Intervenção nos Comportamentos Antissociais e Delinquentes
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
42 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
| 5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Identificar factores de risco e de protecção da delinquência juvenil
- Caracterizar os diferentes indicadores da criminalidade
-Caracterizar processos sociocognitivos que exercem uma função importante na adaptação social e na agressão
- Efectuar uma avaliação do risco de reincidência
- Efectuar uma avaliação das necessidades criminogénicas
- Relacionar a evolução registada no sistema jurídico-penal com as filosofias de intervenção dirigidas a delinquentes
- Favorecer o conhecimento das práticas de intervenção na delinquência juvenil e do seu enquadramento jurídico-legal na sociedade portuguesa
-Identificar especificidades da intervenção psicológica nos comportamentos anti-sociais
-Identificar as principais características dos programas eficazes de prevenção da delinquência
- Ser capaz de elaborar e aplicar estratégias de intervenção nos comportamentos anti-sociais baseadas no desenvolvimento de competências de auto-controlo e regulação emocional
- Ser capaz de elaborar e aplicar estratégias de intervenção nos comportamentos anti-sociais baseadas no treino do raciocínio moral
- Ser capaz de elaborar estratégias de intervenção nos comportamentos anti-sociais centradas na família
- Ser capaz de desenvolver estratégias de intervenção na fase pós-delinquencial
Programa
Cap.1. Delinquência juvenil: avaliação e definição
Indicadores da criminalidade. Indicadores oficiais da criminalidade; inquéritos de delinquência auto-revelada e inquéritos de vitimação.Factores de risco e de protecção da delinquência juvenil. Avaliação do risco de violência nos jovens: processo e princípios. Avaliação das necessidades criminogénicas. Testes psicológicos e instrumentos de avaliação.
Cap.2. O sistema de justiça juvenil
Evolução dos sistemas jurídico-penais e intervenção na delinquência. Nascimento da ideologia do tratamento e da reabilitação. Modelo de justiça e modelo de reabilitação. Medidas centradas no menor versus na infracção cometida. A desqualificação do modelo da reabilitação. Ciclos de reforma do sistema de justiça juvenil. Justiça restaurativa. Enquadramento jurídico-legal da delinquência juvenil na sociedade portuguesa: A Lei Tutelar Educativa. Tipos e conteúdos das medidas tutelares.
Cap.3 Prevenção da delinquência juvenil
O conceito de "prevenção da delinquência" e respectivas fontes de ambiguidade e imprecisão. Modelo de saúde pública. A clasificação de M. Cusson (1994) e de Tonry e Farrington (1995).
Características dos programas eficazes de intervenção na delinquência juvenil. Estratégias baseadas no desenvolvimento de competências: bases teóricas e conceptuais. Estratégias baseadas no desenvolvimento de competências sociais, resolução de problemas, auto-controlo e regulação emocional e raciocínio moral.
Intervenções centradas na família.Estratégias de redução da violência familiar. Estratégias visando a adopção de práticas de disciplina mais positivas e menos punitivas; estratégias de promoção da comunicação na família e de um envolvimento positivo com a criança; estratégias de promoção de práticas de supervisão familiar.
Cap.4. Estratégias de intervenção na fase pós-delinquencial
Conceito de tratamento aplicado ao crime e à delinquência: a perspectiva jurídica e a perspectiva psicopatológica.
Especificidade da intervenção psicológica com delinquentes.Intervenção motivacional com delinquentes. Abordagens de grupo com delinquentes juvenis. O tratamento institucional.
Bibliografia Obrigatória
Peters Ray Dev. ed. lit.;
Preventing childhood disorders substance abuse and delinquency. ISBN: ISBN 0-7619-0015-2
McMurran Mary 340;
Motivating offenders to change. ISBN: 0-470-84510-4
Negreiros Jorge;
Delinquências juvenis. ISBN: 972-46-1208-2
Fonseca António Castro ed.;
Comportamento anti-social e família. ISBN: ISBN 972-40-1797-4
Ferrara Mattehew L.;
Group counseling with juvenile delinquents. ISBN: ISBN 0-8039-3885-3
Borum,R. & Verhagen, D.; Assessment and managing violence risk in juveniless, The Guilford Press, 2006. ISBN: 10 1-59385-322
Hoge, R.D.;Guerra, N.G. & Boxer, P. (Eds.); Treating the juvenile offender, The Guilford Press, 2008. ISBN: 13:978-1-159385-639-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição de conteúdos pelo docente seguida de debate em grande grupo
Exposições por profissionais
Videos didácticos
Role-play
Estudo autónomo
Pesquisas, consultas e revisões da literatura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
32,00 |
|
|
| Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
|
| Preparação dos trabalhos práticos |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Pesquisa bibliográfica |
Estudo autónomo |
10 |
|
| Aulas da disciplina |
Frequência das aulas |
56 |
|
| Leitura de bibliografia |
Estudo autónomo |
32 |
|
|
Total: |
98,00 |
|
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificaçãofinal da disciplina resulta da média aritmética das notas obtidas na componente teórica e na componente prática da disciplina e será expressa numa escala de 0 a 20. A classificação final obtém-se atribuindo a ponderação de 50% à nota referente à avaliação da componente teórica e de 50% à nota referente à avaliação da componente prática. A avaliação da componente teórica da disciplina será efectuada através de um teste com quatro questões de resposta sucinta e uma questão de desenvolvimento. A avaliação da componente prática da disciplina será efectuada com base na realização de um trabalho em pequeno grupo sobre um tema de intervenção nos comportamentos anti-sociais, de entre uma lista de temas a apresentar aos estudantes no início do semestre. A classificação do trabalho em pequeno grupo resulta do Relatório escrito (40%) e da apresentação oral (10%). A classificação mínima de 8 valores aplica-se a todo e qualquer trabalho/relatório, actividade ou prova submetida a avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não existem
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalho em pequeno grupo e exame final. Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final pode ser realizada através da participação em novo teste escrito da componente teórica, não havendo lugar a nova avaliação da componente prática.