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Psicologia e Emoções

Código: P825     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 68 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Leite Queirós Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 4,00
Cristina Maria Leite Queirós 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina pretende que os estudantes fiquem aptos a situar historicamente, caracterizar e compreender a importância das emoções no âmbito da Psicologia e do estudo do comportamento. Para tal, pretende:
- Descrever e compreender as diferentes teorias das emoções.
- Descrever e compreender as diferentes áreas de aplicação das emoções no estudo do comportamento.
- Conhecer e compreender a literatura científica mais relevante sobre a emoções.
- Ler, reflectir, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.
- Desenvolver a capacidade de aprendizagem autónoma.

Resultados de aprendizagem e competências

Situar historicamente as emoções no âmbito da Psicologia, e compreender a sua pertinência no estudo do comportamento e aplicação no quotidiano.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.Emoção e estados emocionais
1.1. Definição e distinção de outros conceitos como sentimento, humor, etc.

1.2. Breve descrição das principais teorias das emoções

1.3. Especificidades e limitações do estudo empírico das emoções

2.Áreas de aplicação do estudo das emoções

2.1. Testemunho e contexto forense: interferência das emoções na memória; emoções experienciadas/expressas por vítimas, arguidos e jurados.

2.2. Contextos de saúde e trabalho: inteligência emocional; cólera na condução; reconhecimento emocional na esquizofrenia a autismo; stress; stress pós-traumático e estados emocionais durante incidentes críticos; stress ocupacional e burnout.

2.3. Apresentação e discussão de estudos empíricos.

Bibliografia Obrigatória

Alves, S. Queirós, C., Marques, A.J., Oliveira, M. & Orvalho, V. ; Technological Interventions and Facial Emotional Recognition in Autism Spectrum Disorders. In C. Sousa & A. M. Oliveira (Eds.). Proceedings of the 14th European Conference on Facial Expression new challenges for research (pp. 151-157). , Coimbra: Institute of Cognitive Psychology, Social and Vocational Development, 2014
Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe, Psychologica, 61(1), 125-142. doi:10.14195/1647-8606_61-1_7, 2018
Blumenfield, M. & Ursano, R.; Intervention and resilience after mass trauma. , Cambridge: Cambridge University Press, 2008
Carvalho, M.; Estudos sobre intervenção psicológica em situações de emergência, crise e catástrofe, Portimão: ISMAT, 2011
Darwin, C.; L'expression des émotions chez l'Homme et les animaux. , Paris: C. Reinwald., 1877
Everly George S.; The^Johns Hopkins guide to psychological first aid. ISBN: 978-1-4214-2271-8
Frijda Nico H.; The^emotions. ISBN: 0-521-31600-6
Goleman Daniel; Inteligência emocional. ISBN: 972-759-063-2
Gonçalves, S.P. ; Psicossociologia do Trabalho e das Organizacões: princípios e práticas, Lisboa: Pactor., 2014
Houston, K.A., Clifford, B.R., Phillips, L.H. & Memon, A. ; The Emotional Eyewitness: The Effects of Emotion on Specific Aspects of Eyewitness Recall and Recognition Performance, Emotion, 13(1), 118-128., 2013
Izard, C.; The psychology of emotions, New York: Plenum Press., 1991
Izard Carroll E.; Emotions, cognition and behavior. ISBN: 0-521-31246-9
Marques Pinto, A. & Chambel, M.J. ; Burnout e engagement em contexto organizacional: estudos com amostras portuguesas, Lisboa: Livros Horizonte, 2008
Maslach Christina; The^truth about burnout. ISBN: 0-7879-0874-6
Pereira Maria da Graça 570; Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Philippe, F.L., Vallerand, R., Richier, I., Valliére, E. & Bergeron, J. ; Passion for Driving and Aggressive Driving Behavior: A Look at Their Relationship., Journal of Applied Social Psychology, 39(12), 3020–3043., 2009
Plutchik Robert 340; Emotion. ISBN: 0-12-558704-X
Queirós, C., Gonçalves, S.P. & Marques, A. ; Burnout: Da conceptualização à gestão em contexto laboral. In H.V. Neto., J. Areosa & P. Arezes (Eds). Manual Riscos Psicossociais (pp.172-192), Porto: Civeri Publishing., 2014
Reeve, J. (2009). ; Undertstanding motivation and emotion , Hoboken: Wiley., 2009
Scherer Klaus R. 340; Facets of emotion
Serra Adriano Vaz; O^stress na vida de todos os dias. ISBN: 972-95003-2-0
Smith, P. & King, R; FROM ROAD RAGE TO EVERYDAY AUTOMOTIVE INCIVILITY: A Routine Activities Approach to Low-Level Deviance., The Sociological Quarterly 54, 476–500., 2013
Souto, T., Baptista, A., Tavares, D., Queirós, C. & Marques, A. ; Facial emotional recognition in schizophrenia: preliminary results of the virtual reality program for facial emotional recognition., Revista de Psiquiatria Clínica, 40(4), 129-134. , 2013
Strongman Kenneth T.; A psicologia da emoção. ISBN: ISBN 972-8449-08-9
Utzon-Frank, N., Breinegaard, N., Bertelsen, M., Borritz, M., Eller, N. H., Nordentoft, M., Olesen, K., Rod, N. H., Rugulies, R., Bonde, J.P. ; ). Occurrence of delayed-onset post-traumatic stress disorder: a systematic review and meta-analysis of prospective studies., Scandinavian Journal of Work, Environment & Health, 40(3). 215-230. , 2014
Wagner Hugh L. 340; Social psychophysiology and emotion. ISBN: 0-471-91266-2

