Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P109

Epistemologia e História da Psicologia

Código: P109     Sigla: EHP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 166 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Leite Queirós Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 3 6,00
Cristina Maria Leite Queirós 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina pretende que os alunos adquiram:
- conhecimento dos principais acontecimentos e teorias ao longo da História da Psicologia;
- conhecimento das principais teorias epistemológicas;
- capacidade de aplicação das teorias epistemológicas às ciências psicológicas;
- desenvolvimento das capacidades de aprendizagem autónoma e de análise crítica.

Resultados de aprendizagem e competências

Pensar criticamente a História da Psicologia, em função das grandes tradições epistemológicas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.Introdução: o afastamento da Filosofia e aproximação da Psicologia às ciências da natureza; breve visão geral da História da Psicologia.

2.Epistemologia: a estrutura e o desenvolvimento da ciência de acordo com as principais teorias epistemológicas (referência a Comte, Bachelard, Popper, Kuhn e Foucault); critérios de demarcação da ciência.

3.História da Psicologia: estabelecimento da Psicologia como disciplina autónoma e evolução do saber psicológico em diferentes países; descrição das áreas clássicas de organização da Psicologia; descrição das principais correntes teóricas.

4.Aplicação da Epistemologia à História da Psicologia: a utilidade da Epistemologia na reflexão crítica sobre o saber psicológico.

Bibliografia Obrigatória

Alferes, V.R., Bidarra, M.G., Lopes, C.A. & Mónico, L.S.; Domínios de investigação, orientações e autores nas revistas portuguesas de Psicologia: tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. , Análise Psicológica, XXVII, 1, 3-20., 2009
Bachelard Gaston; A^filosofia do não. ISBN: 972 23 1430 0
Benjamin Ludy T.; A^history of psychology in letters. ISBN: 1-4051-2612-4
Blanché Robert; A^epistemologia
Brennan James F.; History and systems of psychology. ISBN: 0-13-392209-X
Comissão Coordenadora para a Comemoração dos 25 anos e Conselho Directivo da FPCEUP; Comemoração dos 25 anos FPCEUP, Porto: SCI - FPCEUP, 2006
Comte Augusto; O^espirito positivo
Cooper David E. 340; Epistemology. ISBN: 0-631-21088-1
Davidoff Linda L.; Introdução à psicologia
Foucault Michel; A^arqueologia do saber. ISBN: 85-218-0145-9
Gleitman Henry; Psicologia. ISBN: 972-31-0584-5
Herrnstein Richard J. 340; A^source book in the history of psychology. ISBN: 0-674-82411-3
Kuhn Thomas S.; A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Leahey Thomas Hardy; A^history of modern psychology. ISBN: 0-13-501271-6
Marx Melvin H.; Sistemas e teorias em psicologia
Mueller F. L.; História da Psicologia I
Mueller F. L.; História da Psicologia II
Popper Karl R.; La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Popper Karl R.; O^Universo aberto. ISBN: 972 20 0877 3
Reuchlin Maurice; Histoire de la psychologie
Schultz Duane; A^history of modern psycology. ISBN: 0-12-633060-3
Veyne, P. ; Comment on écrit l'histoire. Paris: Editions du Seuil., 1971

Bibliografia Complementar

Alferes Valentim Rodrigues; Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Agra Cândido; Science, maladie mental et dispositifs de l.enfance
Bachelard Gaston; La^formation de l.esprit scientifique. ISBN: 2-7116-1150-7
Bachelard Gaston; O^novo espírito científico
Bachelard Gaston; A^epistemologia
Bertalanffy Ludwig Von; Théorie générale des systèmes. ISBN: ISBN 2-04-007504-6
Braunstein, J.F. & Pewzner, E. ; História da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget., 2003
Brock, A. C. ; The future of the history of psychology revisited. History Of Psychology, 19(3), 175-191. doi:10.1037/hop0000037, 2016
Byford, J., & Tileagă, C. ; Accounts of a troubled past: Psychology, history, and texts of experience. Qualitative Psychology, 4(1), 101-117. doi:10.1037/qup0000047, 2017
Caparrós, A.; História da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas., 1999
Comte, A. ; Discurso sobre o espirito positivo. Lisboa : Seara Nova. , 1947
Carrilho, M. M. ; Epistemologia : posições e criticas. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian., 1991
Comte, A.; Catecismo positivista. Lisboa : Publicações Europa-América. , 1979
Ford Donald H.; Developmental systems theory. ISBN: ISBN 0-8039-4661-9
Foucault, M.; O nascimento da Clínica. Rio de Janeiro : Forense-Universitária., 1994
Foucault Michel; Vigiar e punir. ISBN: ISBN 85.326.0508-7
Foucault Michel; Histoire de la folie à l.âge classique. ISBN: 2-07-029582-6
Foucault Michel; As^palavras e as coisas. ISBN: 972-44-0531-1
Fraisse Paul 300; Traité de psychologie expérimentale
Hergenhahn, B.R.; Introducción a la Historia de la Psicologia. Madrid: Paraninfo Thomson Learning., 2001
Hothersall, D.; História da Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 4ªed., 2006
Jesuino Jorge Correia; Psicologia. ISBN: 972-709-182-2
Kuhn Thomas S.; A^tensão essencial
Lagache Daniel; A^unidade da psicologia
Le Moigne, J.; Les épistemologies constructivistes. Paris: PUF. , 1995
Moigne Jean-Louis le; La^théorie du système général. ISBN: 2-13-046515-3
Morin, E. ; Ciência com consciência. Lisboa : Publicações Europa-América., 1994
Popper Karl R.; Sociedade aberta, Universo aberto
Reuchlin Maurice; Les^méthodes en psychologie
Reuchlin Maurice; Psychologie. ISBN: 2-13-036098-X
Stern, W.; Psicologia geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., 1981
Wertheimer, M. ; Pequena História da Psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas teóricas em grupo, participação individual no fórum de discussão existente na plataforma Moodle, e exame escrito final. O trabalho escrito corresponde à participação no fórum e representa 25% da classificação final, enquanto o exame representa 75%.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. A avaliação distribuída consiste na participação do fórum. O exame é obrigatório e deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20. A participação individual no fórum de discussão é obrigatória para nota (25%), mas não existe valor mínimo. A não participação implica perder automaticamente 5 valores da nota em 20 valores. A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 25% trabalho escrito sob a forma de participação individual no fórum de discussão na plataforma Moodle
- 75% exame final escrito

Provas e trabalhos especiais

Utilização do Fórum no Moodle.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização do exame final, representando este 100% na classificação final e ficando dispensados da participação no fórum de discussão. No início do ano lectivo, e em prazo devidamente divulgado, deverão informar a docente que optam por este regime de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada apenas para o exame final (ponderação de 75%), mantendo-se a classificação da participação no fórum de discussão. É possível a melhoria, de uma única vez, até à época de recurso do ano subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-24 às 09:44:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais