Questões Aprofundadas de Métodos de Intervenção nas Empresas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia do Trabalho e das Empresas |
Ocorrência: 2006/2007 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Aquisição das bases teóricas e metodológicas para o estudo da acção no trabalho, dos conhecimentos mais recentes neste domínio e análise crítica dos mesmos. Aquisição da capacidade de desenvolvimento de metodologias específicas adaptadas às características do terreno e da problemática em estudo. Conhecimento das condições e processos de desenvolvimento da competência profissional numa Organização Qualificante.
Programa
1.Quadro teórico-metodológico da análise do trabalho e da análise da actividade em psicologia do trabalho: temáticas emergentes na psicologia do trabalho contemporânea: ergonomia e formação; idade e trabalho; “erro humano”, etc.
2. Orientação de um caso prático.
Bibliografia Principal
Revistas:
Laboreal: http://laboreal.up.pt
Le Travail Humain, Paris: PUF.
Sociologie du Travail. Paris: Editions Dunod.
Análise Social, 1º. Lisboa, Instituto de Ciências Sociais.
Education Permanente, França: ARCUEIL
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final da disciplina é composta pela média aritmética da classificação obtida no exame final e avaliação das aulas práticas.
Cálculo da classificação das práticas:
Trabalho individual 40%
Participação e investimento 10%
Provas e trabalhos especiais
No decorrer das aulas práticas realizar-se-ão apresentações individuais e discussões colectivas sobre questões específicas que se colocam no mundo do trabalho em paralelo com o desenvolvimento de um trabalho prático individual envolvendo a elaboração de propostas de intervenção articuladas sobre o resultado da análise de uma situação de trabalho concreta.
Num primeiro momento, enquanto nas aulas se trabalham alguns conceitos base, os alunos deverão negociar no contexto escolhido (local de estágio, p. ex.) a possibilidade de realização do trabalho; escolher a situação de trabalho a analisar; e avançar com a análise ergonómica do trabalho aí desenvolvido. Este primeiro momento durará todo o primeiro semestre, no fim do qual os alunos deverão entregar um relatório da análise e apresentá-lo ao grupo. Num segundo momento, pretende-se que, potencializando os resultados da análise aí desenvolvida, os alunos apresentem duas propostas de intervenção nessa situação de trabalho – uma relacionada com a formação e outra relacionada com uma das seguintes temáticas: recrutamento e selecção; idade e trabalho; e, “erro humano”. Cada uma das propostas será igualmente objecto de um relatório e de uma apresentação oral. No final do ano, os alunos deverão elaborar ainda uma síntese reflexiva e integradora, fazendo o balanço desta experiência e pronunciando-se quanto às virtudes, às limitações, às dificuldades sentidas no desenvolvimento do trabalho prático.
Melhoria de classificação
Para melhoria da classificação final obtida na disciplina o aluno poderá repetir apenas uma vez, a prova de avaliação final numa das duas épocas de avaliação subsequentes àquela em que foi avaliado. A classificação final será de novo calculada considerando as ponderações acordadas para as duas vertentes de avaliação da disciplina - teórica e prática.