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Metodologias de Investigação em Educação

Código: MED200     Sigla: MIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 50 Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Objectivos gerais
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos básicos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.

Finalidades e objectivos específicos do módulo Dinâmicas da Investigação em Educação
- informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação; finalidade a ser cumprida dando relevo central a obras e autores estruturantes;
- aprofundar o conhecimento das abordagens e polémicas que caracterizam a história e a actualidade da problemática da investigação em ciências da educação; finalidade a ser cumprida dando relevo a paradigmas e metateorias estruturantes;
- permitir a partilha com investigadores no que diz respeito, quer aos processos de investigação - a partir da experiência concreta dos próprios - quer no que diz respeito a autores e obras que foram (são) referências na sua investigação; finalidade a ser cumprida a partir de “encontros” com investigadores/as.

- reflectir sobre paradigmas de investigação em Ciências Sociais e em Educação, em função de problemáticas a investigar;
- analisar criticamente questões centrais que atravessam os processos investigativos;
- desenvolver a capacidade de realizar escolhas metodológicas apropriadas a um objecto de estudo;
- debater polémicas que têm atravessado o campo de investigação em Educação.


Programa

I - Dinâmicas de Investigação em Educação

1. Questões epistemológicas e metodológicas
Émile Durkheim e as Regras do Método Sociológico
Pierre Bourdieu e a pesquisa como relação social e violência simbólica
Michel Foucault e a arqueologia do saber
Boaventura de Sousa Santos, a dupla ruptura epistemológica e transição paradigmática
Sandra Harding e a objectividade forte

2. Questões de investigação em educação
As polémicas da investigação em educação: do passado ao presente
Trabalho científico e limites da racionalidade
Os pólos da investigação em educação
Fundamentos do paradigma interpretativo
Da construção do objecto e do rigor
As fases do procedimento de investigação

3 - Questões de meios, métodos e técnicas de recolha e análise de dados
Métodos Quantitativos vs Quantitativos
Etnografia
Entrevista
Focus Group
Métodos Biográficos
Análise de Conteúdo
Investigação-acção




Bibliografia Obrigatória

Silva Augusto Santos 570; Metodologia das ciências sociais
Alvesson Mats; Reflexive methodology. ISBN: ISBN 0-8039-7707-7
Bruyne Paul de; Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais
Plummer Ken; Documents of life 2. ISBN: ISBN 0-7619-6132-1
Seale Clive 340; Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Burgess Robert G.; A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Santos Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências
Ramazanoglu Caroline; Feminist methodology. ISBN: ISBN 0-7619-5123-7
Lessard-Hérbert Michelle; Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Silverman David; Interpreting qualitative data. ISBN: 0-7619-6865-2
Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Silva Augusto Santos; Entre a razão e o sentido

Bibliografia Complementar

Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gergen, Keneth (1985). The social constructionist movement in modern psychology. American Psychologist, 3, 266-275.
Gillet Pierre; Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5
Berger, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3-4, 23-36.
Gergen, Keneth (1992). El yo saturado - dilemas de identidad en el mundo contemporáneo. Barcelona: Paidós.
Quivy Raimond; Manual de investigaçao em ciencias sociais. ISBN: 972-662-275-1
Lopes Amélia; Libertar o desejo, resgatar a inovação. ISBN: 972-783-053-6
Gillet Pierre; Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação estruturada de conteúdos
Análise de projectos de investigação
Debates
Confecção de meios de recolha de dados
Análise de dados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00
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