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Processos de Intervenção nos Sistemas Familiares

Código: P807     Sigla: PISF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 49 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 -
5

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 8,00
Maria Raquel Camarinha da Silva dos Santos Barbosa 2,00
Maria Emilia Teixeira Costa 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É esperado que o estudante seja capaz de:
- situar a consulta psicológica familiar no seu desenvolvimento histórico;
-discutir as diferentes questões relativas ao processo dialéctico de desenvolvimento da família como um todo;
- compreender os conceitos de transição, mudança e crise e a sua contextualização no ciclo de vida, compreender e integrar conceitos;
- analisar as relações na estrutura familiar numa perspectiva desenvolvimental e dialéctica;
- ser capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos na análise de casos clinicos numa perspectiva sistémica;
- ser capaz de, na avaliação continua de um processo psicoterapêutico, levantar hipóteses, planificar e implementar estratégias de intervenção adequadas às problemáticas dos diferentes subsistemas;
- perceber a necessidade de uma atitude de abertura, flexibilidade e ética que o acto terapêutico implica.

Programa

1. Desenvolvimento psicológico da família e dos seus membros ao longo da vida.
2. Processo de intervenção psicológica na família numa perspectiva sistémica como objectivo de sensibilizar os alunos para a necessidade de desenvolver uma perstectiva desenvolvimental, dialéctica, circular e contextual de intervenção.
3. Questões especificas: relações pais filhos ao longo da vida, gravidez, infertelidade, divórcio e recasamento, : caracteristicas, consequências e determinantes psicológicos, avaliação e intervenção.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação e discussão em aula dos conteúdos programáticos;
Discussão de casos clínicos e consequente discussão aprofundada de processos psicoterapêuticos;
Análise critica de diversos programas de intervenção;
Situações de rôle-playing em ordem a valorizar as reflexões teóricas ao exercicio da prática psicológica;
visualização de videos de processos psicoterapeuticos
observação de casos clinicos, discussão, avaliação, planificação da intervenção. ;elaboração de relatório individual de cada consulta e relatório integrativo final;
Contacto com programas de intervenção de consulta psicológica familiar, sua elaboração, implementação e avaliação .

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O estudante terá de participar efectivamente em 3/4 das aulas leccionadas. Para a obtenção de aprovação na unidade curricular, o estudande deverá obter uma classificação minima de 10 valores, sendo que, em cada uma das componentes de avaliação (exame final e avaliação distribuida) terá de obter um minimo de 8 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será composta por um exame final (60%) sendo os restantes 40% avaliados da seguinte forma: participação nas aulas (20%); observação, discussão de casos e relatório final (20%).



Provas e trabalhos especiais

não existem

Melhoria de classificação

Segue o regulamento geral da FPCE-UP; mediante a realização de um novo exame

Observações

Notas importantes:
- esta disciplina funciona em estreita complementaridade com a disciplina de Processos de Intervenção nos Sistemas conjugal e sexual de modo que oa observação de casos clinico é feito no âmbito das duas disciplinas, isto é, para as duas unidades curriculares. - tem como precedência a disciplina de Processos de Intervenção nas Transições e Perturbações do Desenvolvimento.


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