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Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso

Código: P500     Sigla: PDAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 135 Plano Oficial 2 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 3 - 6 54 162

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Raquel Camarinha da Silva dos Santos Barbosa 2,00
Prática e Laboratorial Totais 5 7,50
Maria Raquel Camarinha da Silva dos Santos Barbosa 7,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-03-16.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

 

São objetivos da UC: . promover a reflexão sobre o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspetivas e dos conceitos abordados na unidade curricular; . capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa; . consciencializar os estudantes para importância dos sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento; . conhecer e enquadrar numa perspetiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

É esperado que o estudante seja capaz de: . problematizar e discutir o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspectivas e dos conceitos abordados na unidade curricular; . identificar os contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa; . discutir os sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento; . conhecer e enquadrar numa perspectiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Estudo do desenvolvimento ao longo da vida – perspetiva histórica II. Perspetivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e do idoso: 1. A perspetiva do ciclo vital de Baltes 2. A perspetiva do desenvolvimento psicossocial de Erikson e as tarefas desenvolvimentais na idade adulta; III. Contextos relacionais do desenvolvimento do adulto e do idoso: - As relações ao longo da vida - O sentido da amizade ao longo do tempo; - As relações amorosas; - A família e as transformações na parentalidade e na conjugalidade; - O trabalho e a organização dos tempos livres. IV. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento: - Representações sociais e históricas sobre o envelhecimento; - Desafios da longevidade à organização social; - Conceções biopsicossociológicas sobre o envelhecimento e a pessoa idosa; - Laços intergeracionais e o desenvolvimento das várias gerações; a) pais com filhos adultos b) pais com filhos jovens c) os avós - Morte e processos de luto; - Abuso e vitimização no idoso. - Envelhecimento ativo/ bem-sucedido V. Papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso: a) Prática psicológica com idosos – orientações da APA; b) Contextos de intervenção com idosos; c) Tipos de Intervenção; d) A diversidade dos quadros clínicos das demências; e) Objetivos e limitações do trabalho com idosos; f) Interdisciplinaridade e intervenção multissistémica; g) Questões éticas e considerações finais.

Bibliografia Obrigatória

Cavanaugh John C.; Adult development and aging. ISBN: 0-534-52066-9
Demick Jack 340; Handbook of adult development. ISBN: 0-306-467858-5
Wilmoth Janet M. 340; Gerontology. ISBN: 0-8261-0230-1

Bibliografia Complementar

Baltes, P.B.; Theoretical propositions of life-span developmental Psychology. On the dynamics between growth and decline, Developmental Psychology, 23, 611-696, 1987 (artigo de revista)
Baltes, P.B.; The many faces of human ageing: toward a psychological culture of old age., Psychological Medicine, 21, 837-854, 1991 (artigo de revista)
Magai Carol ed. lit.; Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: ISBN 0-12-464995-5
Vandenplas-Holper Christiane; Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Marchand Helena; Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. ISBN: ISBN 972-8535-69-4
Whitbourne Susan Krauss; Adult development and aging. ISBN: 0-471-45821-X
Erikson Erik H.; Infância e sociedade
Lima Margarida Pedroso de; Posso participar?. ISBN: 972-43-0860-X
Birren James E.; Handbook of the psycology of aging. ISBN: 0-442-21401-4
Oliveira José H. Barros de; Psicologia do envelhecimento e do idoso. ISBN: 972-8082-67-3
Fonseca António Manuel; Desenvolvimento humano e envelhecimento. ISBN: 972-796-156-8
Paúl Maria Constança; Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8
Knight Bob G.; Psychotherapy with older adults. ISBN: 978-0-7619-2373-2
Grobman Linda May 340; Days in the lives of gerontological social workers
Mace Nancy L.; The^36-hour day. ISBN: 978-1-4555-2115-9
Qualls Sara H. 340; Psychotherapy for depression in older adults. ISBN: 978-0-470-03797-3
Duffy Michael 340; Handbook of counseling and psychotherapy with older adults. ISBN: 0-471-25461-4
Rosowsky Erlene 340; Personality disorders in older adults. ISBN: 0-8058-2683-1

Observações Bibliográficas

Em cada aula é recomendada bibliografia específica de acordo com o tema abordado

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de exposição e discussão oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo); Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes; Sugestão de literatura relacionada com temáticas da unidade curricular; Organização de uma mesa redonda com profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com adultos e idosos; Estudo e pesquisa autónomos As aulas teórico-práticas serão especialmente dedicada ao debate, elaboração e reflexão sobre os temas abordados nas aulas teóricas, através da visualização e discussão de vídeos, entrevistas, visitas a contextos de intervenção, textos, notícias e outros materiais que possam ser alvo de discussão e reflexão de problemáticas da unidade curricular; cada grupo será responsável por dinamizar a discussão de um dos temas abordados.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,50
Frequência das aulas 38,50
Trabalho laboratorial 36,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

A assiduidade nas aulas teóricas não é contemplada na avaliação, mas o estudante terá que frequentar 75% das aulas teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A componente teórica tem um peso de 70% e a componente prática um peso de 30% na nota final da UC.
A avaliação teórica é distribuída por 2 testes ao longo do semestre (50% + 50%). A nota final da componente teórica terá que ser no mínimo de 9,5 valores, sendo a nota mínima de cada teste 8 valores.
O exame de recurso é destinado aos estudantes que reprovaram nos testes ou quiserem fazer melhoria.
A componente prática da UC será avaliada pela dinamização, nas aulas e em pequenos grupos, de uma das temáticas abordadas nas aulas teóricas. A nota pratica terá que ser no mínimo de 8 valores.
Em qualquer uma das componentes as notas serão expressas numa escala de 0 a 20.

Nota: No caso do estudante reprovar no exame a nota da prática será válida nos 2 anos seguintes. 

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, mas terão que realizar um trabalho extra (a combinar com o docente) caso ultrapassem o numero de faltas permitido.

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

Só existe a possibilidade de melhoria no exame final de recurso

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