Introdução à Ética e Deontologia em Educação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
12 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre a dimensões ética em educação, quer no âmbito profissional quer no âmbito científico;
- Desenvolver o domínio de conceitos constitutivos da problemática em estudo;
- Compreender a ética e a deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais.
- Compreender e apreciar criticamente documentos orientadores da investigação em educação, como seja a Carta Ética da SPCE
- Desenvolver capacidades de análise de situações educativas numa perspectiva ética.
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre a dimensões ética em educação, quer no âmbito profissional quer no âmbito científico;
- Desenvolver o domínio de conceitos constitutivos da problemática em estudo;
- Compreender a ética e a deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais.
- Compreender e apreciar criticamente documentos orientadores da investigação em educação, como seja a Carta Ética da SPCE
- Desenvolver capacidades de análise de situações educativas numa perspectiva ética.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
1.Fundamentos da teoria da acção; O ser social como ser ético; A necessidade antropológica e social da ética.
2.A Ética e a Moral como construção social e como construtoras da realidade social e da identidade humana.
3.Ética e Educação: da ética aristocrática à ética meritocrática.
4.Ética e Deontologia profissional.
5.Ética e investigação em Ciências da Educação
Bibliografia Obrigatória
Magalhães João Baptista;
Horizontes da ética. ISBN: 978-972-36-1069-7
Monteiro Agostinhos dos Reis;
Deontologia das profissões da educação. ISBN: 972-40-2589-6
Monteiro Agostinho dos Reis;
Educação & deontologia. ISBN: 972-592-163-1
Monteiro Agostinho dos Reis;
Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. ISBN: 978-972-0-34959-0
Ferry Luc;
O^que é o homem?. ISBN: 972-41-3253-6
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Carta Ética. Instrumento de Regulação Ético Deontológica, 2014
Sarah Banks & Kirsten Nohr; Ética prática para as profissões do trabalho social , Porto Editora, 2008 (A obra existe no catálogo da Biblioteca mas o sistema não assumiu quando foi alterada a fuc)
Bibliografia Complementar
Le Bian, Christine; Les Grands problémes de l'Étique, Paris: Seuil, 1997
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Exposição.
Debate de casos
Leitura, apresentação e análise de textos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ética nas ciências sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Esta unidade curricular supõe a verificação da assiduidade para a obtenção de frequencia.
Fórmula de cálculo da classificação final
Para a obtenção da frequência considera-se cumulativamente:
a) o cumprimento da assiduidade
b) realização de um trabalho individual final.
Em caso de insucesso no trabalho individual na época normal, prevê-se a sua reformulação a entregar na época de recurso.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os /as estudantes cujo Estatuto Especial os dispensa da verificação da assiduidade devem, imperativamente, dar conhecimento da situação à docente, no início do semestre.
O mesmo ocorre para os/as estudantes que remetam a conclusão da uc na época especial de exames
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação
Observações
Nesta unidade curricular não se pratica o exame final mas a produção e entrega de um trabalho individual. A entrega do trabalho ocorre no período não lectivo.