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Intervenção Precoce

Código: P832     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=333086#tab1
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 3 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162
MTP 4 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1- Apresentar os principais constructos teóricos que orientam as práticas atuais em Intervenção Precoce (IP).

2- Clarificar a importância de se inscreverem as práticas de IP numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e restantes cenários de participação da criança.

3- Conhecer as linhas de orientação fundamentais adotadas na elaboração e implementação dos planos de intervenção.

4- Conhecer os princípios de funcionamento e as competências de participação necessárias ao desenvolvimento de atividades em equipas transdisciplinares de intervenção em IP.

Resultados de aprendizagem e competências

1-     Os estudantes deverão identificar os pressupostos teóricos e concetuais subjacentes aos programas e práticas implementadas por equipas de IP.

2-     Os estudantes deverão ser capazes de identificar as barreiras à participação de crianças na família ou na comunidade e de delinear estratégias susceptíveis de favoreceram a inclusão plena dessas crianças nos seus contextos naturais de vida.

3-     Os estudantes deverão ser capazes de desenhar as linhas mestras de um programa de intervenção em IP e de planificar os seus princípios básicos de implementação.

4-     Os estudantes deverão reconhecer os modelos de organização inerente à prática de funcionamento de equipas de IP e desenvolver competências de trabalho apropriadas à participação em equipas transdisciplinares de intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1- Enquadramento conceptual: teorias do desenvolvimento e a evolução dos modelos de Intervenção Precoce (IP). O conceito de IP. Os contributos das abordagens de diferentes domínios disciplinares.

2- Modelos e práticas de IP

 

 

 

a. Das abordagens centradas na criança aos modelos centrados na família e nas

    comunidades

b. Práticas recomendadas em IP.

3. O processo de avaliação-intervenção em IP.

a. Conceitos de deficiência, funcionalidade, incapacidade, desvantagem e risco.

b. A abordagem pluridimensional da incapacidade.

4- O modelo centrado na Família e na comunidade e o sistema de serviços em IP.

a- O trabalho em equipa e a participação das famílias.

b- Avaliação individualizada e planeamento da intervenção.

c- O Plano Individualizado de Apoio à Família.

d- Coordenação, cooperação e colaboração na prestação de serviços.

5- Programas de IP e sua avaliação.

Bibliografia Obrigatória

Guralnick, M., ; A developmental systems approach to early intervention: National and international perspectives., . Baltimore: Paul Brookes, Publisher, 2005. ISBN: ISBN 1-55766-797-7
Early Intervention: Practices from Around the World. Baltimore, Odom, S.L., Hanson. M. L., Blackman, J.A., & Kaul, S., , 2003. ISBN: 159.922.7-ODO/EAR-ex.1
Handbook of Early Childhood Intervention (2nd ed.), Shonkoff, J., & Meisels, S. (Eds.). , 2000. ISBN: ISBN 0-521-58573-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino baseia-se em procedimentos de exposição acompanhados por actividades de natureza tutorial e experiencial. Para além das aulas, cada aluno terá contacto com um programa de Intervenção Precoce e deverá documentar a orgânica do trabalho desenvolvido, enquadrando-o conceptualmente e reflectindo acerca da dinâmica dos seus serviços. Além disso, observará casos seguidos no âmbito da consulta de IP da FPCEUP. Deverá, ainda, participar na dinamização de um fórum onde, com um grupo de colegas, aprofundará um dos temas apresentado nas aulas.

Os alunos deverão elaborar ainda:

1- Trabalho escrito sobre temáticas teóricas apresentadas na aula à luz das quais reflectirá sobre a actividade das equipas de IP que visitou.

2- Trabalho de grupo referente à organização do fórum na sala de aula.

3- Trabalho de grupo escrito sobre um dos casos observados na consulta de IP.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 32,00
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245

Fórmula de cálculo da classificação final

 

    • 1 trabalho escrito: versando as temáticas teóricas apresentadas nas aulas, bem como a reflexão acerca do trabalho desenvolvido por Equipas de Intervenção Precoce visitadas pelos alunos - o trabalho escrito terá a ponderação de 70% e a apresentação na aula 30%.

 

    • 2 Trabalho de grupo: Organização em grupo de forum temático a apresentar numa das aulas.

 

    • 3 Trabalho de grupo: sobre um dos estudos de caso observados na FPCEUP seguidos por Equipas de Intervenção Precoce (o mesmo grupo) 

 

    • Na ponderação da nota final: 50% será para o trabalho 1, 25% para o trabalho 2 e 25% para o trabalho 3.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos cujo estatuto não lhes permita frequentar regularmente as aulas, terão que apresentar um trabalho escrito individual acerca das temáticas abordadas na UC, devendo demonstar domínio acerca dos conceitos fundamentais em IP. Deverão ainda incluir no trabalho uma reflexão acerca da realidade de IP no seu país de origem (aspectos legislativos, serviços...).

Melhoria de classificação

Apresentação de novo trabalho escrito

Observações

Os trabalhos escritos devem ser apresentados na última aula do semestre

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