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ANÁLISE CRÍTICA DAS TEORIAS EM EDUCAÇÃO

Código: EGC04     Sigla: ACTE

Ocorrência: 2005/2006 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCE 17 Plano oficial 2000 1 4 12 -

Objetivos

Os mestrados em Ciências da Educacação têm como objectivo principal uma formação aprofundada numa área de especialização em Ciências da Educação. Esta formação aprofundada pretende preparar especialistas em Ciências da Educação para trabalho de investigação e intervenção nos múltiplos processos de desenvolvimento social e humano.

Programa

I - A Produção Sócio-Histórica e Epistemológica das Condições de Cientifização do Campo Educativo
1) A construção social da autonomia relativa entre o pedido de cientifização do campo educativo e a instituição da educação como ciência;
2) A “invenção” da dicotomia entre o individual e o social no campo educativo: condições sócio-históricas e epistemológicas;
3) A Produção Sócio-Histórica e Epistemológica das Condições de Cientifização do Campo Educativo
4) O Movimento da “Educação Nova”: a moderna cientificidade entre a polis e a natureza;
5) A Pedagogia Experimental e a irresistível sedução pelos meios: da qualificação da pedagogia à desqualificação dos pedagogos.
II - Centros e periferias da moderna cientificidade educativa num contexto de consolidação, crescimento e crise dos sistemas educativos
1) O “discurso psicanalítico sobre a educação”: da terapia à crítica;
2) O “discurso psicossociológico sobre a educação: da dinâmica dos pequenos grupos à análise institucional;
3) O “discurso sociológico sobre a educação”: do funcionalismo crítico à cidade educativa.
III - Os factos controversos e a controvérsia nos factos: contributos para uma recientifização do campo educativo
1) Educação e trabalho: contributos para a construção de uma epistemologia da mediação;
2) Da cidade qualificada à cidade qualificante: contributos para a construção de uma epistemologia da partilha;
3) A dinâmica da formatividade na formação de adultos: contributos para uma epistemologia da escuta;
4) Contribuições para uma epistemologia da controvérsia: novos objectos e novas problemática s.

Bibliografia Principal

ARDOINO, Jacques e LOURAU, René (1994) Les pédagogies institutionnelles, Paris: PUF.
ARDOINO, Jacques et. al. (1980) L’intervention institutionnelle, Paris: Payot.
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BALL, Stephen (1993) Foucault y la education. Madrid: Ed. Morata.
BOLTANSKI, L. e Ève CHIAPELLO (1999). Le Nouvel Esprit du Capitalisme. Paris: Editions Gallimard
BOURDIEU, Pierre (1987) Choses Dites, Paris: Ed. Minuit.
BOUTINET, J. P., (Org.) (1989) Du discours à l’Action, Paris, Harmattan.
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CORREIA, José Alberto (1998) Para uma Teoria Crítica em Educação, Porto: Porto Editora.
DEROUET, J-L (19 ) L’école dans plusieurs mondes.
DUBAR, Claude (2000) Les crise des identités, L’interprétation d’une mutation, Paris: PUF
FOUCAULT, Michel (1981) As palavras e as coisas. Uma arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes.
MATOS, M. (1999). Teorias e Práticas da Formação. Contributos para a reabilitação do trabalho pedagógico. Porto: Asa Editores II, S.A.
STOER, Stephen R (1992) “Notas sobre o Desenvolvimento da Sociologia da educação em Portugal”, in A. J. Esteves e Stephen Stoer (orgs) A Sociologia na Escola – Professores, Educação e Desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento.
STOER, Stephen R. e Afonso, Almerindo, J. (1999) 25 anos de sociologia da educação em Portugal: alguns percursos, problemáticas e perspectivas, Revista Crítica de Ciências Sociais, 52/53, 307-331.
HAMELINE, Daniel (1986) Courants et contre-courants dans la pédagogie contemporaine. Sion: ODIS.
HABERMAS, Jürgen (1987) Logique des sciences sociales et autre essais. Paris: PUF.
HABERMAS, Jürgen (1987) Théorie de l’agir communicationnel. (I e II). Paris: Fayard.
REBOUL, Olivier (1989) Le langage de l’éducation, Paris: PUF.
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