Código: | MTP03 | Sigla: | MEIP II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologia da Investigação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MTP | 23 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- determinar os modelos estatísticos adequados para responder a diferentes tipos de questões de investigação e bases de dados (ex., regressão, ANOVA, medidas repetidas);
- analisar dados quantitativos com recurso ao SPSS;
- possuir um espírito de reflexão crítica sobre a análise e interpretação de resultados de investigações quantitativas e qualitativas em Psicologia
- comunicar ideias, métodos e resultados de forma clara e concisa.
A investigação quantitativa:
- objetivos, métodos e análises
Introdução ao programa de análise de dados quantitativos SPSS:
- estrutura do SPSS
- construção de um ficheiro de dados
- estatística descritiva e gráficos
- princípios da estatística inferencial
- testes paramétricos e não paramétricos
- estatística inferencial bivariada: (chi-quadrado; teste t de Student; correlação r de Pearson; regressão linear simples)
- análise de variância com um e dois fatores e com medidas repetidas
- transformação de variáveis e de ficheiros.
A investigação qualitativa:
- Objetivos, métodos e análises;
- A análise de conteúdo enquanto técnica de análise de dados qualitativos
Atividades de contacto com os estudantes:
- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos, a exemplos práticos
- e a discussão em grande grupo ou em pequenos grupos
- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado;
- realização de exercícios com o recurso a base de dados.
Trabalho autónomo do/a estudante:
- atividades de estudo;
- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica;
- atividades de leitura e análise de textos científicos:
- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final
Condições de Frequência: A obtenção de frequência implica que o/a estudante:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos.
Fórmula de avaliação: A nota final, correspondente à nota do teste escrito a realizar pelo/a estudante individualmente, será expressa numa escala de 0 a 20 valores. A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.