Acolhimento e Adoção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 29-05-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
11 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC pretende preparar os estudantes para a intervenção na área do acolhimento de crianças e jovens em perigo e da adoção.
Pretende-se que os estudantes:
- Conheçam o quadro legal que regula o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, com particular incidência nas medidas de colocação extrafamiliar (acolhimento familiar e residencial) e na adoção;
- Compreendam o impacto de fatores culturais e históricos no sistema de proteção e reconheçam os princípios éticos e deontológicos que devem nortear a intervenção nesta área;
- Conheçam os principais modelos teóricos e os resultados da investigação recente, nacional e internacional, na área do acolhimento familiar e residencial e da adoção;
- Identifiquem indicadores de qualidade do acolhimento quer em contexto institucional quer em contexto familiar;
- Tenham contactado com estratégias positivas cientificamente validadas de intervenção em contexto de acolhimento de crianças e jovens em perigo;
- Sejam capazes de intervir nos diferentes momentos do processo de adoção, junto dos pais, desde a avaliação de capacidades e preparação à parentalidade adotiva, até ao acompanhamento e intervenção especializada em pré-adoção e pós-adoção;
- Conheçam as especificidades do processo desenvolvimento e da história de vida típica de crianças que chegam à adoção, identifiquem as necessidades e características próprias destas crianças e dominem estratégias de intervenção ao longo de todo o processo de adoção, desde a preparação para a filiação adotiva até ao acompanhamento na integração e pertença à família e em resposta a necessidades específicas que vão emergindo ao longo do desenvolvimento nos diferentes contextos de vida da pessoa adotada.
Resultados de aprendizagem e competências
Como resultados de aprendizagem desta UC espera-se que os estudantes adquiram:
- Domínio do quadro legal que regula o sistema de proteção Português e dos requisitos éticos presentes;
- Domínio dos modelos teóricos e resultados da investigação recente relativa à adoção, acolhimento residencial e familiar, nacional e internacional
- Domínio de competências para intervir no âmbito da adoção, acolhimento residencial e familiar
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- O Sistema de promoção e proteção da criança e jovem em risco, no quadro legal Português. A Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo 147/99 e sucessivas revisões. Princípios éticos e deontológicos requeridos na intervenção na proteção da criança. Impacto de fatores históricos e culturais.
- Medidas de proteção de colocação extrafamiliar: acolhimento familiar e acolhimento residencial. Análise institucional das respostas de acolhimento. Dados estatísticos relativos a Portugal. Descrição histórica e perspetivas de futuro. Qualidade do acolhimento residencial. Conceito de qualidade entendido como a adequação entre serviços prestados e características e necessidades de crianças e jovens em acolhimento. Modelos de intervenção e boas práticas.
- Revisão da investigação sobre experiências de acolhimento residencial e o impacto do acolhimento no desenvolvimento e bem-estar da criança e jovem acolhido. Fatores de risco e de proteção. Implicações da investigação nas práticas profissionais e na definição de políticas.
- Revisão da investigação sobre adoção. A adoção como “experiência natural” possibilitando o estudo de trajetórias atípicas de desenvolvimento e como “intervenção natural de sucesso” possibilitando a recuperação desenvolvimental.
- Ciclo de vida da família adotiva – identificação de necessidades e tarefas desenvolvimentais. Especificidades do desenvolvimento da pessoa adotada: recuperação desenvolvimental; vinculação aos pais adotantes; construção da identidade; (in)competência emocional e social.
- Parentalidade adotiva: Comunalidades da parentalidade e especificidades da adoção. A comunicação familiar acerca da adoção e passado da criança – revisão de investigação. Intervenção na comunicação na família e extrafamiliar sobre a adoção e o passado. Modelos teóricos e estratégias de intervenção na família, na escola e noutros contextos de vida da pessoa adotada.
- Transição à filiação por adoção. Características e necessidades da criança em situação de adotabilidade. Preparação para a adoção. Modelos teóricos e programas de intervenção.
- A intervenção psicológica ao longo do processo de adoção: formas e contextos.
Bibliografia Obrigatória
Brodzinsky, D.M. & Palacios, J. ; Psychological issues in adoption: Research and practice., Westport: Praeger, 2005
Brodzinsky David M. 340;
The^psychology of adoption. ISBN: 0-19-504892-X
Amoros, P.M. & Palacios, J. ; Acogimiento familiar, Madrid: Alianza Editorial, 2004
Del Valle, J. & Fuertes, J. ; El Acogimiento residencial en la protección a la infancia, Piramide, 2000
Mccall, R., Van Ijzendoorn, M. Juffer. F., Groark, C. & Groza, V. ; Children without permanent parents: Research, practice, and policy .Monographs of the SRCD, 76 (4)., 2011
Wrobel, G.M. & Neil, E.; International advances in adoption research for practice. , Wiley-Blackwell, 2009
LOIZAGA, FELIX LATORRE ; ADOPCION HOY: NUEVOS DESAFIOS, NUEVAS ESTRATEGIAS, MENSAJERO, 2010. ISBN: 9788427131422
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino utilizadas incluem:
- exposição
- animação de debates em torno de temáticas específicas, bem como de reflexão sobre trabalhos de revisão de investigação conduzidos pelos alunos.
- metodologias ativas, experienciais através das quais se pretende que os estudantes adquiram competências específicas de intervenção nos contextos de adoção e do acolhimento residencial
- realização de trabalhos de observação e acompanhamento da prática profissional na área.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho escrito |
28,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP
http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação inclui a realização de um exame final de aquisição de conhecimentos (60%) e é distribuída ao longo do semestre avaliada através da participação presencial (10%) e da realização de trabalho escrito (30%).
A participação presencial é avaliada através de pequenos trabalhos realizados em contexto de aula. O trabalho escrito é realizado individualmente e consiste num ensaio escrito de análise de um filme ou cena de filme, tendo em conta os conteúdos programáticos da UC e numa perspetiva de utilização desse material com objetivos de formação quer junto de pais, filhos ou profissionais da área do Acolhimento e Adoção
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto de estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de realizar trabalho equivalente ao realizado nas aulas, bem como o trabalho escrito, para além do exame escrito final.
O estudante deverá contatar a docente no início do semestre, a fim de melhor definir as possibilidades de substituição destes trabalhos.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação pode ser conseguida através da repetição do exame final que constitui 60% do total e é regulada pelo art.º 11º ou "... de uma única vez, numa das duas épocas de exame imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto."