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Intervenção em Agressores

Código: P712     Sigla: IA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 25 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 33 81
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, o aluno deverá:
 conhecer principais teorias explicativas, as causas, dinâmicas e consequências da violência e da vitimação e compreender as dimensões interaccionais do fenómeno;
. compreender as dinâmicas específicas da violência intra-familiar;
 dominar os conhecimentos básicos necessários à intervenção psicológica e psicossocial junto de perpetradores de violência física e sexual, entre outras, quer em casos de violência intra-familiar quer em casos de violência extra-familiar;
 dominar alguns conhecimentos em áreas conexas (e.g., Direito e Criminologia);
 ter desenvolvido competências de intervenção em contextos profissionais diversos, como os serviços prisionais, as instituições de reeducação de menores, serviços de consulta psicológica, instituições policiais ou projectos comunitários e de integração em equipas multidisciplinares;
 compreender a interrelação entre a intervenção em vítimas e a intervenção em agressores.

Programa

 Violência, agressão e vitimação.
 A violência criminalizada; processos de criminalização primária e secundária.
 Principais correntes teóricas psicológicas, psicossociais e criminológicas explicativas da violência e da agressão.
 Tipos de violência; contextos e formas de vitimação.
 Violência doméstica e conjugal.
 Maus tratos a crianças e jovens.
 Tipos particulares de crimes sexuais – violação e abuso sexual. Abuso sexual vs pedofilia.
 Modelos de avaliação e de intervenção psicológica e psicossocial em agressores (jovens e adultos) – realidade internacional e nacional.
 Especificidades da intervenção em agressores de violência doméstica/conjugal e em agressores sexuais.
 Especificidades da intervenção junto de jovens que cometeram crimes sexuais.
 Punição, psicoterapia e reinserção social.

Bibliografia Obrigatória

Manita, Celina; A intervenção em agressores no contexto da violência doméstica em Portugal : estudo preliminar de caracterização, Lisboa : Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, 2005. ISBN: 972-597-269-4
Hampton Robert L. ed. lit.; Substance abuse family violence and child welfare. ISBN: ISBN 0-7619-1458-7
Wolfe David A.; Child abuse. ISBN: ISBN 0-8039-2833-5
Geffner, R.A & Rosenbaum, A. (Eds.); Domestic Violence Offenders. Current Interventions, Research, and Implications for Policies and Standards, New York: The Haworth Press., 2001
Hersov L.A.; Aggression and anti-social behaviour in childhood and adolescence. ISBN: ISBN 0-08-021810-5
Pryor, D.W.; Unspeakable acts. Why men sexually abuse children, New York: New York University Press., 1996
Hasselt Vincent B. Van ed. lit.; Handbook of family violence. ISBN: ISBN 0-306-42648-X
Finkelman Byrgen ed.; Child abuse. ISBN: ISBN 0-8153-1818-9
Lee, M.Y; Sebold, J. & Uken, A.; Solution-focused treatment of domestic violence offenders, New York: Oxford University Press, 2003
Paymar, M.; Violent No More. Helping Men End Domestic Violence, Alameda: Hunter House., 2000
Budrionis Rita; The^sexual abuse victim and sexual offender treatment planner. ISBN: 0-471-21979-7

Bibliografia Complementar

Wiehe Vernon R.; Understanding family violence. ISBN: ISBN 0-7619-1645-8
Salter, Anna C; Treating child sex offenders and victims : a practical guide., London : Sage Publications, 1988. ISBN: 0-8039-3182-4
Pallone, N.J.; Young Victims, Young Offenders. Current Issues in Policy and Treatment, New York: The Haworth Press., 1994
Cicchetti Dante ed. lit.; Child maltreatment. ISBN: ISBN 0-521-37969-5
Knutson John F.; The control of aggression. ISBN: ISBN 0-202-25077-6
Bloomquist Michael L.; Helping children with aggression and conduct problems. ISBN: 1-57230-748-X
Salter, A.C.; Pedofilia e outras agressões sexuais, Lisboa: Ed. Presença, 2003
Lee-Chai Annette Y.; The use and abuse of power. ISBN: ISBN 1-84169-023-6
Briggs David; Managing men who sexuality abuse. ISBN: 1-85302-807-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos, individualmente e em grupos. Elaboração e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos com propostas de intervenção para um caso prático apresentado nas aulas. Trabalho de grupo baseado na partilha, análise e integração de conteúdos, bibliográficos e não só, resultantes da pesquisa autónoma dos alunos. Para além das aulas, orientação tutorial dos trabalhos teórico-práticos a desenvolver pelos alunos e criação das condições para que estes realizem estudo/trabalho autónomo, incluindo pesquisa e revisões de literatura e assimilação de conhecimentos.
Visionamento e discussão de vídeos com conteúdos relativos aos comportamentos violentos/crimes e à intervenção com agressores.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Criminologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 16,00
Avaliação através de exame escrito Exame 2,00
Trabalho prático individual ou em pequeno grupo Trabalho escrito 24,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 25
Estudo supervisionado Estudo autónomo 14
Total: 39,00

Obtenção de frequência

Através do controlo de assiduidade dos alunos, mediante assinatura de registo de presença em cada aula. Será considerada frequência válida a presença em dois terços do número de aulas ministradas. Em casos excepcionais previstos na lei, a frequência tradicional poderá ser substituída pela realização de trabalhos práticos/de investigação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final numa escala de 0 a 20. 50% do valor da nota final resulta do exame e 50% resulta da avaliação dos trabalhos teórico-práticos elaborados pelos alunos ao longo do semestre.

Provas e trabalhos especiais

Elaboração e discussão, pelos alunos, de um trabalho realizado em pequenos grupos, no qual os alunos terão de apresentar uma proposta de explicação dos comportamentos agressivos/violentos de um dado sujeito e um plano de avaliação e de intervenção psicológica para este caso prático, apresentado nas aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho escrito de teor igual ao que os restantes alunos efectuaram para avaliação da componente prática (valendo 50% da nota final) e/ou da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre (valendo 50% da nota final).

Melhoria de classificação

Possibilidade de repetição do exame final escrito, na época de exame seguinte oficialmente válida, não havendo lugar a repetição da avaliação da componente prática.
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