Modelos Construtivistas e Sistémicos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
131 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A partir do confronto com a pluralidade de discursos e de propostas de estratégias de intervenção psicológica no âmbito das perspectivas construtivistas e sistémicas, é esperado que o estudante:
. conheça e analise criticamente diferentes conceptualizações: (a) do funcionamento e desenvolvimento psicológicos; (b) da teoria da disfuncionalidade; (c) e de estratégias de mudança psicológica das perspectivas construtivistas e sistémicas;
. adquira conceitos relativamente aos procedimentos de intervenção psicológica nos contextos teóricos considerados;
.seja capaz de aplicar estas estratégias relativamente a uma diversidade de problemas, de populações e de contextos de intervenção típicos do exercício profissional dos psicólogos;
Programa
I- As perspectivas construtivistas
. O cognitivismo construtivista: Introdução
. Asserções básicas comuns aos vários construtivismos.
. Perspectiva construtivista do Centro de Terapia Cognitiva de Roma (Guidano & Liotti);
. Perspectiva construtivista dos constructos pessoais da escola Catalã: Villegas &
Feixas;
. Metateoria construtivista de M. Mahoney;
. Perspectivas narrativas (White & Epston);
. Construcionismo social (Gergen & Gergen).
II. As perspectivas sistémicas
. Pressupostos teóricos da teoria sistémica como paradigma científico;
. A família conceptualizada como sistema aberto;
. Desenvolvimento do sistema familiar ao longo do ciclo vital;
. Principais abordagens sistémicas em terapia familiar.
Bibliografia Obrigatória
Mahoney, M. J. ; Human Change Process , New York: Basic Books, 1991
Guidano, Vitorio; The self process: toward a post racionalist cognitive therapy, New York: Tile Guilford Press, 1991
Sampaio, D,; Terapia familiar, Porto: Afrontamento, 1985
Relvas, A. P. ; O ciclo vital da família. Perspectiva sistémica, Porto: Afrontamento, 1996
Gergen, K.; The saturated self: Dilemmas of identity in the contemporary life, Basic Books, 1992
White, M. & Epston, D. ; Narrative means to therapeutic ends, New Iork: Norton, 1990
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo);
. Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes;
. Recurso à experiência clínica dos docentes para exemplificação de conteúdos, processos e dilemas da intervenção psicológica;
. Leitura e sistematização dos conhecimentos a partir de literatura aconselhada e de pesquisa autónoma;
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
· Para a obtenção da frequência na unidade curricular o aluno deverá observar o cumprimento da assiduidade (nº 4 do artigo 8º) que se traduz na presença em 75% dos momentos presenciais semanais (nº2 do artigo 8º) salvaguardando os casos previstos na lei (nº 3 do artigo 8).
Fórmula de cálculo da classificação final
1. O cálculo da classificação final para a forma de avaliação distribuída com exame final é o resultado da média aritmética de uma escala de 0 a 20 valores das duas componentes da avaliação distribuída com as respectivas ponderações, a saber:
•A leitura, exploração e análise, a partir dos modelos teóricos abordados, do livro “A Varanda do Frangipani" de Mia Couto, a entregar, no último dia de aulas do semestre, em documento escrito (máximo de 5 páginas) –(20% - 4 valores)
· Exame final (80% - 16 valores)
Provas e trabalhos especiais
· A leitura, exploração e análise, a partir dos modelos teóricos abordados, do livro “A Varanda do Frangipani" de Mia Couto, no último dia de aulas do semestre, em documento escrito (máximo de 5 páginas)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os alunos abrangidos por regimes especiais definidos pelo artigo 13 da RAD da FPCE-UP e os que estiverem numa situação de conclusão do curso poderão ter acesso à época especial de exame.
Melhoria de classificação
Todos os alunos poderão realizar melhoria de classificação na época de recurso, imediatamente subsequente àquela em que obtiveram aprovação (art.11, nº1 do RAD da FPCEU, 2008).