Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > MTP03

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II

Código: MTP03     Sigla: MEIP II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2015/2016 - 2S (de 15-02-2016 a 28-05-2016) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 23 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:

- determinar os modelos estatísticos adequados para responder a diferentes tipos de questões de investigação e bases de dados (ex., regressão, ANOVA, medidas repetidas);

- analisar dados quantitativos com recurso ao SPSS;

- possuir um espírito de reflexão crítica sobre a análise e interpretação de resultados de investigações quantitativas e qualitativas em Psicologia

- comunicar ideias, métodos e resultados de forma clara e concisa.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A investigação quantitativa:

- objetivos, métodos e análises

Introdução ao programa de análise de dados quantitativos SPSS:

- estrutura do SPSS

- construção de um ficheiro de dados

- estatística descritiva e gráficos

- princípios da estatística inferencial

- testes paramétricos e não paramétricos

- estatística inferencial bivariada: (chi-quadrado; teste t de Student; correlação r de Pearson; regressão linear simples)

- análise de variância com um e dois fatores e com medidas repetidas

- transformação de variáveis e de ficheiros.

 

A investigação qualitativa:

- Objetivos, métodos e análises;

- A análise de conteúdo enquanto técnica de análise de dados qualitativos

Bibliografia Obrigatória

Field Andy; Discovering statistics using SPSS for windows. ISBN: 0-7619-5755-3
Martins Carla; Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS. ISBN: 978-989-8333-08-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto com os estudantes:

- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos, a exemplos práticos

- e a discussão em grande grupo ou em pequenos grupos

- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado;

- realização de exercícios com o recurso a base de dados.

 

Trabalho autónomo do/a estudante:

- atividades de estudo;

- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica;

- atividades de leitura e análise de textos científicos:

- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final

 

Condições de Frequência: A obtenção de frequência implica que o/a estudante:

(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: A nota final, correspondente  à nota do teste escrito a realizar pelo/a estudante individualmente, será expressa numa escala de 0 a 20 valores. A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:13:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias