Necessidades Específicas de Educação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
30 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Ser capaz de enquadrar num racional ecológico-sistémico as questões da funcionalidade e da incapacidade dos indivíduos
• Conhecer modelos de avaliação e intervenção nas NEE
• Identificar e caracterizar as NEE
• Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de pessoas com NEE
• Planear e implementar estratégias de intervenção integradas
• Ser capaz de colaborar com as pessoas com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE
Programa
1. Conceitos de educação especial e de necessidades educativas especiais ( N.E.E. )
1.1. A educação especial, as necessidades educativas especiais e a integração. Limitações do conceito de integração. O conceito de escola inclusiva.
1.2. Aspectos históricos e legislativos: A legislação inglesa, americana e portuguesa.
1.3. A organização do atendimento de alunos com N.E.E. em Portugal.
1.4. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) - a adaptação para a infância e juventude. Implicações para a prática, medida e investigação.
2.Modelos de avaliação e de intervenção nas NEE
2.1. A avaliação com base no currículo (a análise de tarefas; o ensino directo; a hierarquia de ensino-aprendizagem; o ensino preciso).
2.2. A educação especial em idade pré-escolar: Organização, funcionamento e ensino em salas inclusivas. O envolvimento da família. A dimensão transdisciplinar das práticas de intervenção.
2.3. O Modelo de Integração de Wood (1984, 1993): A avaliação dos alunos, a adaptação do ambiente e a adaptação do ensino.
2.4. Práticas essenciais para criar Escolas Inclusivas: o ensino por níveis diferenciados; o desenvolvimento dos profissionais de educação; a resolução cooperativa de problemas centrada na escola.
2.5. Os currículos funcionais na educação de crianças e jovens com deficiência intelectual acentuada. Transição e preparação para a vida adulta.
3.Temas específicos a serem abordados pelos alunos
1. Intervenção Precoce
2. Dificuldades de aprendizagem a nível da leitura e da escrita
3. Dificuldades de aprendizagem a nível da matemática
4. Deficiência auditiva
5. Deficiência visual
6. Perturbações do espectro do autismo
7. Multideficiência
8. Transição para a vida activa
Bibliografia Obrigatória
Ainscow Mel;
Caminhos para as escolas inclusivas. ISBN: 972-8353-35-9
Bairrão Joaquim 070;
Os^alunos com necessidades educativas especiais. ISBN: 972-8360-06-1
Wood Judy W.;
Adapting instruction for the mainstream. ISBN: 0-675-20129-2
Guralnick Michael J. ed.;
Early childhood inclusion. ISBN: ISBN 1-55766-491-9
Wang Margaret C. 340;
Handbook of special education. ISBN: 0-08-033383-4 (vol.1)
Bibliografia Complementar
Bailey Donald B.;
Teaching infants and preschoolers with disabilities. ISBN: ISBN 0-13-0266841
Castro São Luís;
Dificuldades de aprendizagem da língua materna. ISBN: 972-679-283-8
Leal Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros;
Contributos para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos elementares
Meisels Samuel J. ed. lit.;
Handbook of early childhood intervention. ISBN: ISBN 0-521-38777-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente
- Estudo de documentos e bibliografia indicados pela docente>br>
- Procura de informação complementar
- Preparação de actividades práticas e de campo
- Análise de estudos de caso
- Elaboração de programas de intervenção
- Visitas a instituições de atendimento às NEE e realização de entrevistas ou sessões de observação
- Utilização orientada de instrumentos
- Elaboração de relatório sobre trabalho de campo
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Preparação e realização de observação/entrevista |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
|
Elaboração e análise do protocolo de observação/entrevista |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
|
Elaboração de relatório escrito |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Leitura de materiais escritos/bibliografia |
Estudo autónomo |
47 |
|
|
Total: |
47,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a realização de um relatório sobre um estudo centrado na análise de boas práticas no atendimento das NEE a nível da intervenção precoce, das dificuldades de aprendizagem, da deficiência auditiva, da deficiência visual, da multideficiência ou das perturbações do espectro do autismo. É um trabalho que implica uma curta síntese bibliográfica sobre o tema, bem como um levantamento das práticas implementadas (através de entrevista/observação/análise documental) numa instituição portuguesa identificada pelas suas boas práticas.
Este trabalho dará origem a um documento escrito a ser incluído na bibliografia da disciplina. O relatório escrito não poderá exceder as 20 páginas A4 (espaçamento 1.5; Arial 11/Times New Roman 12).
A não realização deste trabalho impede o estudante de aceder ao exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota obtida no relatório, da seguinte forma:
1. Exame teórico versando os temas apresentados pela docente nas sínteses teóricas efectuadas: ponderação de 70%
2. Relatório sobre um estudo centrado na análise de “boas práticas” no atendimento das NEE (cf. Ponto III): ponderação de 30%
A classificação obtida quer no exame teórico quer no relatório não pode ser inferior a oito valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as duas componentes da avaliação (exame final e relatório).
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação poderá ser feita através da repetição do exame final. Não está prevista melhoria da nota no relatório excepto através de nova inscrição na disciplina.