Opção
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
3 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
8 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento normativo da linguagem durante a infância, incluindo casos especiais como o bilinguismo, e as principais metodologias de avaliação das vertentes receptiva e expressiva da linguagem e da comunicação. A relação entre o desenvolvimento da linguagem oral e a emergência de competências de literacia (a literacia emergente) é também explorada.
Um outro tópico de interesse é a introdução ao estudo das perturbações específicas da linguagem oral e da comunicação, sua etiologia, avaliação e tratamento.
A componente prática visa, em particular:
> Sensibilizar para a investigação nos temas acima referidos.
> Familiarizar com aspectos directamente relacionados com a avaliação e com a intervenção através do contacto com instrumentos de avaliação, e da discussão de casos clínicos (e.g., vídeos, literatura, casos em consulta, participação em seminários com convidados).
> Iniciar à investigação.
Programa
1. INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Linguagem e comunicação.
Questões centrais no estudo do desenvolvimento da linguagem.
2. DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E AQUISIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA
Períodos de aquisição da linguagem.
A comunicação pré-linguística.
O desenvolvimento fonológico, semântico, sintáctico e pragmático ao longo do período pré-escolar e de início de escolaridade.
Metodologias e instrumentos de avaliação das vertentes receptiva e expressiva da linguagem e da comunicação.
A aquisição da língua gestual como língua materna. Semelhanças e diferenças com o desenvolvimento da linguagem falada.
3. O BILINGUISMO E A AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA
Tipos de bilinguismo e contextos de aquisição.
A aquisição bilingue: Desenvolvimento lexical, fonológico e sintáctico.
4. PERTURBAÇÕES DA LINGUAGEM ORAL E DA COMUNICAÇÃO
Perturbações específicas de linguagem (SLI).
Perturbações de linguagem associadas a quadros clínicos (e.g., deficiência mental, autismo, lesões neurológicas, surdez e outras deficiências auditivas).
Avaliação e intervenção: Questões centrais.
Bibliografia Obrigatória
Hoff Erika 340;
Blackwell handbook of language development. ISBN: 1-4051-3253-1
MacWhinney Brian 340;
The emergence of language. ISBN: 0-8058-3011-1
Leonard Laurence B.;
Children with specific language impairment. ISBN: 0-262-12206-5
Barrett Martyn;
The development of language. ISBN: ISBN 0-86377-846-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
> Aulas expositivas e seminários organizados em torno das temáticas contempladas no programa da UC.
> Aulas de experimentação e treino de competências práticas em pequeno grupo sobre diversos materiais de avaliação da linguagem.
> Pesquisas, consultas e revisões da literatura.
> Apresentação e discussão de trabalhos de investigação.
> Estudo autónomo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta do somatório da nota obtida no exame (50%) com a nota obtida no trabalho realizado individualmente (apresentação oral em contexto de aula, 20%; versão escrita, 30%).
Provas e trabalhos especiais
Os trabalhadores estudantes estão obrigados ao cumprimento da assiduidade. Na sua avaliação serão apreciadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes.
Os estudantes com necessidades educativas especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docente(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota.