Código: | P707 | Sigla: | QAPCD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/UCURR_GERAL.FICHA_UC_VIEW?pv_ocorrencia_id=406096 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 35 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
MTP | 4 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a prostituição, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.
-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a delinquência juvenil e os comportamentos anti-sociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.
1.Questões concetuais aprofundadas relativas a noções como as de comportamento desviante, personalidade criminal, perigosidade, entre outras. Perspectivas positivistas e construcionistas sobre o comportamento desviante.
2. Principais correntes teóricas psicológicas e criminológicas explicativas da violência e do crime. Principais correntes teóricas psicológicas e criminológicas explicativas do uso de drogas e das toxicodependências e suas relações com o crime.
3.Prostituição e outras formas de trabalho sexual
4. A delinquência juvenil. Crime de colarinho branco e crimes corporativos.
5. O uso e dependência de substâncias psicoativas. Epidemiologia do abuso de drogas. A investigação psicológica sobre as drogas.
6. Aplicações e contributos da psicologia do comportamento desviante para o sistema de justiça, aos níveis da investigação criminal, peritagem psicológica forense, psicologia do testemunho, intervenção psicológica e reinserção social.
Aulas de exposição de conteúdos pelos docentes. Apresentações feitas por especialistas convidados. Debates sobre os conteúdos expostos a partir de pesquisas efetuadas pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Teste | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 18,00 |
Total: | 162,00 |
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação. Assim:
- Dois testes distribuídos ao longo de semestre (ponderação de 75%)
- Trabalho em grupo (ponderação de 25%)
Em cada uma das componentes de avaliação, o estudante deve obter um mínimo de 8 valores. Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.
Sendo a finalidade central desta Unidade Curricular preparar o estudante para adquirir uma compreensão aprofundada sobre os fenómenos do comportamento desviante, procura-se, numa primeira fase, transmitir um conjunto de conhecimentos sobre conceitos teorias e resultados da investigação sobre o comportamento desviante recorrendo preferencialmente a aulas de exposição de conteúdos, debates sobre os conteúdos expostos e trabalhos de grupo.