Código: | MTP16 | Sigla: | NE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=881 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MTP | 8 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do envelhecimento, e de identificar as suas principais características.
2. Conhecer aspectos selecionados de mudanças associadas à idade em processos perceptivos, mnésicos, intelectuais e emocionais, e saber interpretá-las através de análise cognitiva e observação comportamental.
3. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) sobre envelhecimento numa perspectiva neuropsicológica.
4. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o seu próprio exercício profissional, quando aplicável.
Os objectivos acima foram definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados da aprendizagem.
Enquadramento: perspectiva neuropsicológica e envelhecimento.
Um instrumento conceptual útil: a modelação causal.
Principais mudanças associadas à idade.
Processos perceptivos.
Memória. Inteligência.
Processamento emocional.
Principais síndromes neuropsicológicas associadas ao envelhecimento.
Défice cognitivo ligeiro.
Doença de Alzheimer.
Outras (doença de Parkinson, doença de Huntington).
O outro lado da moeda: plasticidade cerebral e aprendizagem ao longo da vida.
Longevidade e melhoramento cognitivo.
Em cada aula, são recomendados artigos recentes sobre temáticas específicas publicados em revistas científicas de reconhecido mérito.
Recent articles on selected topics published in high profile journals will also be recommended in each lecture.
Sessões semanais de grupo com duas secções: parte expositiva e parte seminário (apresentação e discussão artigos de investigação experimental e de casos clínicos; recensão).
Sessões tutoriais entre estudantes e professor para preparar as recensões.
Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis. Acesso como visitante com senha “ visitaNE “.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho de investigação | 40,00 |
Trabalho escrito | 16,00 |
Total: | 162,00 |
As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade, sendo requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% delas.
A avaliação é distribuída sem exame final. É obrigatória a apresentação de duas recensões escritas (máximo 750 palavras cada), e de 4 reflexões curtas sob a forma de Pensar Pós-Seminário ao longo do semestre (os PPS; máximo 200 palavras cada).
Ponderação para a classificação final: recensões 20% + 20%; pensar pós-seminário 50%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.
Situações especiais serão discutidas caso a caso com o professor.
Tratando-se de uma avaliação que não é por exame, não há modalidade de melhoria de classificação no ano em que a classificação é obtida.