Questões Aprofundadas de Psicologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
4 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
8 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos, depois de uma introdução geral sobre a problemática do envelhecimento e do idoso, aprofundem os temas seguintes:
(1) "Aspectos psicossociais do envelhecimento" a cargo de Félix Neto:
(2) "Cognição, memória e envelhecimento" a cargo de Amâncio Pinto.
Programa
(1) "Aspectos psicossociais do envelhecimento I" a cargo de Félix Neto
1. Introdução
2. Objectivo do estudo da Psicologia Social
3. Envelhecimento da população
4. Aplicando a Psicologia Social à Gerontologia
5. Idadismo
5.1 O que é o idadismo
5.2 O idadismo em Psicologia
5.3 Estereótipos etários
5.4 Discriminação
5.5 Atitudes perante o envelhecimento
5.6 Avaliações explícitas e implícitas do idadismo
6. Solidão
6.1 O que é a solidão
6.2 Abordagens teóricas da solidão
6.3 Avaliação da solidão
6.4 Fontes da solidão
6.5 A solidão nos idosos
6.6 Solidão e Universidades da Terceira Idade
(2) "Cognição, memória e envelhecimento" a cargo de Amâncio Pinto
2.1. Cognição e envelhecimento: Definição, modelos e trajectórias
2.2. Teorias gerais sobre o envelhecimento, enfatizando os mecanismos cognitivos
2.3. Défices cognitivos segundo o tipo de memória
2.4. Descrição e análise de algumas provas e testes de memória
3.5. Queixas subjectivas de memória e questionários de avaliação
2.6. Temas de investigação nesta área para efeitos de dissertação.
Bibliografia Obrigatória
Birren James E. 340;
Handbook of the psychology of aging. ISBN: 0-12-101263-8
Parente Maria Alice de Mattos Pimenta;
Cognição e envelhecimento. ISBN: 85-363-0689-0
Johnson, M., Bengtson, V., Coleman, P., & Kirkwoal, T. B. (2005). ; The Cambridge handbook of age and ageing., Cambridge University Press, 2005
Félix Neto (Coord.); Psicologia Social Aplicada, Universidade Aberta, 2004. ISBN: 972-674-312-5
Barros de Oliveira,J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso (3ª ed.), LivPsic, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e discussão dos temas do programa
Software
Não aplicável a esta UC
not applicable to this Unit
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Exercícios práticos |
Teste |
44,00 |
|
|
| Avaliação Teste |
Exame |
4,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leituras de artigos e livros referenciados como obrigatórios, visão de filmes e vídeos, e participação em experiências e demonstrações |
Estudo autónomo |
152 |
|
|
Total: |
152,00 |
|
Obtenção de frequência
Média de todas as prestações escritas e orais apresentadas, discussão activa e frequência das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média das classificações dos 2 módulos
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver
Observações
Em caso de dúvida, consultar regulamento do mestrado de Psicologia do Idoso, coordenador ou docente respectivo.