Código: | P811 | Sigla: | RN |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 20 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
MTP | 7 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica. Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica. Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, seleccionando e aplicando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais Intervir de forma holística no indivíduo, tendo em conta o contexto. Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados. Conhecer e aplicar os princípios da gestão de casos.
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica. Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica. Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, seleccionando e aplicando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais Intervir de forma holística no indivíduo, tendo em conta o contexto. Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados. Conhecer e aplicar os princípios da gestão de casos.
I. Aspectos conceptuais 1.1. Lesão cerebral e teorias da reabilitação. 1.2.. Princípios e práticas da reabilitação neuropsicológica. 1.3. Perspectivas holísticas e focalizadas da reabilitação. 1.4. Desenho de programas de reabilitação ajustados às disfunções-necessidades individuais e orientados para objectivos. II. Temas práticos 2.1. Reabilitação das funções cognitivas: atenção, memória, funções executivas, linguagem e comunicação 2.2. Reabilitação em populações especiais: crianças, idosos, traumatismos crânio-encefálicos, esquizofrenia 2.3. Temas especiais em reabilitação: psicoterapia, ansiedade e depressão 2.4. Implementação de programas de reabilitação 2.5. Intervenção focalizada nas (dis)funções 2.6. Gestão comportamental 2.7. Intervenção na família e no meio eco-social 2.8. Avaliação de programas de reabilitação e gestão de casos.
Aulas expositivas. Seminários. Discussão de casos clínicos. Exploração de materiais, estratégias e programas de reabilitação. Experiências de observação. Contacto com profissionais em reabilitação neuropsicológica. Recursos online.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 48,00 |
Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
A avaliação da unidade curricular é efectuada com base em duas componentes:
1. Trabalho escrito
(a) apresentação em aula (em grupo de 3/4 estudantes) de uma recensão sobre estratégias e materiais de reabilitação ou de um caso clínico. Esta apresentação em grupo valerá 30% da classificação final;
(b) realização de um trabalho escrito individual sobre uma das temáticas da Reabilitação Neuropsicológica apresentada no início do semestre. Este trabalho valerá 60% da classificação final.
2. A participação do estudante nas aulas terá um peso de 10% na classificação final. Entende-se por participação nas aulas o envolvimento através de participação ativa na discussão proposta em cada uma delas.
A classificação final corresponderá ao somatório dos valores obtidos em cada uma das duas componentes referidas. Os estudantes que não obtiverem aproveitamento através do regime de avaliação regular, terão oportunidade de reformular e melhorar o trabalho escrito individual em função do feedback do docente (componente 1b).
Não se prevêem provas nem trabalhos especiais.
Os trabalhadores-estudantes e outros estudantes que beneficiem de estatutos equiparáveis não estão obrigados ao regime de frequência às aulas, mas estão obrigados ao cumprimento do regime de avaliação aplicável aos demais estudantes. Serão fornecidas as justificações de presença nos momentos de avaliação legalmente exigíveis e, se necessário, podem ser acordadas datas e horas de avaliação compatíveis com os horários laborais.
A melhoria da classificação envolve a reinscrição na unidade curricular.