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Necessidades Específicas de Educação

Código: P701     Sigla: NEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

• Ser capaz de enquadrar num racional ecológico-sistémico as questões da funcionalidade e da incapacidade dos indivíduos

• Conhecer modelos de avaliação e intervenção nas NEE

• Identificar e caracterizar as NEE

• Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de pessoas com NEE

• Planear e implementar estratégias de intervenção integradas

• Ser capaz de colaborar com as pessoas com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE


Programa

1. Conceitos de educação especial e de necessidades educativas especiais ( N.E.E. )



1.1. A educação especial, as necessidades educativas especiais e a integração. Limitações do conceito de integração. O conceito de escola inclusiva.

1.2. Aspectos históricos e legislativos: A legislação inglesa, americana e portuguesa.

1.3. A organização do atendimento de alunos com N.E.E. em Portugal.

1.4. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) - a adaptação para a infância e juventude. Implicações para a prática, medida e investigação.





2.Modelos de avaliação e de intervenção nas NEE



2.1. A avaliação com base no currículo (a análise de tarefas; o ensino directo; a hierarquia de ensino-aprendizagem; o ensino preciso).

2.2. A educação especial em idade pré-escolar: Organização, funcionamento e ensino em salas inclusivas. O envolvimento da família. A dimensão transdisciplinar das práticas de intervenção.

2.3. O Modelo de Integração de Wood (1984, 1993): A avaliação dos alunos, a adaptação do ambiente e a adaptação do ensino.

2.4. Práticas essenciais para criar Escolas Inclusivas: o ensino por níveis diferenciados; o desenvolvimento dos profissionais de educação; a resolução cooperativa de problemas centrada na escola.

2.5. Os currículos funcionais na educação de crianças e jovens com deficiência intelectual acentuada. Transição e preparação para a vida adulta.




3.Temas específicos a serem abordados pelos alunos



1. Intervenção Precoce

2. Dificuldades de aprendizagem a nível da leitura e da escrita

3. Dificuldades de aprendizagem a nível da matemática

4. Deficiência auditiva

5. Deficiência visual

6. Perturbações do espectro do autismo

7. Multideficiência

8. Transição para a vida activa



Bibliografia Obrigatória

Ainscow Mel; Caminhos para as escolas inclusivas. ISBN: 972-8353-35-9
Bairrão Joaquim 070; Os^alunos com necessidades educativas especiais. ISBN: 972-8360-06-1
Wood Judy W.; Adapting instruction for the mainstream. ISBN: 0-675-20129-2
Guralnick Michael J. ed.; Early childhood inclusion. ISBN: ISBN 1-55766-491-9
Wang Margaret C. 340; Handbook of special education. ISBN: 0-08-033383-4 (vol.1)

Bibliografia Complementar

Bailey Donald B.; Teaching infants and preschoolers with disabilities. ISBN: ISBN 0-13-0266841
Castro São Luís; Dificuldades de aprendizagem da língua materna. ISBN: 972-679-283-8
Leal Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros; Contributos para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos elementares
Meisels Samuel J. ed. lit.; Handbook of early childhood intervention. ISBN: ISBN 0-521-38777-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente

- Estudo de documentos e bibliografia indicados pela docente>br>
- Procura de informação complementar

- Preparação de actividades práticas e de campo

- Análise de estudos de caso

- Elaboração de programas de intervenção

- Visitas a instituições de atendimento às NEE e realização de entrevistas ou sessões de observação

- Utilização orientada de instrumentos

- Elaboração de relatório sobre trabalho de campo



Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Preparação e realização de observação/entrevista Trabalho escrito 15,00
Elaboração e análise do protocolo de observação/entrevista Trabalho escrito 15,00
Elaboração de relatório escrito Trabalho escrito 15,00
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura de materiais escritos/bibliografia Estudo autónomo 47
Total: 47,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a realização de um relatório sobre um estudo centrado na análise de boas práticas no atendimento das NEE a nível da intervenção precoce, das dificuldades de aprendizagem, da deficiência auditiva, da deficiência visual, da multideficiência ou das perturbações do espectro do autismo. É um trabalho que implica uma curta síntese bibliográfica sobre o tema, bem como um levantamento das práticas implementadas (através de entrevista/observação/análise documental) numa instituição portuguesa identificada pelas suas boas práticas.
Este trabalho dará origem a um documento escrito a ser incluído na bibliografia da disciplina. O relatório escrito não poderá exceder as 20 páginas A4 (espaçamento 1.5; Arial 11/Times New Roman 12).


A não realização deste trabalho impede o estudante de aceder ao exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota obtida no relatório, da seguinte forma:


1. Exame teórico versando os temas apresentados pela docente nas sínteses teóricas efectuadas: ponderação de 70%


2. Relatório sobre um estudo centrado na análise de “boas práticas” no atendimento das NEE (cf. Ponto III): ponderação de 30%


A classificação obtida quer no exame teórico quer no relatório não pode ser inferior a oito valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as duas componentes da avaliação (exame final e relatório).

Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser feita através da repetição do exame final. Não está prevista melhoria da nota no relatório excepto através de nova inscrição na disciplina.
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