Família e Desenvolvimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 16-09-2019 a 20-12-2019)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
12 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC pretende contribuir para a formação científica de técnicos na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para:
- O papel do contexto social e histórico na determinação das vivências das famílias
- O papel da família na determinação do desenvolvimento e ajustamento das crianças
- A complexidade das interações pais-filhos e seu impacto no desenvolvimento e ajustamento das crianças
- A parentalidade positiva
- Os níveis de intervenção na parentalidade
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
- Discutir o funcionamento familiar e o comportamento parental com base nos modelos teóricos mais pertinentes
- Discutir os efeitos moderadores das características das crianças na relação entre a parentalidade e o desenvolvimento e ajustamento das crianças
- Refletir sobre a relação entre acções, cognições e emoções parentais
- Identificar os princípios da parentalidade positiva
- Identificar as especificidades da parentalidade maltratante
- Posicionar as famílias em distintos níveis de intervenção na parentalidade de acordo com as suas necessidades específicas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Família e sociedade
- Modelo bioecológico do desenvolvimento humano
- Modelos teóricos que enquadram a parentalidade positiva
- Teoria da vinculação
- Modelo sociogenético
- Qualidade do contexto familiar
- Comportamentos educativos parentais
- Estilos educativos e práticas educativas
- Efeito moderador do temperamento das crianças
- Cognições e emoções parentais
- Teoria da atribuição
- Meta-emoção parental
- Princípios da parentalidade positiva
- Intervenção na parentalidade.
Bibliografia Obrigatória
Cruz Orlanda;
Parentalidade. ISBN: 978-989-8148-83-4
Bornstein Marc H. 340;
Handbook of parenting. ISBN: 0-8058-3778-7 (vol.1)
Asmussen Kirsten;
The^evidence-based parenting practitioner.s handbook. ISBN: 978-0-415-60993-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. Expositivo
. Discussão de situações problemáticas
. Discussão de trabalhos realizados durante a semana
. Dramatizações e simulações
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
96,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
6,00 |
Trabalho escrito |
6,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar os trabalhos escritos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
Exame – 60%
Trabalhos escritos – 30%
Participação presencial – 10%
Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada componente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de realizar o trabalho escrito e participar na sua apresentação oral, bem como realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. O estudante deverá portanto contatar a docente no início do semestre.
Melhoria de classificação
Apenas se aplica à componente "exame final" e deverá ser realizada numa das duas épocas imediatamente subsequentes aquela em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto.