% delas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final. É obrigatória a apresentação de duas recensões escritas (máximo 750 palavras cada), e de 4 reflexões curtas sob a forma de Pensar Pós-Seminário ao longo do semestre (os PPS; máximo 200 palavras cada).

Ponderação para a classificação final: recensões 20% + 20%; pensar pós-seminário 50%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais serão discutidas caso a caso com o professor.

Melhoria de classificação

Tratando-se de uma avaliação que não é por exame, não há modalidade de melhoria de classificação no ano em que a classificação é obtida.

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