Bibliografia Complementar

Alves, S., Marques, A., Queirós, C. & Orvalho, V. ; LIFEisGAME Prototype: A Serious Game about Emotions for Children with Autism Spectrum Disorders, PsychNology Journal, 11(3), 191-211., 2013
Brancu, M., Mann-Wrobel, M-, Beckham, J., Wagner, R., Elliott, A., Robbins, A., Wong, M., Berchuck, A. & Runnals, J.; Subthreshold Posttraumatic Stress Disorder: A Meta-Analytic Review of DSM–IV Prevalence and a Proposed DSM–5 Approach to Measurement., Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 8(2), 222-232., 2016
Carlotto Mary Sandra; Síndrome de Burnout. ISBN: 978-85-7528-343-1
Damásio António R.; O^sentimento de si. ISBN: 972-1-04757-0
Damásio António R.; O^erro de Descartes. ISBN: 972-1-03944-6
Damásio António; Ao encontro de Espinosa. ISBN: ISBN 972-1-05229-9
Dores, A. R., Barbosa, F., Marques, A., Queirós, C., Oliveira, M.Q., Pedroso, J.P., Castro-Caldas, A. & Carvalho, I.P. ; A Radboud Faces Database como ferramenta para o estudo do reconhecimento de emoções - uma investigação em Portugal. A.Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, C.Fernandes da Silva & A. Allen Gomes (Eds). Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psic, Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia., 2013
Gil-Monte, P.; El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout): una enfermedad laboral en la sociedad del bienestar., Madrid: Pirámide, 2005
- Gomes, P., Kaiseler, M., Lopes, B., Faria, S., Queirós, C., & Coimbra, M; Are standard heart rate variability measures associated with the self-perception of stress of firefighters in action? In Proceedings of the 35th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC'13), 2571-2574., 2013
Magai Carol 340; Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: 0-12-464995-5
Lewis Michael; The^rise of consciousness and the development of emotional life. ISBN: 978-1-4625-1252-2
Maroco, J., Maroco, A.L., Leite, E., Bastos, C., Vazão, M.J., & Campos, J. ; Burnout em Profissionais da Saúde Portugueses: Uma Análise a Nível Nacional., Acta Médica Portuguesa, 29(1), 24-30., 2016
Marques, M., Alves, E., Queirós, C., Norton, P., & Henriques, A; The effect of profession on burnout in hospital staff, Occupational Medicine. DOI:10.1093/occmed/kqy039, 2018
Marques Pinto, A. & Picado, L. ; Adaptação e Bem-Estar nas Escolas Portuguesas: Dos Alunos aos Professores, Lisboa: Coisas de Ler. , 2011
Miura, A., Toriumi, F., Komori, M., Matsumura, N., & Hiraishi, K. ; Relationship between emotion and diffusion of disaster information on social media: Case study on 2011 Tohoku earthquake. , Transactions of the Japanese Society for Artificial Intelligence, 31(1) [online 10.1527/tjsai.NFC-EC1], 2016
Maslach, C., & Leiter, M. P. ; Understanding Burnout: new models. In C.L. Cooper & J.C. Quick (Eds.) The Handbook of Stress and Health, A Guide to Research and Practice (pp.36-56). , New Jersey: John Wiley & Sons, 2017
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Plutchik, R. & Kellerman H.;; Emotion, theory, research and experience, vol 1, vol 3 e vol 4, Boston: Academic Press., , 1980
Queirós, C., Carlotto, M.S., Kaiseler, M., Dias. S., & Pereira, A.M. ; Predictors of Burnout among nurses: An interactionist approach, Psicothema, 25(3), 330-335., 2013
Queiros, C., Fonseca, S., Guimarães, F. & Martins, V. ; A dimensão do fator hmano na segurança ferroviária: estados emocionais do profissional.. In L. Lourenço et al. (Eds). Alcafache - 30 anos depois! (37-57). Coimbra: Riscos., 2017
Queirós, C., Kaiseler, M., & Silva, A.L; Burnout as predictor of aggressivity among police officers. , European Journal of Policing Studies, 1(2), 110-134. , 2013
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Silva, M., Queirós, C., & Cameira, M.; Saúde no Trabalho: Tecnostress e Burnout em Enfermeiros. International Journal on Working Conditions, 12, 54-70., 2016
Sinval, J., Pasian, S., Queirós, C. & Maroco, J; Brazil-Portugal Transcultural adaptation of the UWES-9: Internal consistency, dimensionality, and measurement invariance, Frontiers in Psychology, 9(353). DOI: 10.3389/fpsyg.2018.00353, 2018
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Volkmar Fred R. 340; Handbook of autism and pervasive developmental disorders

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas. Participação escrita no Fórum Moodle com discussão de temas.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A avaliação distribuída consiste na participação do fórum. O exame é obrigatório e deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20. A participação individual no fórum de discussão é obrigatória (30%) mas não existe valor mínimo.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.


Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 30% para discussão individual escrita no Fórum Moodle
- 70% para exame final

Provas e trabalhos especiais

Frequência da aulas, participar por escrito no Fórum Moodle e realização de exame final escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual, ficando dispensados da participação escrita no Fórum Moodle. Deverão comunicar esta situação até um mês depois do início das aulas, conforme regras divulgadas na disciplina via plataforma Moodle.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada apenas para o exame final (ponderação de 70%), mantendo-se a classificação do Fórum/chat. É possível a melhoria, numa única vez, até à época de recurso do ano subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

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