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Questões Aprofundadas de Psicologia I

Código: PI11     Sigla: QAP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 8 Plano Oficial até 2013 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos, depois de uma introdução geral sobre a problemática do envelhecimento e do idoso, aprofundem os temas seguintes:
(1) "Perspectiva desenvolvimental na terceira idade" a cargo de José Barros de Oliveira;
(2) "Aspectos psicossociais do envelhecimento" a cargo de Félix Neto:
(3) "Cognição, memória e envelhecimento" a cargo de Amâncio Pinto.

Programa

(1) "Perspectiva desenvolvimental na terceira idade" a cargo de José Barros de Oliveira

Desenvolvimento como um processo contínuo
Desenvolvimento cognitivo - do pensamento formal ao pós-formal
Desenvolvimento do Eu e da personalidade
Desenvolvimento moral e religioso

(2) "Aspectos psicossociais do envelhecimento I" a cargo de Félix Neto

1. Introdução
2. Objectivo do estudo da Psicologia Social
3. Envelhecimento da população
4. Aplicando a Psicologia Social à Gerontologia
5. Idadismo
5.1 O que é o idadismo
5.2 O idadismo em Psicologia
5.3 Estereótipos etários
5.4 Discriminação
5.5 Atitudes perante o envelhecimento
5.6 Avaliações explícitas e implícitas do idadismo
6. Solidão
6.1 O que é a solidão
6.2 Abordagens teóricas da solidão
6.3 Avaliação da solidão
6.4 Fontes da solidão
6.5 A solidão nos idosos
6.6 Solidão e Universidades da Terceira Idade

(3) "Cognição, memória e envelhecimento" a cargo de Amâncio Pinto

3.1. Cognição e envelhecimento: Definição, modelos e trajectórias
3.2. Teorias gerais sobre o envelhecimento, enfatizando os mecanismos cognitivos
3.3. Défices cognitivos segundo o tipo de memória
3.4. Descrição e análise de algumas provas e testes de memória
3.5. Queixas subjectivas de memória e questionários de avaliação
3.6. Défice cognitivo ligeiro. Escalas breves.
3.7. Teorias gerais sobre o envelhecimento, enfatizando os ganhos e perdas cognitivos
3.8. Conclusão: Treino, compensação e sabedoria e os limites da plasticidade cognitiva.
3.9. Temas de investigação nesta área para efeitos de dissertação.

Bibliografia Obrigatória

Birren James E. 340; Handbook of the psychology of aging. ISBN: 0-12-101263-8
Parente Maria Alice de Mattos Pimenta; Cognição e envelhecimento. ISBN: 85-363-0689-0
Johnson, M., Bengtson, V., Coleman, P., & Kirkwoal, T. B. (2005). ; The Cambridge handbook of age and ageing., Cambridge University Press, 2005
Félix Neto (Coord.); Psicologia Social Aplicada, Universidade Aberta, 2004. ISBN: 972-674-312-5
Barros de Oliveira,J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso (3ª ed.), LivPsic, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão dos temas do programa

Software

Não aplicável a esta UC
not applicable to this Unit

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 48,00
Exercícios práticos Teste 44,00
Avaliação Exame 4,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leituras de artigos e livros referenciados como obrigatórios, visão de filmes e vídeos, e participação em experiências e demonstrações Estudo autónomo 160
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Média de todas as prestações escritas e orais apresentadas, discussão activa e frequência das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média das classificações dos 3 módulos

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver

Observações

Em caso de dúvida, consultar regulamento do mestrado de Psicologia do Idoso, coordenador ou docente respectivo.
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