Processos de Intervenção nos Sistemas Familiares
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
49 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
- |
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5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É esperado que o estudante seja capaz de:
- situar a consulta psicológica familiar no seu desenvolvimento histórico;
-discutir as diferentes questões relativas ao processo dialéctico de desenvolvimento da família como um todo;
- compreender os conceitos de transição, mudança e crise e a sua contextualização no ciclo de vida, compreender e integrar conceitos;
- analisar as relações na estrutura familiar numa perspectiva desenvolvimental e dialéctica;
- ser capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos na análise de casos clinicos numa perspectiva sistémica;
- ser capaz de, na avaliação continua de um processo psicoterapêutico, levantar hipóteses, planificar e implementar estratégias de intervenção adequadas às problemáticas dos diferentes subsistemas;
- perceber a necessidade de uma atitude de abertura, flexibilidade e ética que o acto terapêutico implica.
Programa
1. Desenvolvimento psicológico da família e dos seus membros ao longo da vida.
2. Processo de intervenção psicológica na família numa perspectiva sistémica como objectivo de sensibilizar os alunos para a necessidade de desenvolver uma perstectiva desenvolvimental, dialéctica, circular e contextual de intervenção.
3. Questões especificas: relações pais filhos ao longo da vida, gravidez, infertelidade, divórcio e recasamento, : caracteristicas, consequências e determinantes psicológicos, avaliação e intervenção.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação e discussão em aula dos conteúdos programáticos;
Discussão de casos clínicos e consequente discussão aprofundada de processos psicoterapêuticos;
Análise critica de diversos programas de intervenção;
Situações de rôle-playing em ordem a valorizar as reflexões teóricas ao exercicio da prática psicológica;
visualização de videos de processos psicoterapeuticos
observação de casos clinicos, discussão, avaliação, planificação da intervenção. ;elaboração de relatório individual de cada consulta e relatório integrativo final;
Contacto com programas de intervenção de consulta psicológica familiar, sua elaboração, implementação e avaliação .
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
O estudante terá de participar efectivamente em 3/4 das aulas leccionadas. Para a obtenção de aprovação na unidade curricular, o estudande deverá obter uma classificação minima de 10 valores, sendo que, em cada uma das componentes de avaliação (exame final e avaliação distribuida) terá de obter um minimo de 8 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será composta por um exame final (60%) sendo os restantes 40% avaliados da seguinte forma: participação nas aulas (20%); observação, discussão de casos e relatório final (20%).
Provas e trabalhos especiais
não existem
Melhoria de classificação
Segue o regulamento geral da FPCE-UP; mediante a realização de um novo exame
Observações
Notas importantes:
- esta disciplina funciona em estreita complementaridade com a disciplina de Processos de Intervenção nos Sistemas conjugal e sexual de modo que oa observação de casos clinico é feito no âmbito das duas disciplinas, isto é, para as duas unidades curriculares. - tem como precedência a disciplina de Processos de Intervenção nas Transições e Perturbações do Desenvolvimento.